27/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia do poema "Poeminha do Contra", de Mário Quintana:
Poeminha do Contra
Todos estes que aí estão Atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho!
Mário Quintana |
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/pcontra.htm
O professor poderá solicitar a um aluno que faça a leitura para toda a sala. Depois disso, o professor deverá escrever no quadro as seguintes palavras:
POEMINHA - PASSARINHO |
Em seguida, perguntará aos alunos o que essas palavras indicam. Eles provavelmente responderão que é um poema pequeno e um pássaro pequeno, e que ambas as palavras estão no diminutivo.
Em seguida, o professor escreverá:
PASSARINHO - PASSARÃO |
O professor, então, perguntará aos alunos se ele pode afirmar que as palavras se encontram, respectivamente, no diminutivo e no aumentativo. Provavelmente os alunos ficarão em dúvida. Alguns falarão que "passarão" é um pássaro grande e outros acharão que é o futuro do presente do verbo "passar" na terceira pessoa do plural. Para que os alunos consigam compreender o trabalho feito com as palavras nesse poema, o professor os levará para o laboratório de Informática e deverá apresentar a eles o vídeo disponível no site a seguir. O vídeo mostra o contexto no qual o poema foi escrito, quando, pela terceira vez, o poeta não consegue uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
http://www.youtube.com/watch?v=rTBgJvsg89g&feature=related
Depois de assistir ao vídeo, o professor deverá concluir, juntamente com os alunos, que a língua nos permite fazer uso dela de forma variada a provocar efeitos de sentidos variados de acordo com nossa intenção. E que, segundo Quintana, aqueles imortais da Academia "passarão" pela vida, pelas pessoas. Ele também "passará", mas de uma maneira mais leve, tranquila (passarinho).
Depois disso, o professor deverá dividir a sala em grupos. Cada um receberá algumas fichas com frases que tenham palavras com formas no aumentativo e no diminutivo.
Sugestões:
1 - Vamos tomar um suquinho? (É um suco pequeno?) 2 - Ela é um mulherão. (É uma mulher grande?) 3 - Não sou mais uma menininha. (É uma menina pequena?) 4- Oi, queridinha/o! (Você se incomoda em ser chamado/a assim?) 5 - Vamos fazer um churrasquinho? (Um churrasco pequeno?) |
Depois que os alunos discutirem as frases em grupo, o professor deverá fazer a correção da atividade oralmente. O objetivo é que os alunos percebam que as terminações "-inho" e "-ão" provocam diferentes efeitos de sentido, além de serem utilizadas na formação do diminutivo e aumentativo.
ATIVIDADE 2
Para iniciar a atividade, o professor deverá providenciar cópias da seguinte crônica de Luis Fernando Veríssimo e entregar a cada aluno:
Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:
- Senhorita...
- Um minutinho.
O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:
- Ih, já vi tudo.- O que foi?
- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.
O homem tenta de novo:
- Senhorita...
- Só um instantinho...
- Aí...- O que foi?
- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos.
- Senhorita!
- Só dois segundinhos!
O homem começa a se retirar.
-Aonde é que o senhor vai?
-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.
Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf
Depois de fazerem a leitura, o professor poderá solicitar a três alunos que dramatizem a crônica, de maneira a deixar o texto bem humorado.
Na sequência, o professor organizará a turma em duplas ou trios. Eles deverão discutir algumas questões referentes à crônica, a saber:
Professor, passe as questões no quadro.
Depois de discutidas as questões em trio, o professor deverá perguntá-las a toda a turma, que responderá de acordo com o que foi discutido nos grupos.
ATIVIDADE 3
na sala de Informática, o professor deverá apresentar aos alunos as seguintes imagens:
http://mairus.com/blog/2007/10/19/vem-ai-a-biografia-do-rubinho/http://mairus.com/blog/2007/10/19/vem-ai-a-biografia-do-rubinho/
http://froog.com.br/robinho-de-volta-ao-santos/
http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/tag/ronaldinho-gaucho/
http://odiario.com/blogs/cestapancadaearte/2010/07/13/lakers-pesca-fisher/
Depois de apresentar as imagens, o professor deverá promover uma discussão em relação aos nomes dos jogadores.
Sugestões de perguntas que podem ser feitas:
ATIVIDADE 4
O professor deverá apresentar para os alunos a seguinte manchete:
Em seguida deverá perguntá-los:
O professor deverá dizer aos alunos que o aumentativo, muitas vezes enaltece o sentido normal da palavra: jogão, festão, mulherão.
Em seguida, ele deverá dividir a turma em grupos. Feito isso, deverá apresentar-lhes alguns textos que tenham o aumentativo. Em grupos, os alunos deverão discutir os efeitos de sentido apresentados pelas palavras no aumentativo. O professor poderá projetar as imagens/textos ou levar os alunos ao laboratório de informática e disponibilizar as imagens/textos no power point, por exemplo.
http://coturnonoturno.blogspot.com/2010/07/mulheres-petistas-no-poder-custam-um.html
http://br.noticias.yahoo.com/s/03082010/48/entretenimento-cleo-pires-mulherao-menininha-brilha.html
http://sempreon.blogspot.com/2007/03/nissan-sentra-cara-de-tiozao-uncles.html
Após discutirem as imagens em grupos, o professor deverá fazer a correção com toda a turma. É importante sugerir ou perguntar outros exemplos aos alunos.
http://ppz2.blog.com/2010/02/28/aumentativodiminutivo/
Professor, incentive seu aluno a acessar o site acima. Nele há texto que explora os efeitos de sentido do aumentativo e diminutivo, principalmente na mídia.
Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades e nas discussões em grupo. É importante observar se eles conseguem perceber a diferença do uso dos sufixos "-inho" e "-ão" em palavras que têm sentido de diminutivo/aumentativo e naquelas em que o efeito de sentido é outro.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/06/2011
Cinco estrelasAula bem elaborada e estruturada, pode ser muito bem utilizada com estrangeiros.