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O gênero entrevista na sala de aula

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   Refletir sobre o preconceito racial no Brasil;    

    Discutir sobre as distinções entre língua falada e língua escrita;    

    Aprimorar a capacidade de interpretar textos;

    Identificar e analisar algumas características do gênero entrevista.

Duração das atividades
3hoas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 9° ano que tenham habilidade de leitura e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:   

Professor: inicie a aula apresentando aos alunos as imagens de algumas personalidades negras da história mundial. Em seguida pergunte a eles se conhecem as pessoas das fotos. Caso os alunos não consigam identificar as pessoas retratadas, cite o nome de cada um deles.   

I. Zumbi dos Palmares

II. Nelson Mandela

III. Barack Hussein Obama

IV. Edison Arantes do Nascimento - Pelé

Professor: pergunte aos alunos qual o papel de cada um dos homens retratados na história mundial. Caso não saibam essas informações básicas sobre cada uma dessas personalidades, leve-os, se possível, para o laboratório de informática ou para a biblioteca para que pesquisem sobre esses homens. Divida a sala em pequenos grupos para a realização das pesquisas; além disso, solicite que selecionem outros negros de grande importância para a cultura nacional ou mundial. Cada grupo, com o resultado das pesquisas, deve apresentar para a classe uma das celebridades pesquisadas.

Professor: para motivar os alunos para a discussão do tema, apresente o vídeo “Preconceito racial” produzido por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=D6iwlOXQ7vA&feature=related 

Professor: em forma de bate papo, pergunte aos alunos se já sofreram preconceito racial, se sabem de alguém que sofre esse tipo de preconceito e o que acham sobre as pessoas que acreditam na superioridade de raça.  

 Segunda etapa:

Professor: distribua cópias aos alunos da entrevista “A exclusão é um desperdício” concedida pelo pesquisador Marcelo Paixão, diretor de graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à Revista Bovespa e solicite a leitura em voz alta do texto. Sugira que um aluno faça as perguntas e outros se revezem para na leitura das respostas.

Diponível em:  

 http://www.bmfbovespa.com.br/InstSites/RevistaBovespa/96/Pensando.shtml   

Professor: após a leitura da entrevista, esclareça as possíveis dúvidas de vocabulário que possam ser levantadas. Em seguida, explique-lhes que a entrevista é um texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado, que deve ser uma pessoa relevante para discutir sobre o assunto tratado. Com base na entrevista lida, proponha algumas questões para serem respondidas oralmente:  

Quem é o entrevistado e quem é o entrevistador?

Que informações básicas são transmitidas por Marcelo Paixão?

Na entrevista lida, o entrevistador apresenta suas opiniões sobre o assunto ou se mantém imparcial? Exemplifique.

Na sua opinião, o assunto tratado na entrevista é polêmico?     

Professor: Ainda sobre a entrevista, solicite que os alunos respondam por escrito às questões propostas abaixo:   

1.O título é atraente e sugestivo? Por quê?

2.Observe as perguntas e as respostas da entrevista. Compare-as quanto à extensão.

3.Explique o porquê da diferença entre a extensão das perguntas e a das respostas.

 4.As perguntas costumam ser elaboradas antes da entrevista, mas o entrevistador também precisa estar preparado para fazer perguntas de improviso, à medida que a conversa vai se desenrolando. Das perguntas apresentadas, quais você acha que foram preparadas com antecedência? Por quê?   

Professor converse com os alunos sobre a questão abaixo:  

Na língua falada, os interlocutores estão em presença numa determinada situação, conversando sobre um determinado assunto; por isso muita coisa na conversa fica subentendida, nem tudo precisa ser explicado, como na língua escrita. Quando lemos um registro da língua falada, como na leitura da entrevista lida, temos que recuperar informações que, para o entrevistado e o entrevistador, estão implícitas na situação.

Com base nessa explicação, releia o início da primeira resposta de Marcelo Paixão.   

- Não é surpresa.   

O que não é surpresa?

 Por que o entrevistado não precisou dizer ao entrevistador nem ao leitor o que não seria surpresa?

O entrevistado usa o verbo na primeira pessoa do plural para se referir a um grupo de pessoas: a situação em que está conversando com o entrevistador e o assunto sobre o qual falam é que esclarecem a quem está se referindo. Identifique a quem se refere a primeira pessoa do plural em cada frase abaixo.  

 a) “Mas penso que, por trás disso tudo, devemos promover uma profunda reflexão a respeito da integração dos afrodescendentes nos negócios, no trabalho, na escola e em outros setores da sociedade.”   

 b) “Nesse caso, a realidade não se altera só com mudanças de postura. Assim, neste momento, precisamos de uma política pró-diversidade na universidade brasileira.”  

   Terceira etapa:  

 Professor: para fomentar as discussões acerca do preconceito racial no Brasil, apresente aos alunos um vídeo com o depoimento de alguns trabalhadores que sofreram preconceito e, a seguir, mostra o professor Marcelo Paixão discutindo sobre o assunto.

  Disponível em:   

http://www.youtube.com/watch?v=cV9227CKNLA    

Professor: divida a turma em pequenos grupos e solicite que os alunos transcrevam a entrevista dada pelo professor Marcelo Paixão. Para tanto, os alunos devem eliminar as marcas de oralidade, sem que haja alteração no estilo do entrevistado. Essa atividade deve ser realizada com a orientação de perto do professor. Talvez seja necessário fazer coletivamente a transcrição da primeira parte da fala do professor Marcelo para que as marcas de oralidade sejam enfatizadas e retextualizadas.    

Recursos Complementares
Avaliação

 Professor: solicite que cada aluno se reúna com um colega e escolha alguém para entrevistar: uma pessoa que admirem, um aluno de outra série que tenha sofrido preconceito, um funcionário da escola, um professor, um amigo comum, um integrante de uma ONG, um político ou empresário.

. Depois de escolhido o entrevistado, informem-se sobre ele, combinem o dia e o horário para a entrevista e expliquem a ele qual será o tema: preconceito racial

. Organizem as perguntas de forma objetiva e clara. Discutam se vão gravar a entrevista ou fazer as anotações.

 . No dia da entrevista, se o entrevistado der alguma opinião inesperada, aproveitem para formular outras perguntas.

 . Transcrevam o que foi gravado ou anotado, eliminando as marcas de oralidade.

. Coloquem um título interessante.

. Antes de cada pergunta e resposta, coloquem o nome do entrevistador e do entrevistado respectivamente.

Após a correção do professor, as entrevistas devem ser apresentadas para toda a classe em forma de seminário.  

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