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Quem é o Saci?

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda  as características do texto descritivo;
  • Aprenda a planejar,  revisar e corrigir a escrita, considerando o tema central e seus desdobramentos.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente,  é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma autônoma.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Será que sabemos tudo sobre o Saci?

Objetivo: Ampliar os conhecimentos sobre o Saci, por meio da audição de sua história.                         

1.1 Levantamento de ideias. Pergunte às crianças se elas conhecem o Saci. Instigue-as a falarem sobre as características físicas desse personagem, o que ele faz etc. Registre os conhecimentos levantados pelas crianças no quadro.

1.2 Escuta da história. Faça a proposta de irem à sala de informática e escutarem a história do Saci. Explique aos alunos que, após conhecerem esse personagem, deverão descrevê-lo por escrito. O áudio da história faz parte do material sugerido pelo Portal do Professor:

Saci 

O vídeo encontra-se no site: http://www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/curumim/mitos/saci.wma 

Em seguida, peça às crianças que digam o que aprenderam sobre o Saci (suas características físicas, as coisas que ele gosta e não gosta de fazer etc.).De volta à sala, registre seus apontamentos no quadro, ao lado dos conhecimentos que levantaram sobre o personagem, no item 1.1. Peça que comparem os dois registros e identifiquem as novas informações que aprenderam sobre o Saci, a partir da escuta de sua história. Abaixo uma sugestão do registro: 

O QUE  JÁ SABEMOS SOBRE O SACI

O QUE APRENDEMOS SOBRE O SACI

1.3 Desenho do personagem. Em outro dia, proponha às crianças uma nova escuta da história do Saci e peça que digam, novamente, suas características. Em seguida, os estudantes deverão escolher algum aspecto do personagem para ilustrar. Explique aos alunos que eles deverão dar um título ao desenho de acordo com a característica do Saci que elegeram para ilustrar. Caso seja o caso do Saci escondendo dinheiro das pessoas, por exemplo, o título do desenho poderá ser: “Etâ saci malcriado!”.

No momento da escrita do título, chame atenção das crianças para o espaço em branco entre as palavras, o tamanho da letra e a sua grafia correta. Peça, então, que apresentem seu trabalho aos colegas e digam por que escolheram fazer esse desenho e que título deram a ele. Ao final, é só colar o trabalho no mural da sala.   

Atividade 2:  O que é um texto descritivo? 

Objetivos: Perceber as características principais de um texto descritivo.                   

               Conhecer outros personagens do Folclore Brasileiro

Nesta atividade, os estudantes deverão refletir sobre as características de um texto descritivo. O conhecimento da estrutura desse texto os ajudará a elaborar a descrição do Saci, na atividade 3.   Entregue o seguinte texto aos alunos:

                                                                                               O CURUPIRA  

             O curupira tem a aparência física parecida com a de uma criança: é de baixa estatura e não tem cara assustadora, porém tem o corpo coberto de pêlos. Possui uma farta cabeleira cor de fogo, os dentes verdes como esmeraldas e a pele escura. Sua principal função é proteger a floresta. Uma de suas táticas para assustar os caçadores e lenhadores, é emitir sons e assovios agudos. Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.

(Texto adaptado do site: http://www.infoescola.com/folclore/curupira/ )   

2.1 Leitura silenciosa do texto. Peça aos aprendizes que leiam o texto silenciosamente. Com esta atividade, os alunos farão uma primeira aproximação do texto. É importante que você incentive toda a turma a tentar lê-lo pois, com este procedimento,  as crianças que ainda não construíram autonomia para isso, poderão avançar nesse processo. Em seguida, pergunte aos aprendizes qual o assunto do texto e registre no quadro suas respostas.

2.2 Leitura oral do texto. Leia o texto para a turma e o explore por meio das seguintes perguntas:

  • Qual o assunto do texto?
  • O que aprendemos com a sua leitura?
  • Quais as características físicas desse personagem? Grife no texto essas informações.
  • Qual o modo dele ser? Grife no texto a parte que diz sobre isso.
  • Quando um texto fala sobre determinado personagem como ele é chamado?
  • Em que tipo de texto podemos encontrar a descrição de algo? (Se necessário, explique às crianças que a descrição pode ser encontrada em histórias, para nós conhecermos as personagens, em enciclopédias, para conhecermos as características de um animal, de um país etc.)

2.3 Definição de um texto descritivo.  Peça aos aprendizes que comparem o texto “Curupira” e o texto do Saci, referente à parte em que o autor descreve o personagem. Se necessário, coloque esse trecho do áudio novamente. Para orientar a discussão, você poderá fazer as seguintes perguntas:

  • O que tem de semelhante entre esses dois textos?
  • O que aprendemos com cada texto?
  • Como os autores descrevem os personagens?  

Ao final, peça aos estudantes que registrem no caderno as características de um texto descritivo. Você também deve fazer esse registro em um cartaz e deixá-lo fixado na parede.

2.4 Conhecendo outros personagens do nosso Folclore. Para os aprendizes ampliarem os conhecimentos sobre o Folclore, leve-os à sala de computação e coloque o vídeo, sugerido pelo Portal do Professor e localizado no site: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/.  Ele descreverá o Curupira, mencionará o nome de outros personagens do Folclore e conceituará esse termo.

Ao final, converse com a turma sobre as impressões que tiveram do vídeo. Você pode perguntar:

  • Quais são os personagens do nosso Folclore?
  • Como o autor descreve o Curupira? Quais as semelhanças e diferenças em relação ao texto escrito que estudamos?
  • O que é Folclore, de acordo com o vídeo?

Caso seja interesse das crianças, leve-as à biblioteca para lerem sobre as características dos personagens mencionados no vídeo. Após a leitura, cada aluno poderá apresentar aquele que conheceu.     

Atividade 3. Elaboração da descrição do Saci             

Objetivos: Elaborar um texto descritivo

Peça aos estudantes que ouçam novamente a história do Saci (referente à parte em que o autor descreve o personagem). Eles deverão prestar atenção em suas características e no modo como é feita a descrição. Após a escuta, proponha às crianças a elaboração escrita de uma descrição do Saci para ser fixada no mural da escola, de modo que os colegas possam ler e conhecer um pouco mais sobre esse personagem. Para esta atividade, oferecemos duas possibilidades de intervenção, conforme o perfil da turma:

3.1 Escrita coletiva da descrição do Saci. Caso seja a primeira vez que as crianças escrevam um texto descritivo, é importante que a sua elaboração seja coletiva. Enquanto elas produzem o texto oralmente, o professor o escreve no quadro. A produção do texto deverá ter três etapas: 

a) Planejamento. Peça às crianças que relembrem, oralmente, as característica do Saci. Registre-as em um canto do quadro e ressalte que no momento da escrita do texto poderão consultar esse registro para verificar se ainda precisam acrescentar alguma informação.

b) Elaboração. Os estudantes deverão elaborar cada frase oralmente. Em seguida, a registre no quadro. Chame atenção para a pontuação,  a marcação do plural e o espaçamento entre as palavras. Em alguns momentos, você pode pedir que, após a produção oral da frase, os aprendizes a escrevam no caderno. Só depois disso, você registra a frase no quadro e eles corrigem o próprio texto.

c) Revisão. Ao final, faça uma leitura do texto e peça aos estudantes que avaliem a produção. Vocês podem recorrer ao planejamento para verificar se  falta alguma informação ao texto.

d) Divulgação. Escreva o texto em um cartaz e peça à turma que escolha um lugar da escola para fixá-lo. Nesse momento, enfatize a importância de elegerem um local que seja de fácil visibilidade e de grande trânsito de pessoas.

3.2  Escrita individual da descrição do Saci. Caso as crianças já tenham certa experiência com a produção de textos descritivos, elas poderão elaborá-lo individualmente. Para isso, deverão seguir quatro etapas. Explique às crianças que, como o texto será fixado em ambientes públicos da escola, será necessário fazer a correção duas vezes: uma pelo colega e outra pela professora.                         

a) Planejamento. O planejamento pode ser feito coletivamente, como no item 3.1.  Pontue a importância de as crianças o consultarem no momento da elaboração do texto. Você também pode fazer um “ensaio” com a turma, elaborando todo o texto oralmente.                         

b) Elaboração. Cada criança escreverá o seu texto. Sugerimos que fique à disposição para atender as dúvidas que apresentarem.                         

c) Revisão feita pelos aprendizes. Nessa etapa, propomos que, primeiramente, as crianças leiam o próprio texto individualmente e recorram ao planejamento para verificar se ele está completo. Em seguida, deverão trocar de texto com os colegas. Cada um irá ler o texto do outro, prestando atenção se todas as informações foram inseridas. Caso seja necessário, deverão escrever a informação faltosa  ao final da folha. Os aprendizes devolverão o texto ao autor para que ele inclua a sugestão do colega.  Se preciso, o aluno reescreverá o texto, incluindo a informação faltosa. O texto deverá, então, ser entregue à professora.                         

d) Reelaboração do texto a partir da correção da professora. Sugerimos que você utilize os seguintes códigos para a correção do texto: círculo em frases incompreensíveis, que precisarão ser refeitas, traço em palavras escritas de forma emendada e quadrado em marcações incorretas do plural ou do singular. Para que os alunos não fiquem com excesso de questões a serem revistas, você mesmo pode corrigir os outros aspectos do texto que precisam ser modificados.  Antes de devolvê-lo às crianças, escreva no quadro e explique os códigos utilizados. Durante a correção, elas deverão refazer o texto, atendendo as observações feitas por você.             

e) Divulgação. Como os alunos produziram textos individuais, sugerimos que sejam fixados em outras salas da escola. Cada aprendiz pode ficar responsável por ir a uma sala, apresentar o personagem aos colegas e pedir permissão para fixar o texto no mural a fim de que todos possam lê-lo novamente em outros momentos. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Saci Áudio
Recursos Complementares

Para aprofundamento sobre a questão da produção de textos na escola, sugerimos a leitura do livro "Redação e textualidade", de Maria da Graça Costa Val.

Avaliação

Para verificar se os estudantes aprenderam o que é um texto descritivo, sugerimos as seguintes intervenções:

  • Prepare uma interpretação de um texto descritivo, seguindo como modelo a atividade 2.
  • Peça aos aprendizes que elaborem um texto descritivo de outro personagem conhecido pela turma.

Com essas atividades, você poderá perceber o que os alunos aprenderam e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Juliana, EMEF Duque de Caxias , Rio Grande do Sul - disse:
    jujuba76@bol.com.br

    01/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom...Fiz um trabalho semelhante a este com os personagens do Sítio do Pica Pau amarelo, com minha turma de 3º ano.


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