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Reações químicas: definição a partir de situações do cotidiano.

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a massa do bolo como uma mistura de ingredientes.

Identificar as reações químicas entre os componentes dessa mistura durante o processo de produção do bolo  

Definir reações químicas a partir desse processo

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugerimos que as duas primeiras aulas sejam no laboratório de informática, onde cada grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar as  páginas sugeridas e realizar as discussões propostas no decorrer das aulas. Caso haja disponibilidade de um computador por aluno, as pesquisas poderão ser realizadas individualmente e a discussão em grupo deverá acontecer em seguida. A terceira aula deverá acontecer, preferencialmente, no laboratório de Ciências/química, mas poderá ser realizada até mesmo em sala de aula. 

Aula 1- Tem química no bolo?

No laboratório de informática, cada aluno deverá ter em mãos um roteiro da aula contendo o sequência da mesma, os endereços que deverão acessar e os textos de fechamento sugeridos no decorrer desta aula. Cabe ao professor organizar esse material com antecedência para que cada grupo de alunos trabalhe de maneria organizada e autônoma.

Texto motivador - "Lindos de ver e comer: os bolos feitos por designers são as grandes atrações das festas".  Disponível em: http://veja.abril.com.br/130803/p_096.html Acessado em 16/09/2010. O tema pode parecer frívolo à primeira vista, mas o texto logo desfaz essa impressão ao trazer um inusitado histórico da confeitaria no mundo e, ao mesmo tempo, diversas informações sobre textura e composição dessas guloseimas. O assunto vai ficar ainda mais interessante quando o professor desvendar para a classe algumas misteriosas transformações que sofrem os alimentos, como por exemplo, por que a massa de bolo ou de pão cresce quando aquecida? Mostre à classe como a Química explica isso.

Discussão informal do assunto abordado no texto - O professor deverá conduzir essa discussão para uma abordagem do cotidiano podendo fazer indagações como:

Quem sabe fazer bolo?

Com quem aprendeu?

Qual é o bolo que mais gosta?

Quais são so ingredientes para se fazer um bolo básico?

Como é que se faz um bolo básico?

Após essa conversa mais informal, os alunos deverão acompanhar todo o preparo de um bolo de cenoura em um vídeo de 3:29 min. Na mesma página, verifique a receita escrita. Disponível em: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html .A  cessado em 15/09/2010.

Registrar:

Quais são os ingredientes básicos do bolo?

E os procedimentos?

Fechamento desse primeiro momento pelo professor com a participação dos alunos.

Sugerimos que seja elaborado um texto coletivo: o professor vai registrando  no quadro as ideias dos alunos, com os devidos ajustes, e todos anotam no seu roteiro. 

Para fazer um bolo, é preciso, em primeiro lugar, preparar a massa, que é uma mistura de farinha, manteiga, açúcar, fermento, ovos e leite. Esta mistura tem a aparência de uma pasta e sua cor é amarelada. Ela vai ao forno e, depois de algum tempo, muda completamente - deixa de ser a mistura de farinha, manteiga, açúcar, fermento, ovos e leite para transformar-se em um bolo.

                         

http://tvtem.globo.com/banco_imagens//canalnews/%7B96665DE2-891A-433D-8B2F-991F6D6F048A%7D_bolo%20capa%20massa.jpg

Acessado em 15/09/2010.

http://1.bp.blogspot.com/_2ful9Cy5Bac/TEoq0_oJafI/AAAAAAAAADo/EVFzEs69nu4/s1600/bolo-de-fuba-75-113.jpg Acessado em 15/09/2010

Após esse primeiro registro, o professor deverá fazer o seguinte questionamento: por que, com o aquecimento, a massa transforma-se em um bolo?

Questões para discusão no grupo: 

Qual é o papel de cada ingrediente presente na massa do bolo?

Por que, com aquecimento, a massa se transforma em bolo?

O que faz o bolo crescer?

Após a discussão em grupo, as respostas deverão ser registradas e identificadas como Primeira Resposta.

Fechamento da discussão pelo professor (na mesma perspectiva da discussão anterior)

"Quando uma pessoa mistura os ingredientes de um bolo está, na verdade, fazendo uma mistura de muitas substâncias. Essa mistura, ao ser aquecida, transforma-se: cresce, perde a aparência de pasta; seu cheiro, cor e gosto tornam-se diferentes. Isto acontece porque, com aquecimento, as substâncias presentes na mistura original se transformam - formam-se novas substâncias de aspecto, cor e cheiro diferentes. O bolo é, portanto, formado por substâncias diferentes daquelas que constituem a massa. Quando uma ou mais substâncias se transformam em outras, dizemos que ocorre uma reação química. assim, a transformação da massa em um bolo é resultado de reações químicas"

As transformações em que se formam substâncias diferentes das originais são chamadas "transformações químicas" ou "reações químicas".

Após a elaboração e leitura desse texto, que resposta o grupo considera a melhor para a pergunta: "Por que, com o aquecimento, a massa transforma-se em bolo?" Registre como

O que faz as massas crescerem?

Cada pessoa tem a sua receita para preparar massas de bolo, pão ou pizza. As receitas variam muito mas, comparando umas com as outras, vemos que todas elas tem pelo menos quatro ingredientes em comum: fermento, farinha, açúcar e água. A água, muitas vezes, pode não aparecer na receita, mas está sempre presente em algum ingrediente como, por exemplo, o leite.

Você já deve saber que o fermento é o ingrediente que faz as massas crescerem. O que talvez você não saiba é que há dois tipos de fermento: o químico e o biológico. O fermento químico é o mais usado no preparo de massas de bolo. Ele é um pó branco, formado por uma mistura de substâncias.

O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.

Fermento biológico (esquerda) e químico (direita).

Fontes: http://www.fleischmann.com.br/culinaria/imagens/fig_fermento_instantaneo.jpg  Acessado em 15/09/2010.

http://www.inglesnosupermercado.com.br/wp-content/uploads/2009/05/Fermento-em-po-Royal1.jpg  Acessado em 15/09/2010.

Mas, o que a temperatura do forno tem a ver com esse crescimento da massa do bolo?

Aula 2- A química no bolo

O professor deverá retomar com os alunos o que foi discutido na aula anterior, fornecendo elementos para a resposta à questão final da aula e retomar as questões propostas:

Qual é o papel de cada ingrediente presente na massa do bolo?

Por que, com aquecimento, a massa se transforma em bolo?

O que faz o bolo crescer?

Professor, estimule seus alunos para a pesquisa nos seguintes termos: Para se preparar um simples bolo ocorrem diversas reações químicas, tanto na mistura dos ingredientes quanto na ordem de preparo do bolo. A  seguir você verá o por quê de tudo ser feito conforme a ordem descrita nas receitas.

Pesquisa na internet em busca de respostas às questões propostas.

Os alunos deverão:

1- Ler os textos localizando essas informações e registrando-as como Segunda Resposta.

2- Registrar as reaçãos químicas apresentadas nesses textos.

3- Identificar na fabricação de um bolo quais são fenômenos químicos, enumerando-os.

Sites recomendados:

 http://www.quimicalizando.com/curiosidades/a-quimica-em-um-bolo  

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/surpreenda-turma-bolos-tambem-sao-feitos-laboratorio-431104.shtml 

Após a pesquisa na internet, os alunos deverão comparar a Primeira e a Segunda Resposta com a mediação do professor. 

Para casa: trazer um rótulo de um fermento em pó. 

Aula 3 - Reação química com fermento em pó

O professor deverá dividir a turma em grupos de, no máximo 5  para a realização dessa atividade. 

Objetivo: mostrar os efeitos da reação do fermento com o ácido na experiência "Vulcão de gás carbônico".

 Material necessário • Fermento químico (aproximadamente 20 gramas);

• Vinagre (cerca de 20 mililitros);

• Argila ou massa de modelar;

• Uma tábua — ou prato raso — para servir de base para o vulcão; e

• Corante vermelho.

Como fazer 

Com argila ou massa de modelar, forme um vulcão com aproximadamente 10 centímetros de altura por 7 centímetros de largura. Tome o cuidado de deixar o interior do vulcão vazio. Coloque o fermento em pó dentro do vulcão e adicione algumas gotas do corante vermelho pela cratera, para imitar a coloração da "lava vulcânica". Adicione, então, o vinagre. O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio do fermento químico. Essa reação tem como um de seus produtos o gás carbônico, que faz com que a "lava" suba e espirre para fora, imitando uma erupção.

Discussão

Pegue o rótulo do fermento em pó. Anote a sua composição química. Tendo como referência essa composição, como vocês escreveriam a equação química que representa essa reação que acabaram de realizar?

Algumas receitas de bolo pedem para misturar primeiro todos os ingredientes secos e só depois acrescentar o líquido. Outras receitas pedem para misturar levemente até que todos os ingredientes esteja umidecidos. Por que esses cuidados?

Fundamentação teórica

O texto diponibilizado no endereço http://lazer.hsw.uol.com.br/questao57.htm   (acessado em 15/09/2010) apresenta toda a fundamentação teórica desssa atividade experimental, inclusive apresentando as equações químicas pedidas.

Interdisplinaridade

Português: Poderão ser trabalhadas receitas enquanto formas diferenciadas de texto nessa disciplina.

Matemática: Pode trabalhar a questão da proporcionalidade propondo situações problemas onde se tenha que aumentar ou diminur a quantidade de massa de bolo.  Esse raciocínio matemático é importante para os estudos de química.

O professor deverá solicitar dos alunos uma síntese desse estudo por meio de uma produção de texto por cada grupo, ou construindo-o com todo o grupo em sala de aula. Nesse texto deverão ser enfatizados os aspectos químicos envolvidos no processo de fabricação do bolo. O texto poderá ser piblicado no mural e/ou jornal da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas, as discussões e a participação individual e coletiva na socialização.

Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o texto produzido na culminância do trabalho sobre o tema.

Opinião de quem acessou

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