13/10/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Dialogar com o artista Hélio de Lima e as suas obras que remetem a brinquedos;
§ Manipular e interagir com os objetos artísticos criados pelo artista;
§ Conhecer a dinâmica da Arte Postal;
§ Registrar o encontro com o artista e seus brinquedos, usando de desenhos de observação e memória para a construção de uma composição plástica.
Noções Básicas de Desenho;
Construção de objeto tridimensional.
Aula 1
Ø Convide antecipadamente o artista Hélio de Lima para um encontro com os alunos;
Ø Providencie projetor multimídia e notebook para a apresentação do portfólio do artista;
Ø Solicite aos alunos o registro das informações importantes do diálogo/entrevista com o artista, explicando que farão um rascunho em tópicos e depois apresentarão um relatório em forma de texto - tarefa de casa;
Ø Registre a visita do artista na escola através de fotografias, gravação e/ou filmagem;
Apresentação do portfólio de Hélio de Lima
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Apresentação do portfólio de Hélio de Lima e diálogo com os alunos
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
HÉLIO DE LIMA - A pesquisa intitulada Livro brinquedo de artista: uma biblioteca inventada teve por objetivo criar e pensar o livro de artista como objeto lúdico. Nesta trajetória a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de livro de artista e brinquedo, estabelecendo um diálogo entre eles. Na conclusão desta proposta os livros brinquedos de artista desdobram-se em uma Biblioteca inventada, espaço criativo para os processos de novas criações em Arte. http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000436195
Ø Encerre a aula agradecendo a presença do artista na escola e lembrando/solicitando aos alunos a produção de um texto/relatório para a próxima aula.
Aula 2
Ø Retome a visita do artista Hélio de Lima na escola e solicite a leitura e socialização dos relatórios produzidos em casa;
Ø Construa com a turma um texto coletivo, abrangendo todas as informações individuais contempladas nos relatórios;
Ø Fale da possibilidade de envio do texto coletivo ao artista como forma de agradecimento e avaliação do momento;
Ø Comente sobre Arte Postal ou Mail art:
A Arte Postal é uma tendência artística originada e formalmente estabelecida em 1968 por Ray Johnson e sua Escola de Arte por Correspondência. O movimento consiste em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios para a veiculação.
http://arteiros.arteblog.com.br/75658/ARTE-POSTAL/
Artistas conhecidos em Arte Postal http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_postal
Ø Proponha aos alunos o envio do texto-relatório ao artista, via correio, com algumas ilustrações;
Ø Faça os encaminhamentos necessários para que esta proposta se efetive.
Aula 3
Ø Retome imagens de obras do artista relacionadas a brinquedo, fotografadas no encontro com ele:
Hélio de Lima (desenho com nanquim sobre bola de ping-pong envolvido em luva de tule e malha)
Fonte: Soraia Lelis
Hélio de Lima (do livro Brinquedo de artista - uma biblioteca inventada)
Fonte: Soraia Lelis
Ø Promova o intercâmbio de desenhos em forma de Arte Postal entregando aos alunos um papel canson A4 ao meio;
Ø Solicite um desenho com lápis de cor a partir das obras de Hélio de Lima apresentadas no portfólio;
Ø Construa envelopes e sugira a troca das mensagens entre as turmas da escola, para tanto, nomeie os carteiros - funcionários do correio imaginário;
Ø Repita pelo menos três rodadas/trocas de correspondências de desenhos entre as turmas;
Brincando com objeto de arte - Desenho com lápis de cor sobre canson
Alunos do 6º ANO/2007 Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Brincando com objeto de arte - Desenho com lápis de cor sobre canson Alunos do 6º ANO/2007
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø Colete sucatas variadas e disponibilize aos alunos para criação de brinquedos;
Ø Providencie pistola de cola quente com refil, fita crepe, cordões e tinta para artesanato ou acrílica;
Ø Solicite a construção de objetos tridimensionais que remetam a brinquedos e brincadeiras;
Ø Algumas possibilidades de criação de brinquedos a partir de sucatas:
Boneco Chico - objeto tridimensional a partir de garrafas pet, copinhos de iogurte e tinta.
Alunos 5º ANO 2010 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Boneca Paripa - objeto tridimensional a partir de caixa de sorvete, papel, cola colorida e lã.
Alunos 5º ANO 2010 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Lembre as turmas do encerramento dos envios dos cartões em Arte Postal (mínimo de três rodízios), solicitando a coleta geral para a próxima aula;
Ø Verifique junto aos carteiros e turmas envolvidas como está a troca de desenhos no correio imaginário.
Aula 5
Ø Recolha todos os cartões de Arte Postal e monte com os alunos um painel coletivo;
Ø Exponha os brinquedos construídos com sucata e o mural com os cartões em Arte Postal à comunidade escolar e realize a apreciação/avaliação coletiva da proposta.
Hélio de Lima
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7307300674471038 -->Natural de Uberlândia. Mestrando em Artes Visuais pela Unicamp, Atua como professor de Arte nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e professor no Curso de Moda/UNITRI. Especialista em Arte e Ensino de Arte/UFU e graduado em Ed. Artística com Hab. em Artes Plásticas pela UFU. Em sua pesquisa poética desenvolve trabalhos em desenho, objetos, vídeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questões gráficas, cromáticas e espaciais. Permitindo criar situações, cenas, gestos e ações lúdicas que dialogam comos elemetos da linguagem da arte. www.nupea.fafcs.ufu.br
Verificar a produção artística dos alunos à luz do referencial teórico-plástico do artista Hélio de Lima com seus brinquedos de arte, fazendo da avaliação um processo de troca de experiências, construção de conhecimento e saberes contextualizados (atentar para o interesse pela dinâmica desenvolvida em ArtePostal). Importante a observação contínua do gesto criador, da capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados, bem como o raciocínio, o posicionamento e a sinceridade/transparência dos alunos no momento da autoavaliação.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2012
Quatro estrelasMaravilhoso dáuma noçaõ para o aluno ser mais critico e criativo usando os recursos da escola