30/11/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Conhecer obras de Albrecht Dürer;
§ Apreciar esteticamente a obra “Mãos” de Albrecht Dürer e o seu contexto de criação;
§ Trabalhar as mãos através da técnica da modelagem, tendo como referencial teórico-plástico, a obra em estudo.
> Exercícios de apreciação de imagens de obras de arte.
Aula 1
> Realize com seus alunos uma dinâmica para exploração das mãos;
> Solicite que se posicionem de forma confortável, fechem os olhos e procurem conhecer as próprias mãos;
> Dê um tempo para que as relações se estreitem entre mão e dono da mão;
> Andando, de olhos abertos, procure dialogar com seus colegas apenas através das mãos (não fale, não sorria, não manifeste facialmente nenhuma ação ou sentimento);
*Procure ocupar todo o espaço e se encontrar com o maior número de colegas possível;
*Observe como o outro dialoga com você e como você responde a esse encontro;
> Disponibilize tinta guache e cartolina, rolinhos de espuma para pintura, pia ou tanque próximos e papel toalha;
> Fale aos alunos para transportarem para o papel, ainda silenciosamente, as sensações trazidas pela dinâmica de diálogo sem voz, usando o rolo de espuma com tinta para aplicação nas mãos e a sua impressão no papel (técnica do carimbo);
> Assim que todos tiverem registrado a proposta, feito a higienização necessária e a organização do material utilizado, convide-os para compor uma roda com as cartolinas pintadas no centro;
> Pomova a avaliação da dinâmica do início ao fim: Exploração das mãos com os olhos fechados, comunicação com os colegas através das mãos e registro através da impressão das mãos sobre a cartolina;
> Permita que todos falem de suas ansiedades, frustrações e alegrias;
> Aproveite para falar de MONOTIPIA:
MONOTIPIA – Método de impressão em que a imagem é pintada sobre uma lâmina plana de metal ou vidro e então transferida diretamente para uma folha de papel. A rigor, o processo gera para cada placa pintada, uma única estampa. A invenção da monotipia é em geral atribuída a G. B. castiglione, no século XVII. Blake e Degas incluem-se entre os artistas que fizeram da técnica um uso memorável. O método é ainda usado por artistas do século XX, destacando-se sobretudo por suas qualidades texturais originais e interessantes. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 358).
Aula 2
> Prepare sacolinhas plásticas de supermercado, jornal, cola, tesoura, fita crepe, pincel largo/trincha e água;
> Solicite a formação de duplas para o trabalho - explique que um modelará a mão do parceiro em sistema de rodízio;
> Explique as etapas:
*Picar o jornal;
*ralear a cola;
*escolher uma posição para a mão a ser modelada;
*envolver a mão do colega com o plástico e fita crepe;
*cobrir o plástico com camadas de jornal picado, envolvendo toda a mão, modelando-a;
*repetir a cobertura em camadas, no mínimo três vezes, ou até sentir resistência/firmeza no empapelamento;
*pincelar uma camada de cola quando concluir o empapelamento;
*secar por quinze minutos antes de retirar;
*retirar a modelagem da mão com cuidado, usando uma tesoura e cortando pelo lado de baixo (palma da mão).
Observação - Esta proposta pode ser desenvolvida usando papel machê ou atadura gessada, porém, com jornal fica mais acessível devido ao seu baixo custo e uso de menos cola - que pode também ser substituída por grude caseiro;
>Veja os passos:
Modelagem de mãos com jornal e cola
Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem de mãos com jornal e cola
Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem de mãos com jornal e cola
Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
> Prepare tinta guache com cola, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;
> Proponha a pintura das mãos modeladas;
> Coloque as mãos modeladas e pintadas para secar em local seguro.
Mãos - Pintura e modelagem com jornal e cola
Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
> Providencie um tecido ( juta ou não-tecido), agulhas grossas, lã e/ou cordão;
>Proponha a criação de um retrato da turma usando as mãos modeladas com o objetivo de registrar a dinâmica das mãos e relembrar as relações interpessoasis estabelecidas através dela.
Retrato do grupo - Mãos: Modelagem com jornal/cola e pintura com guache
Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
>Solicite aos alunos a escolha de um local e exponha o Retrato do Grupo - Mãos à comunidade escolar;
>Apresente aos alunos a obra "Mãos" de Albrecht Dürer para apreciação estética:
MÃOS, Albrecht Dürer. Pintura com tinta branca e azul sobre papel, (29x20cm), s/d.
http://cdeassis.files.wordpress.com/2009/12/durer-maos_em_prece.jpg?w=471&h=649
> Peça aos alunos a produção de um texto comentando a obra "Mãos" de Dürer e a composição coletiva "Retrato da Turma" em forma de apreciação estética;
> Suporte para o professor e sugestão para pesquisa complementar dos alunos (extra-escola):
*Sobre ALBRECHT DÜRER (1515-1586) - Considerado o maior artista alemão da Renascença.
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Durer.htm
http://www.vidaslusofonas.pt/albrecht_durer.htm
Composição – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
Verificar a produção poético-visual dos alunos, o processo de construção do conhecimento, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados, tendo-se em vista a avaliação como processo contínuo de aprendizagem e a autoavaliação como instrumento rico para reflexão individual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!