Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança.

- Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais.

- Algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas.

- Interagir com o colega sem discriminar habilidades ou sexo.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Antes de ser uma dança folclórica, o coco foi primeiramente um canto de trabalho dos tiradores de coco. Há duas versões sobre a origem do coco, uns acreditam que ele nasceu nos engenhos, indo mais tarde para o litoral, outros acreditam que ele é essencialmente praieiro, devido a predominância de coqueiros encontrado nessa região. Sabe-se que sua origem é nordestina, porém não se sabe ao certo em qual estado ele surgiu. Alagoas, Paraíba e Pernambuco se alternam nos textos como fundadores dessa dança. O coco pode ser dançado calçado ou descalço. Ele não possui vestimenta própria. Para participar, as pessoas utilizam qualquer tipo de roupa. A dança do coco pode ser considerada uma dança para todos, onde homens, mulheres, crianças, de qualquer classe social, cantam, dançam e misturam-se sem nenhuma distinção.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_y2lPrKN2RUI/TEnr4qtLQLI/AAAAAAAAALc/U55p2JTqR_g/s1600/coco+de+roda..jpg

Atividade 1

Como atividade inicial da aula, irá ser feita uma brincadeira resgatando a história do coco, onde os escravos tinham que retirar os cocos dos coqueiros e levar para as senzalas para mais tarde descascar. O professor pedirá para formar duas colunas, com o mesmo número de alunos, no meio da quadra. Em seguida ele espalhará no final da quadra, uma grande quantidade de bolas, que representarão os cocos tirados dos coqueiros, e no outro lado da quadra, serão colocados dois cestos, um para cada grupo. E a brincadeira se desenvolverá da seguinte forma: o primeiro da coluna correr para pega um “coco” e entrega para o segundo; este entrega para o terceiro sem sair do lugar; o terceiro entrega para o quarto; assim até que o “coco” chegue no último integrante da coluna; o último irá correr e colocar o “coco” no cesto, e correrá para pegar outro “coco”, espalhado do outro lado da quadra, e em seguida entregará para o primeiro aluno da coluna, se tornando nesse momento o primeiro; a brincadeira acabará quando não existir mais nenhum “coco”para ser colhido. Ganhará o grupo que no final da brincadeira tiver mais “coco” em seu cesto.

Atividade 2

Nessa atividade, como proposta do aluno vivenciar essa dança folclórica apresentada, e de aprender algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas, o professor ensinará como se dança o coco de roda nas regiões nordestinas. Para começar, todos os alunos deverão estar de um lado da quadra, virados para o professor. Em seguida, ele explicará que a marcação da dança do coco é feita com os pés, em um compasso de geralmente três pisadas no chão, sendo que a terceira pisada, deverá ocorrer com o pé direito à frente e mais forte do que as anteriores. Para perceber que todos os alunos estão no mesmo ritmo, o professor pedirá que quando a perna direita for à frente, os alunos batam palma simultaneamente. Depois, de aprendido o ritmo das pisadas, ao invés deles baterem palma no momento da terceira pisada, eles levantarão os dois braços, como uma saudação, e flexionarão a perna esquerda. Ainda individualmente, os alunos realizarão o passo, se deslocando uma vez para frente, onde está o professor, outra vez para trás.

Dica: Como toda turma existe os alunos inibidos, com dificuldades de coordenação motora e os alunos desinibidos que normalmente apresentam boa coordenação, o professor poderá pedir que esses alunos mais desinibidos se espalhem pela quadra e ajudem os alunos com mais dificuldades, estimulando a cooperação e a integração de todos da turma.

Atividade 3

Na última atividade, antes de formar a roda de coco, os alunos formarão duplas para realizar uma avaliação recíproca dos movimentos aprendidos na atividade anterior. Com isso, os próprios alunos poderão auxiliar o professor na correção dos movimentos dessa dança. Para isso, o professor entregará, a cada dupla, uma ficha de observação, contendo alguns critérios: a terceira pisada forte está sendo feita com o pé direito; os braços estão sendo levantados ao mesmo tempo da pisada forte com o pé direito; a perna esquerda está sendo flexionada no momento da terceira pisada; e o aluno está no ritmo da música. Explicado os critérios, o professor colocará a música do coco, e em duplas, um aluno irá dançar e o outro irá avaliar. Depois de alguns minutos, invertem-se as funções, outro dança e outro avalia. Desta maneira, um aluno auxilia da verificação da aprendizagem do outro.

Por último, o professor pedirá que a turma faça uma grande roda, intercalando meninos e meninas, para dançar o coco. Um casal deverá dançar no meio da roda o os demais com os colegas ao lado na roda. Quem se sentir avontade para dançar no meio da roda, poderá tirar o casal que está dançando no meio.

Alguns vídeos da dança do coco de roda podem ser encontrados na internet e apresentados pelo professor para os alunos no começo da aula. Vejam os exemplos a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=c2rMFNQsePg  

http://www.youtube.com/watch?v=JPhRgiejLvs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=C-i3eSXY7r8&feature=related

Algumas músicas de coco poderão ser baixadas no site a seguir:

http://www.nacaocultural.pe.gov.br/coco-de-roda-bio-caboclo

No final da aula, os alunos serão reunidos para uma avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

Com o intuito de avaliar a aprendizagem dos objetivos escolhidos para essa aula, o professor fará aos alunos alguns questionamentos:

a) Todos compreenderam a origem da dança e suas características históricas?

b) Houve alguma dificuldade em avaliar o colega, para auxiliar na aprendizagem?

c) Dos critérios de a serem observados nos colegas, quais foram os que gerarão mais dificuldades?

d) Todos conseguiram coordenar os movimentos no momento da dança?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.