Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com saco, panos e roupas

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferentes tipos de jogos e brincadeiras com sacos, panos e roupas;

Criar e  montar suas próprias brincadeiras com sacos, panos e roupas;

Brincar e despertar a sua relação de aluno com o meio, com os colegas e consigo mesmo.

Duração das atividades
2 aulas 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

BRINCANDO COM SACO, PANOS E ROUPAS

Estes jogos apontam diversas possibilidades de criar brincadeiras em pequenos espaços, no qual as crianças brincam ludicamente garantindo o movimento corporal nestas brincadeiras. Na atualidade, a diversão muitas vezes ocorrem sem o movimento corporal e descobrir formas de brincar com o corpo estimulam outras formas de convivência.

Por meio dos jogos, a criança aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o perder da mesma forma que o ganhar, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação.

AULA 1

ATIVIDADE 1

CORRIDA DO SACO

Com quatro sacos de farinha, dividir a turma em grupos de quatro alunos, que entrarão dentro do saco e disputarão uma corrida pulando um percurso de dez metros.

Classificam-se os dois primeiros de cada grupo, até que só restem quatro alunos para disputar uma corrida final.

FONTE DA IMAGEM:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

ATIVIDADE 2

CORRIDA DO SACO EM DUPLAS

Com vários sacos de farinha, dividir a turma em duplas. Cada aluno coloca somente uma das pernas dentro do saco, ou seja, um com a perna direita e outro com a perna esquerda. Realizar uma corrida pulando um percurso de dez metros.

Classificam-se as quatro primeiras de duplas, até que só restem duas duplas para disputar uma corrida final.

FONTE DA IMAGEM:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

ATIVIDADE 3

Formar duplas com um saco de farinha. Um dos alunos deve estar sentado no saco de farinha e o outro irá empurrá-lo ou puxá-lo até o centro da quadra.

Ao chegar ao centro da quadra, devem trocam de lugar e continuar até o final da quadra. A dupla que chegar primeiro será a vencedora.

FONTE DA IMAGEM:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

AULA 2

ATIVIDADE 1

REVEZAMENTO DE ROUPA

Dividir a turma em grupos iguais e para cada grupo enfileirado deverá haver no solo uma camisa e um short grande.

Ao apito do professor o primeiro de cada grupo deverá vestir, por cima da sua roupa o short e a camisa, correr até o outro lado da quadra, retornar e passar a roupa para o próximo aluno do grupo.

O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

ATIVIDADE 2

PIQUE TIRAS DE PANO

Cada aluno terá preso dentro do seu tênis uma tira de pano de 50 centímetros. O objetivo do jogo será pisar na tira de pano dos outros alunos. Quem perde a tira tem que sair do jogo. O último aluno a permanecer na brincadeira com a tira no tênis será o vencedor.

FONTE DA IMAGEM:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

ATIVIDADE 3

PIQUE TIRAS DE PANO EM DUPLAS

Dividir os alunos em duplas. Pedir que fiquem de mãos dadas. Cada aluno terá preso em seu tênis uma tira de pano de 50 centímetros. O objetivo do jogo será pisar na tira de pano das outras duplas e a dupla  que perder as duas tiras têm que sair do jogo.

A última dupla a permanecer na brincadeira com a tira no tênis será a vencedora.

FONTE DA IMAGEM:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar junto aos alunos quais foram as principais características dos jogos;

Apontar junto aos alunos outros tipos de jogos e brincadeiras com saco, panos e roupas;

Realizaram-se brincadeiras que motivaram a participação dos alunos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.