Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODELAGEM DE MÃOS

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer obras de Albrecht Dürer;

§  Apreciar esteticamente a obra “Mãos” de Albrecht Dürer e o seu contexto de criação;

§  Trabalhar as mãos através da técnica da modelagem, tendo como referencial teórico-plástico, a obra em estudo.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

> Exercícios de apreciação de imagens de obras de arte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

> Realize com seus alunos uma dinâmica para exploração das mãos;

> Solicite que se posicionem de forma confortável, fechem os olhos e procurem conhecer as próprias mãos;

> Dê um tempo para que as relações se estreitem entre mão e dono da mão;

> Andando, de olhos abertos, procure dialogar com seus colegas apenas através das mãos (não fale, não sorria, não manifeste facialmente nenhuma ação ou sentimento);     

*Procure ocupar todo o espaço e se encontrar com o maior número de colegas possível;     

*Observe como o outro dialoga com você e como você responde a esse encontro;

> Disponibilize tinta guache e cartolina, rolinhos de espuma para pintura, pia ou tanque próximos e papel toalha;

> Fale aos alunos para transportarem para o papel, ainda silenciosamente, as sensações trazidas pela dinâmica de diálogo sem voz, usando o rolo de espuma com tinta para aplicação nas mãos e a sua impressão no papel (técnica do carimbo);

> Assim que todos tiverem registrado a proposta, feito a higienização necessária e a organização do material utilizado, convide-os para compor uma roda com  as cartolinas pintadas no centro;

> Pomova a avaliação da dinâmica do início ao fim: Exploração das mãos com os olhos fechados, comunicação com os colegas através das mãos e registro através da impressão das mãos sobre a cartolina;

> Permita que todos falem de suas ansiedades, frustrações e alegrias;

> Aproveite para falar de MONOTIPIA:

MONOTIPIA – Método de impressão em que a imagem é pintada sobre uma lâmina plana de metal ou vidro e então transferida diretamente para uma folha de papel. A rigor, o processo gera para cada placa pintada, uma única estampa. A invenção da monotipia é  em geral atribuída a G. B. castiglione, no século XVII. Blake e Degas incluem-se entre os artistas que fizeram da técnica um uso memorável. O método é ainda usado por artistas do século XX, destacando-se sobretudo por suas qualidades texturais originais e interessantes. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 358).

Aula 2

> Prepare sacolinhas plásticas de supermercado, jornal, cola, tesoura, fita crepe, pincel largo/trincha e água;

> Solicite a formação de duplas para o trabalho  - explique que um modelará a mão do parceiro em sistema de rodízio;

> Explique as etapas:    

*Picar o jornal;    

*ralear a cola;    

*escolher uma posição para a mão a ser modelada;    

*envolver a mão do colega com o plástico e fita crepe;    

*cobrir o plástico com camadas de jornal picado, envolvendo toda a mão, modelando-a;    

*repetir a cobertura em camadas, no mínimo três vezes, ou até sentir resistência/firmeza no empapelamento;    

*pincelar uma camada de cola quando concluir o empapelamento;    

*secar por quinze minutos antes de retirar;    

*retirar a modelagem  da mão com cuidado, usando uma tesoura e cortando pelo lado de baixo (palma da mão).

Observação - Esta proposta pode ser desenvolvida usando papel machê ou atadura gessada, porém, com jornal fica mais acessível devido ao seu baixo custo e uso de menos cola - que pode também ser substituída por grude caseiro;

>Veja os passos:

Modelagem de mãos com jornal e cola

Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Modelagem de mãos com jornal e cola

Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Modelagem de mãos com jornal e cola

Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 3

> Prepare tinta guache com cola, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;

> Proponha a pintura das mãos modeladas;

> Coloque as mãos modeladas e pintadas para secar em local seguro.

Mãos - Pintura e modelagem com jornal e cola

Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 4

> Providencie um tecido ( juta ou não-tecido), agulhas grossas, lã e/ou cordão;

>Proponha a criação de um retrato da turma usando as mãos modeladas com o objetivo de registrar  a dinâmica das mãos e relembrar as relações interpessoasis estabelecidas através dela.

Retrato do grupo - Mãos: Modelagem com jornal/cola e pintura com guache

Alunos do Curso de Pós-graduação Arte e Educação - as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 5

>Solicite aos alunos a escolha de um local  e exponha o Retrato do Grupo - Mãos à comunidade escolar;

>Apresente aos alunos a obra "Mãos" de Albrecht Dürer para apreciação estética:

MÃOS, Albrecht Dürer. Pintura com tinta branca e azul sobre papel, (29x20cm), s/d.  

http://cdeassis.files.wordpress.com/2009/12/durer-maos_em_prece.jpg?w=471&h=649 

> Peça aos alunos a produção de um texto comentando a obra "Mãos" de Dürer e a composição coletiva "Retrato da Turma" em forma de apreciação estética;

> Suporte para o professor e sugestão para pesquisa complementar dos alunos (extra-escola):

 *Sobre ALBRECHT DÜRER  (1515-1586) - Considerado o maior artista alemão da Renascença.

  http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Durer.htm

  http://www.vidaslusofonas.pt/albrecht_durer.htm     

  http://www.slideshare.net/pcbouhid/mos-drer-presentation    

  http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=4703   

Recursos Complementares

Composição – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)

Avaliação

Verificar a produção poético-visual dos alunos, o processo de construção do conhecimento, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados, tendo-se em vista a avaliação como  processo contínuo de aprendizagem e a autoavaliação como instrumento rico para reflexão individual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.