Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Forró: do nordeste ao sudeste do Brasil.

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações.                   

Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor.                   

Interagir com o sexo oposto, respeitando suas características e particularidades.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nessa aula será apresentado aos alunos o FORRÓ, dança popular brasileira, de origem nordestina. O termo “forró” vem da palavra “forrobodó”, de origem africana, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem. Muitos acreditam que a palavra “forró” vem da expressão americana “for all” (para todos). Pois na época da segunda guerra mundial, quando uma base americana foi instalada em Natal, eram promovidos bailes abertos ao público. Mas não há nenhuma fundamentação histórica para sustentar essa versão.   

A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias, como evidencia nossa história de colonização e invasões européias. Além do jeito europeu de dançar, essas danças adquiriram também o balançar dos quadris dos africanos. O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).

Fonte: http://grupobrasil.files.wordpress.com/2008/07/trio_forro_pesado.jpg

 

Nessa aula, o professor poderá estimular um debate com os alunos, sobre a migração do povo nordestino para os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Fugindo da seca e do descaso político, e em busca de trabalho e uma melhor qualidade de vida, os nordestinos se transferiam para esses centros comerciais. E foi através dessa migração que o forró começou a ser difundido também na região sudeste do país, com a organização de bailes de forró para satisfazer e matar a saudade do povo nordestino.

 

 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_H1VyVbELf1M/SueoXg2jfgI/AAAAAAAABT8/3zVtL3O6o3g/s400/Migra%C3%A7%C3%A3o.gif

 

DICA - Essa aula também poderá ser apresentada como uma oficina em algum evento da escola, pois é uma dança que consegue atrair toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais).

 

ATIVIDADE 1

Professor, para esta aula é necessário um aparelho de som e, que selecione algumas músicas de forró para acompanhar a dança. Inicie a atividade com música e proponha que os alunos formem casais, ou caso queiram, que dancem individualmente  e, livremente pela quadra ou pelo espaço onde a atividade estiver ocorrendo. Quando o professor trocar de música todos deverão, o mais rápido possível, achar um par para dançar. Quem sobrar não marcará ponto. Os casais não poderão se repetir.

 

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/JPBSzwGSmlk/0.jpg

 

DICA:  Para estimular a participação e a cooperação de todos da turma, o professor poderá explicar que quando um aluno ficar sozinho mais de duas vezes toda turma perderá ponto, assim, estimulará que os mais desinibidos tenham uma forma de se integrarem com os demais alunos.

 

ATIVIDADE 2

 

Nessa atividade, o professor colocará toda a turma em um lado da quadra e de frente para ele. Em seguida, ele ensinará alguns passos básicos do forró:

  • Primeiro passo básico: Para começar todos deverão estar com os pés paralelos. Ao sinal do professor, todos levarão a perna esquerda a frente, apoiando apenas a ponta dos pés, em seguida a perna esquerda retorna e a direita irá para trás, e retornará novamente para o meio. Esse passo é repetido algumas vezes, até que todos realizem o movimento sem dificuldades.

 

  • Segundo passo básico: Nesse passo os alunos irão se deslocar para os lados, dando dois passos para o lado direito, depois dois passos para o lado esquerdo. O professor pedirá aos alunos, que sempre que for iniciar uma nova seqüência deste movimento, ele realize um giro de 90 graus, no sentido anti-horário.

 

  • Terceiro passo básico: Este passo será usado para separar a dama do seu corpo, e pode ser chamado de “dobradiça”. O aluno começará realizando o primeiro passo aprendido, e quando a perna direita retornar para o meio, ao invés de posicionar a esquerda à frente, o aluno colocará a esquerda atrás da perna direita, que realizará um pequeno giro, para facilitar o movimento. Em seguida, a esquerda volta para frente e a direita se desloca para trás da perna esquerda, que também realiza um pequeno giro, para facilitar o movimento, depois retorna novamente para o meio. E assim, o passo será repetido até que os movimentos sejam internalizados pelos alunos. Veja o exemplo no primeiro momento do vídeo abaixo, onde ele é utilizado para anteceder o giro da dama: http://www.youtube.com/watch?v=KMGatiFIG60&feature=related

 

Fonte: http://www.i_love_math.blogger.com.br/dancando%20forro.JPG

 

Depois de aprendido esses três passos, o professor pedirá que os alunos formem pares, para realizarem os passos em casais. A seguir segue um vídeo com exemplos desses passos e, de mais alguns passos básicos que podem ser ensinados numa primeira aula de forró:

Se o professor desejar e perceber que a turma está evoluindo rápido, ele poderá ensinar alguns passos mais elaborados, como os giros, realizados nos vídeos anteriores e a seguir:

 

  • PASSOS ADIANTADOS - GIRO - FORRO -

 

 

 

DICA: Sugiro que o professor passe primeiro os passos sem música, para serem melhor aprendidos, e depois coloque a música para a realização.

 

DICA: Todos esses vídeos poderão ser apresentados pelo professor para os alunos no início da aula, tendo como objetivo discutir quais os melhores passos para serem aprendidos no decorrer da aula e quais serão os mais complexos.

 

ATIVIDADE 3

BAILE DE FORRÓ

Na última atividade, o professor realizará um grande baile de forró, e para animar ainda mais esse baile, ele escolherá uma pessoa para ficar dançando com uma vassoura. No decorrer do baile, essa pessoa deverá trocar a vassoura com outra pessoa e assumir o seu papel na dança. A vassoura não poderá ficar mais de uma música na mão de uma mesma pessoa.

 

Baile de Forró

Fonte: http://studiorenatamiranda.zip.net/images/forrostudio.jpg

 

DICA: Como muitos ainda estão aprendendo os passos, sugiro que o professor coloque músicas com um ritmo mais lento, de cantores como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Trio Nordestino, etc.

No final da aula, os alunos serão reunidos para uma avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

Nessa avaliação, além do professor verificar o aprendizado dos passos de forró, ele irá propor uma pesquisa aos alunos, com os seguintes questionamentos:

1- Em qual época se intensificou o fluxo migratório nordestino no Brasil?

2- Quais eram os destinos mais comuns escolhidos pelos nordestinos?

3- Quais foram os fatores que influenciaram nessa migração?

4- Quais foram as consequências desta migração para os Estados?

5- Qual a situação atual da migração nordestina?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.