Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRECIAÇÃO ESTÉTICA DA POÉTICA VISUAL DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS COM ENFOQUE NA REPETIÇÃO DE SIGNOS

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 §  Verificar a repetição de signos na poética de artistas contemporâneos como Ednei Antunes, Pitágoras, Patrícia Mesquita, José Alberto Nemer, Lygia Pape e Regina Sposatti;

 §  Comparar as obras selecionadas com imagens encontradas nos meios de comunicação – cujo enfoque são padrões de sequência e repetição de elementos;

 §  Realizar produções poéticas em desenho no contexto plástico de recorte e colagem.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Arte Contemporânea;

*Noções Básicas de Desenho;

*Contato com imagens de obras de arte para apreciação e fruição estéticas.

*Navegação virtual como fonte de pesquisa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

> Selecione anteriormente  obras de artistas plásticos contemporâneos que em suas poéticas contemplam a repetição de signos (elementos);

> Reproduza estas imagens e anexe-as na sala de aula em local visível;

> Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem tais imagens (não as identifique, deixe-os sem nenhuma pista para a reflexão);

*Sugestão de obras contemporâneas com repetição de signos: 

Pitágoras, Anônimos, 2002. Técnica mista s/ fotografias. 25 módulos de 21 x 21 cm

Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 30/1

Fonte: Acervo Soraia Lelis

Ednei Antunes, De zero a … 2000. 112 balas, 120 x 120 cm. Obra realizada com o apoio do Prêmio Multicultural Estadão.

Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 28/9 - Exposição de 22 de abril a 23 de maio de 2003, Galeria da Faculdade de Artes Visuais – Goiânia –GO

Disponível também em: http://edneyantunes.blogspot.com/ 

Regina Sposatti, Cérebro de Barbie 1, 1997. Chicletes e acrílico, 90 x 60 x 4cm.

Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 1997/1998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG

Fonte: Acervo Soraia Lelis

Patrícia Mesquita, Sem título, 2000. Pelúcia estofada, 80 x 97cm.

Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG, P. 20/1

Disponível também em:

 http://1.bp.blogspot.com/_GCmpUopHvdI/SG7EYDuUpKI/AAAAAAAAAPg/YOLACOrhqeo/s1600-h/ATgAAABfBhpbyu9WF_sxgbOa6oyJuvFteqYMQ.jpg   

José Alberto Nemer, Sem título, 1997. Aquarela sobre papel, 75 x 110 cm.

Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 1997/1998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG

Fonte: Acervo Soraia Lelis

Lygia Pape, Amazonino Vermelho, 1989/2002

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20040504-lygia_pape-05.shtml      

*Outra opção de obra da artista:  

 Amazoninos, 1994. Metal e tinta automotiva, 3,30 x 50 x 50 cm.   

Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Edição do centenário 19971998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG  

*Mais sobre  a artista:

  Relembrando Lygia Pape, importante ícone do neoconcretismo (1927-2004)

http://www.pitoresco.com.br/espelho/destaques/ligiapape/ligiapape.htm  

  Mostra reafirma papel de Lygia Pape na cena nacional 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u38039.shtml  

> Continue focando nas imagens de modo a despertar no grupo o desejo de apreciação;

> Entregue uma folha de sulfite ao meio para apreciação de cada obra - seis obras (3 sulfites por aluno);

> Solicite para que numerem cada folha - de 1 a 6;

> Incite a curiosidade dos alunos sobre cada uma das imagens expostas;

> Aprecie coletivamente  cada uma de forma particular (uma a uma), dando oportunidade de fala a todos os alunos;

> Peça o registro nas folhas numeradas e suas respectivas imagens de obras, escrevendo ou desenhando o que percebem, o que mais chama a atenção,  qual seria a técnica utilizada pelo/a artista - cores, formas, distribuição espacial, temática abordada - simultâneamente às leituras expressas oralmente;

> Socialize os registros com a turma e recolha para aplicação na aula seguinte.

Aula 2

> Reserve o Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa virtual para descoberta da autoria e outros dados significativos das imagens trabalhadas na aula anterior;

> Leve as imagens para o Laboratório de Informática e anexe-as em local visível a todos;

> Explique que o trabalho será  em duplas de alunos. Sugestão:  Dinâmica inicial com fichas contendo dados e informações das legendas das imagens propostas na aula anterior e que não foram reveladas;

> Peça aos alunos um exercício de apreciação e reflexão para identificar a obra que se refere à determinada informação (título ou técnica), colocando suas fichas anexadas próximo à imagem que acredita ser a referência dada;

 *Ex. 

Anônimos, 2002. Técnica mista s/ fotografias. 25 módulos de 21 x 21 cm

De zero a … 2000. 112 balas, 120 x 120 cm

Cérebro de Barbie 1, 1997. Chicletes e acrílico, 90 x 60 x 4cm

Sem título, 2000. Pelúcia estofada, 80 x 97cm

Sem título, 1997. Aquarela sobre papel, 75 x 110 cm

Amazonino Vermelho, 1989/2002

> Após a dinâmica, entregue novas fichas (referências de autoria) além das já conhecidas (mantenha as fichas como colocaram - junto às imagens):

*Ex.

Lygia Pape

Regina Sposatti

Pitágoras

Patrícia Mesquita

Ednei Antunes

José Alberto Nemer

> Novamente brinque com os alunos de tentativa  - ensaio e erro: proponha para que tentem advinhar qual obra seria de qual autor - detalhes de feminilidade, sensualidade, rigidez, cor, gesto, título, material utilizado, enfim, qualquer detalhe;

> Deixe as fichas como estão e entregue um roteiro para pesquisa rápida virtual:

  http://edneyantunes.blogspot.com/  

  http://1.bp.blogspot.com/_GCmpUopHvdI/SG7EYDuUpKI/AAAAAAAAAPg/YOLACOrhqeo/s1600-h/ATgAAABfBhpbyu9WF_sxgbOa6oyJuvFteqYMQ.jpg 

  http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20040504-lygia_pape-05.shtml  

> Observe se os alunos percebem a indicação de três sites enquanto são seis obras para pesquisa; 

> Explique que nem todos os artistas e obras estão divulgados na rede e para tanto, disponibilize as fontes:

     *Catálogo HODIERNOS – Acervo da Faculdade de Artes Visuais: Doações Recentes ADUFG.

     *Catálogo 25º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte edição do centenário 19971998 – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG  

> Após a pesquisa, chame a atenção do grupo para as correções (se necessárias) nas fichas organizadas durante a dinâmica,  solicitando as devidas substituições;

>Avalie rapidamente como foi experimentar o revelar e o desvelar nas imagens das obras a partir do olhar individual e das dicas socializadas.

Aulas 3 e 4

> Retome a atividade da aula anterior, mostre as imagens e sistematize as informações corretas;

> Questione ao grupo - O que há de comum nestas obras? (repetição e seqüência de elementos - signos)  

> Disponibilize papel sulfite e lápis pedindo o desenho individual de vários signos (forma qualquer  tipo silhueta);

> Entregue um retalho de papel mais encorpado (papel cartão, cartolina ou papelão) para a criação do molde - clichê (desenho do signo eleito);

> Disponibilize retalhos de papel colorido, cola, lápis e tesoura propondo uma composição plástica com a repetição/sequênciação do elemento sígnico através da técnica de recorte e colagem com utilização de clichê;

> Exponha os trabalhos à comunidade escolar;

> Leve revistas, rótulos, panfletos e  embalagens para a sala e solicite a comparação/paralelo entre as obras selecionadas, as composições plásticas criadas,  com imagens encontradas nos meios de comunicação – cujo enfoque são padrões de sequência e repetição de elementos.

*Imagens produzidas pelos alunos, individualmente:

Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset

Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset

 Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset

Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica com repetição de signos - papéis fantasia e creative paper sobre colorset

Alunos 7º Ano 2009 - ESEBA/UFU

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

COLAGEM – pintura criada prla incorporação de vários materiais, papel colorido ou impresso, tecido, barbante, etc., numa tela u prancha, colados sobre estas. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)  

COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)   

CONTEMPORÂNEO – que é do mesmo ou do nosso tempo. (BUENO, Francisco de Oliveira.  Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 293)

Avaliação

Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão da repetição de signos na poética de artistas contemporâneos, bem como,  observar os padrões de sequência criados nas composições plásticas do grupo na linguagem do  desenho no contexto plástico de recorte e colagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ARLETE SILVA RODRIGUES, EE PROF IAGO PIMENTEL , Minas Gerais - disse:
    learte10@gmail.com

    02/02/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito ,muito bom!!! ainda nao tinha trabalhado autores com obras e repetições de sígnos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.