11/10/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Conceituar o que é Torque;
Como funciona uma alavanca e quais são os possíveis tipos de alavancas; e
Demonstrar como o conceito do Torque é utilizado no cotidiano dos alunos.
* Força.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Tabela 1 – Lista de Materiais (Fig. 1)
Materiais |
Comentários |
Um pedaço de madeira. |
De dimensões de 17cm x 8cm x 1,6cm. |
Uma garrafa pet. |
De dois litros. |
Serrote. |
Para cortar a madeira. |
Furadeira. |
Para produzir furos na madeira. |
Serra-copo. |
32 mm de diâmetro. Tipo de serra para produzir buracos redondos. Adquirido em qualquer cada de materiais. |
Água. |
Aproximadamente um litro. |
Materiais necessários. |
Régua e Lápis. |
Figura 1 – Lista de materiais.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=258&O+EQUILIBRADOR+E+AS+GARRAFAS. Acesso em: 04 Set. 2010
Motivação:
O professor deverá estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado (Óptica), perguntando:
"No nosso dia-a-dia, executamos tarefas sem pensar por que as fazemos, geralmente, da mesma forma. Uma dessas tarefas é a de soltar uma porca de roda. Qual seria a razão de a chave de roda (Fig. 2) ter um “braço” tão longo?"
Figura 2 – Chave de roda.
Imagem disponível em: http://profiautos.com.br/Admin/galeria/1225733985490f376116a74.jpg.Acesso em 16 Set. 2010
Após ouvir as opiniões dos alunos, questione-os se é mais fácil soltar uma porca com um “braço” maior ou menor da chave de roda? Em seguida, informe os alunos que no decorrer destas aulas eles poderão responder estas questões.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá reunir os alunos na sala de vídeo e exibir o recurso, que se trata de um vídeo - “O.Mundo.de.Beakman.[S01E10].Alavancas.Beakmania.&.Televisão Parte 1/3”, com duração de 9 minutos e 30 segundos, conforme postado abaixo.
Recurso: O.Mundo.de.Beakman.[S01E10].Alavancas,.Beakmania.&.Televisão Parte 1/3 (Fig. 3)
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TZ9HE-qa4vs Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 3 – Imagem do vídeo “O.Mundo.de.Beakman.[S01E10].Alavancas,.Beakmania.&.Televisão Parte 1/3”.
Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo promova uma discussão sobre o conteúdo deste entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.
Roteiro de discussão:
Favoreça com que os alunos compreendam que no vídeo é explicado o que é uma alavanca, os tipos e como elas são utilizadas. Além disso, no vídeo onde se diz o ponto de Potência, pode ser compreendido como ponto de Torque.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá desenvolver com os alunos uma atividade experimental – “O equilibrador de Garrafas”, conforme postada abaixo, que aborda o Torque, ponto de equilíbrio e centro de gravidade do objeto. Sugerimos que o professor oriente os alunos a se dividirem em grupos de quatro (4) integrantes para a realização desta atividade.
Recurso: O equilibrador e as garrafas
Link do Recurso no site do Ponto Ciência: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=258&O+EQUILIBRADOR+E+AS+GARRAFAS
Este experimento visa demonstrar um suporte de garrafa pet usando conceitos de equilíbrio, torque e centro de gravidade.
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 4 – Marcação do corte.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/dc47d0fe0aa6b9651d215b2081fd4f71.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 5 – Corte da madeira.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/ce4e45a7bb0ea24cc2bd914991860e56.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 6 – Usando a serra-copo.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/73762c7478ebd61d6e04b1d8b5a01c8c.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Observação: O professor, neste momento, poderá perguntar: "Quando o conjunto tomba para “frente” (região A na foto abaixo), você precisa retirar ou acrescentar água? E quando tomba para trás (região B)?"
Figura 7 – Garrafa em equilíbrio.
Imagem disponível em: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/26d070bcfb29125bdbacba32e828c3c1.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Após o término do experimento, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Favoreça com que os alunos compreendam que, este experimento demonstra uma alavanca do segundo tipo, onde o ponto de apoio está na ponta, ou seja, a resistência está próxima ao ponto de apoio e o Torque na ponta do experimento. Dependendo da posição do furo e do tamanho da madeira, a quantidade de água muda, pois o Torque muda também.
Retome a questão inicial da aula (chave de roda) e favoreça com que os alunos compreendam que quanto maior for o "braço" da chave de roda, menor será a força necessária para se soltar a porca da roda, pois o Torque é uma grandeza diretamente proporcional à força aplicada e a distância de onde esta é exercida.
Atividade 3
Neste momento, de forma a avaliar o aprendizado do conteúdo trabalhado nesta aula, sugerimos que o professor organize os alunos em dois grupos. Em seguida, peça aos grupos que se sentem em lados opostos da sala - grupo 1 de um lado e o grupo 2 do outro. O professor deverá, por sua vez, fazer uma marca (com cartolina, por exemplo) e colocá-la ao centro da sala. Informe-os que será feita uma gincana de perguntas sobre o que foi visto nas atividades anteriores.
Com os grupos organizados e posicionados, comece a questioná-los com as seguintes perguntas:
Observação: Legenda das figuras: A – Ponto de apoio; R – Resistência; P – Força aplicada.
Figura 8 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image005.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 9 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image006.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 10 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image007.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 11 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image008.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 12 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image009.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 13 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image010.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 14 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image011.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 15 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image012.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 16 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image013.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 17 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image015.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 18 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image016.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Figura 19 – Tipo de alavanca.
Imagem disponível em: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/alavancas_arquivos/image017.jpg. Acesso em: 04 Set. 2010
Observação: Para exibição das imagens, poderá ser feita uma projeção com retroprojetor ou data-show. Se não for possível ser feita uma projeção, sugerimos que sejam feitas cópias em número suficiente para os grupos.
O professor fará uma questão por vez, sendo que o representante do grupo que chegar numa marca (no centro da sala, ao lado de onde ficará o professor) primeiro, terá o direito de respondê-la. Caso o grupo erre, então o outro grupo poderá responder a questão. Se ambos os grupos errarem a explicação das questões, sugerimos que o professor dê uma dica sobre as questões, como, por exemplo, para cada questão sugerida no começo da atividade, o professor poderia dar as seguintes dicas:
Questão 1 – Força aplicada para girar ou abrir um objeto;
Questão 2 – Temos que levantar o carro e soltar a roda;
Questão 3 – Força vezes distância resulta em..?
Questão 4 – O Torque faz com que os objetos girem, e no carro os pneus fazem..?
Questão 5 – Pelo conceito de Torque, uma força aplicada próxima do ponto de apoio facilita ou dificulta a rotação?
Questão 6 – Primeiro, segundo ou terceiro tipo de alavanca?
Para cada pergunta acertada, o grupo receberá um ponto. Fica a critério do professor a premiação do grupo vencedor. Sugerimos um bombom para cada resposta certa. O professor deverá ficar atento às respostas e esclarecer as dúvidas que surgirem neste momento.
Teoria e experimentos:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/forca-potencia-torque-energia4.htm
Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso e peça para que os alunos pesquisem na internet e em livros didáticos, como poderíamos facilitar a extração de um parafuso de roda que esteja muito preso, utilizando somente um cano e uma chave de roda.
Sugestão de link: http://www.youtube.com/watch?v=zfG1Dx4d2Rw
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13/07/2014
Cinco estrelasótimo trabalho, ótimo mesmo, explicou direitinho e me ajudou bastante. recomendado para amigos da área de fisica