25/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
§ Verificar a repetição de signos na poética de artistas contemporâneos como Ednei Antunes, Pitágoras, Patrícia Mesquita, José Alberto Nemer, Lygia Pape e Regina Sposatti;
§ Comparar as obras selecionadas com imagens encontradas nos meios de comunicação – cujo enfoque são padrões de sequência e repetição de elementos;
§ Realizar produções poéticas em desenho no contexto plástico de recorte e colagem.
*Arte Contemporânea;
*Noções Básicas de Desenho;
*Contato com imagens de obras de arte para apreciação e fruição estéticas.
*Navegação virtual como fonte de pesquisa.
> Reproduza estas imagens e anexe-as na sala de aula em local visível;
*Sugestão de obras contemporâneas com repetição de signos:
Pitágoras, Anônimos, 2002. Técnica mista s/ fotografias. 25 módulos de 21 x 21 cm
Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 30/1
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Ednei Antunes, De zero a … 2000. 112 balas, 120 x 120 cm. Obra realizada com o apoio do Prêmio Multicultural Estadão.
Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 28/9 - Exposição de 22 de abril a 23 de maio de 2003, Galeria da Faculdade de Artes Visuais – Goiânia –GO
Disponível também em: http://edneyantunes.blogspot.com/
Regina Sposatti, Cérebro de Barbie 1, 1997. Chicletes e acrílico, 90 x 60 x 4cm.
Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 1997/1998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Patrícia Mesquita, Sem título, 2000. Pelúcia estofada, 80 x 97cm.
Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 20/1
Disponível também em:
José Alberto Nemer, Sem título, 1997. Aquarela sobre papel, 75 x 110 cm.
Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 1997/1998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Lygia Pape, Amazonino Vermelho, 1989/2002
http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20040504-lygia_pape-05.shtml
*Outra opção de obra da artista:
Amazoninos, 1994. Metal e tinta automotiva, 3,30 x 50 x 50 cm.
Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 19971998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG
*Mais sobre a artista:
Relembrando Lygia Pape, importante ícone do neoconcretismo (1927-2004)
http://www.pitoresco.com.br/espelho/destaques/ligiapape/ligiapape.htm
Mostra reafirma papel de Lygia Pape na cena nacional
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u38039.shtml
> Continue focando nas imagens de modo a despertar no grupo o desejo de apreciação;
> Entregue uma folha de sulfite ao meio para apreciação de cada obra - seis obras (3 sulfites por aluno);
> Solicite para que numerem cada folha - de 1 a 6;
> Incite a curiosidade dos alunos sobre cada uma das imagens expostas;
> Aprecie coletivamente cada uma de forma particular (uma a uma), dando oportunidade de fala a todos os alunos;
> Peça o registro nas folhas numeradas e suas respectivas imagens de obras, escrevendo ou desenhando o que percebem, o que mais chama a atenção, qual seria a técnica utilizada pelo/a artista - cores, formas, distribuição espacial, temática abordada - simultâneamente às leituras expressas oralmente;
> Socialize os registros com a turma e recolha para aplicação na aula seguinte.
> Reserve o Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa virtual para descoberta da autoria e outros dados significativos das imagens trabalhadas na aula anterior;
> Leve as imagens para o Laboratório de Informática e anexe-as em local visível a todos;
Anônimos, 2002. Técnica mista s/ fotografias. 25 módulos de 21 x 21 cm
De zero a … 2000. 112 balas, 120 x 120 cm
Cérebro de Barbie 1, 1997. Chicletes e acrílico, 90 x 60 x 4cm
Sem título, 2000. Pelúcia estofada, 80 x 97cm
Sem título, 1997. Aquarela sobre papel, 75 x 110 cm
Amazonino Vermelho, 1989/2002
> Após a dinâmica, entregue novas fichas (referências de autoria) além das já conhecidas (mantenha as fichas como colocaram - junto às imagens):
*Ex.
Lygia Pape
Regina Sposatti
Pitágoras
Patrícia Mesquita
Ednei Antunes
José Alberto Nemer
> Novamente brinque com os alunos de tentativa - ensaio e erro: proponha para que tentem advinhar qual obra seria de qual autor - detalhes de feminilidade, sensualidade, rigidez, cor, gesto, título, material utilizado, enfim, qualquer detalhe;
> Deixe as fichas como estão e entregue um roteiro para pesquisa rápida virtual:
http://edneyantunes.blogspot.com/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20040504-lygia_pape-05.shtml
> Observe se os alunos percebem a indicação de três sites enquanto são seis obras para pesquisa;
> Explique que nem todos os artistas e obras estão divulgados na rede e para tanto, disponibilize as fontes:
*Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG.
*Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte edição do centenário 19971998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG
> Após a pesquisa, chame a atenção do grupo para as correções (se necessárias) nas fichas organizadas durante a dinâmica, solicitando as devidas substituições;
>Avalie rapidamente como foi experimentar o revelar e o desvelar nas imagens das obras a partir do olhar individual e das dicas socializadas.
> Retome a atividade da aula anterior, mostre as imagens e sistematize as informações corretas;
> Questione ao grupo - O que há de comum nestas obras? (repetição e seqüência de elementos - signos)
> Exponha os trabalhos à comunidade escolar;
> Leve revistas, rótulos, panfletos e embalagens para a sala e solicite a comparação/paralelo entre as obras selecionadas, as composições plásticas criadas, com imagens encontradas nos meios de comunicação – cujo enfoque são padrões de sequência e repetição de elementos.
*Imagens produzidas pelos alunos, individualmente:
Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset
Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset
Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset
Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset
Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
COLAGEM – pintura criada prla incorporação de vários materiais, papel colorido ou impresso, tecido, barbante, etc., numa tela u prancha, colados sobre estas. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
CONTEMPORÂNEO – que é do mesmo ou do nosso tempo. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 293)
Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão da repetição de signos na poética de artistas contemporâneos, bem como, observar os padrões de sequência criados nas composições plásticas do grupo na linguagem do desenho no contexto plástico de recorte e colagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2014
Cinco estrelasGostei muito ,muito bom!!! ainda nao tinha trabalhado autores com obras e repetições de sígnos