Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS DE ARTE

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Dialogar com o artista Hélio de Lima e as suas obras que remetem a brinquedos;

§  Manipular e interagir com os objetos artísticos criados pelo artista;

§ Conhecer a dinâmica da Arte Postal;

§  Registrar o encontro com o artista e seus brinquedos, usando de desenhos de observação e memória para a construção de uma composição plástica.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções Básicas de Desenho;

Construção de objeto tridimensional.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

Ø Convide antecipadamente o artista Hélio de Lima para um encontro com os alunos;

Ø Providencie projetor multimídia e  notebook  para a apresentação do portfólio do artista;

Ø Solicite aos alunos o registro  das informações importantes do diálogo/entrevista com o artista, explicando que farão um rascunho em tópicos e depois apresentarão um relatório em forma de texto - tarefa de casa;

Ø Registre a visita do artista na escola através de fotografias, gravação e/ou filmagem;

 

Apresentação do portfólio de Hélio de Lima

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Apresentação do portfólio de Hélio de Lima e diálogo com os alunos

 Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

HÉLIO DE LIMA - A pesquisa intitulada Livro brinquedo de artista: uma biblioteca inventada teve por objetivo criar e pensar o livro de artista como objeto lúdico. Nesta trajetória a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de livro de artista e brinquedo, estabelecendo um diálogo entre eles. Na conclusão desta proposta os livros brinquedos de artista desdobram-se em uma Biblioteca inventada, espaço criativo para os processos de novas criações em Arte. http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000436195 

Ø Encerre a aula agradecendo a presença do artista na escola e lembrando/solicitando aos alunos a produção de um texto/relatório para a próxima aula.

Aula 2

Ø Retome a visita do artista Hélio de Lima na escola e solicite a leitura e socialização dos relatórios produzidos em casa;

Ø Construa com a turma um texto coletivo, abrangendo todas as informações individuais contempladas nos relatórios;

Ø Fale da possibilidade de envio do texto coletivo ao artista como forma de agradecimento e avaliação do momento;

Ø Comente sobre Arte Postal ou Mail art:

   A Arte Postal é uma tendência artística originada e formalmente estabelecida em 1968 por Ray Johnson e sua Escola de Arte por Correspondência. O movimento consiste      em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios para a veiculação.

http://arteiros.arteblog.com.br/75658/ARTE-POSTAL/ 

   Artistas conhecidos em Arte Postal   http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_postal 

Ø Proponha aos alunos o envio do texto-relatório ao artista, via correio, com algumas ilustrações;

Ø Faça os encaminhamentos necessários para que esta proposta se efetive.

Aula 3

Ø Retome imagens de obras do artista relacionadas a brinquedo, fotografadas no encontro com ele:

Hélio de Lima (desenho com nanquim sobre bola de ping-pong envolvido em luva de tule e malha)

Fonte: Soraia Lelis

Hélio de Lima (do livro Brinquedo de artista - uma biblioteca inventada)

Fonte: Soraia Lelis

 Ø Promova o intercâmbio de desenhos em forma de Arte Postal entregando aos alunos um papel canson A4 ao meio;

 Ø Solicite um desenho com  lápis de cor a partir das obras de Hélio de Lima apresentadas no portfólio;

 Ø Construa envelopes e sugira a troca das mensagens entre as turmas da escola, para tanto, nomeie os carteiros - funcionários do correio imaginário;

 Ø Repita pelo menos três rodadas/trocas de correspondências de desenhos entre as turmas;

Brincando com objeto de arte - Desenho com lápis de cor sobre canson

Alunos do 6º ANO/2007  Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia   

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Brincando com objeto de arte - Desenho com lápis de cor sobre canson Alunos do 6º ANO/2007

 Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia   

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 4

 Ø Colete sucatas variadas  e disponibilize aos alunos para criação de brinquedos;

 Ø Providencie pistola de cola quente com refil, fita crepe, cordões e tinta para artesanato ou acrílica;

 Ø Solicite a construção de objetos tridimensionais que remetam a brinquedos e brincadeiras;

 Ø Algumas possibilidades de criação de brinquedos a partir de sucatas:

Boneco Chico - objeto tridimensional a partir de garrafas pet, copinhos de iogurte e tinta.

Alunos 5º ANO 2010 ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Boneca Paripa - objeto tridimensional a partir de caixa de sorvete, papel, cola colorida e lã.

Alunos 5º ANO 2010 ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø Lembre as turmas do encerramento dos envios dos cartões em Arte Postal (mínimo de três rodízios), solicitando a coleta geral para a próxima aula;

Ø Verifique junto aos carteiros e turmas envolvidas como está a troca de desenhos no correio imaginário.  

Aula 5

Ø Recolha todos os cartões de Arte Postal e monte com os alunos um painel coletivo;

Ø Exponha os brinquedos construídos com sucata e o mural com os cartões em Arte Postal à comunidade escolar e realize a apreciação/avaliação coletiva da proposta.

Recursos Complementares

Hélio de Lima

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7307300674471038 -->Natural de Uberlândia. Mestrando em Artes Visuais pela Unicamp, Atua como professor de Arte nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e professor no Curso de Moda/UNITRI. Especialista em Arte e Ensino de Arte/UFU e graduado em Ed. Artística com Hab. em Artes Plásticas pela UFU. Em sua pesquisa poética desenvolve trabalhos em desenho, objetos, vídeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questões gráficas, cromáticas e espaciais. Permitindo criar situações, cenas, gestos e ações lúdicas que dialogam comos elemetos da linguagem da arte.   www.nupea.fafcs.ufu.br 

Avaliação

Verificar a produção artística dos alunos à luz do referencial teórico-plástico do artista Hélio de Lima com seus brinquedos de arte, fazendo da  avaliação um processo de troca de experiências, construção de conhecimento e saberes contextualizados (atentar para o interesse pela dinâmica desenvolvida em ArtePostal). Importante a  observação contínua do gesto criador, da capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados, bem como o raciocínio, o posicionamento  e a sinceridade/transparência dos alunos no momento da autoavaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudia Barreto, E.E.Cohab Brigadeiro Eduardo Gomes , São Paulo - disse:
    cabarret@bol.com.br

    05/03/2012

    Quatro estrelas

    Maravilhoso dáuma noçaõ para o aluno ser mais critico e criativo usando os recursos da escola


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.