14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações.
Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor.
Interagir com o sexo oposto, respeitando suas características e particularidades.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro Professor, nessa aula será apresentado aos alunos o FORRÓ, dança popular brasileira, de origem nordestina. O termo “forró” vem da palavra “forrobodó”, de origem africana, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem. Muitos acreditam que a palavra “forró” vem da expressão americana “for all” (para todos). Pois na época da segunda guerra mundial, quando uma base americana foi instalada em Natal, eram promovidos bailes abertos ao público. Mas não há nenhuma fundamentação histórica para sustentar essa versão.
A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias, como evidencia nossa história de colonização e invasões européias. Além do jeito europeu de dançar, essas danças adquiriram também o balançar dos quadris dos africanos. O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).
Fonte: http://grupobrasil.files.wordpress.com/2008/07/trio_forro_pesado.jpg
Nessa aula, o professor poderá estimular um debate com os alunos, sobre a migração do povo nordestino para os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Fugindo da seca e do descaso político, e em busca de trabalho e uma melhor qualidade de vida, os nordestinos se transferiam para esses centros comerciais. E foi através dessa migração que o forró começou a ser difundido também na região sudeste do país, com a organização de bailes de forró para satisfazer e matar a saudade do povo nordestino.
DICA - Essa aula também poderá ser apresentada como uma oficina em algum evento da escola, pois é uma dança que consegue atrair toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais).
ATIVIDADE 1
Professor, para esta aula é necessário um aparelho de som e, que selecione algumas músicas de forró para acompanhar a dança. Inicie a atividade com música e proponha que os alunos formem casais, ou caso queiram, que dancem individualmente e, livremente pela quadra ou pelo espaço onde a atividade estiver ocorrendo. Quando o professor trocar de música todos deverão, o mais rápido possível, achar um par para dançar. Quem sobrar não marcará ponto. Os casais não poderão se repetir.
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/JPBSzwGSmlk/0.jpg
DICA: Para estimular a participação e a cooperação de todos da turma, o professor poderá explicar que quando um aluno ficar sozinho mais de duas vezes toda turma perderá ponto, assim, estimulará que os mais desinibidos tenham uma forma de se integrarem com os demais alunos.
ATIVIDADE 2
Nessa atividade, o professor colocará toda a turma em um lado da quadra e de frente para ele. Em seguida, ele ensinará alguns passos básicos do forró:
Fonte: http://www.i_love_math.blogger.com.br/dancando%20forro.JPG
Depois de aprendido esses três passos, o professor pedirá que os alunos formem pares, para realizarem os passos em casais. A seguir segue um vídeo com exemplos desses passos e, de mais alguns passos básicos que podem ser ensinados numa primeira aula de forró:
Se o professor desejar e perceber que a turma está evoluindo rápido, ele poderá ensinar alguns passos mais elaborados, como os giros, realizados nos vídeos anteriores e a seguir:
DICA: Sugiro que o professor passe primeiro os passos sem música, para serem melhor aprendidos, e depois coloque a música para a realização.
DICA: Todos esses vídeos poderão ser apresentados pelo professor para os alunos no início da aula, tendo como objetivo discutir quais os melhores passos para serem aprendidos no decorrer da aula e quais serão os mais complexos.
ATIVIDADE 3
BAILE DE FORRÓ
Na última atividade, o professor realizará um grande baile de forró, e para animar ainda mais esse baile, ele escolherá uma pessoa para ficar dançando com uma vassoura. No decorrer do baile, essa pessoa deverá trocar a vassoura com outra pessoa e assumir o seu papel na dança. A vassoura não poderá ficar mais de uma música na mão de uma mesma pessoa.
Fonte: http://studiorenatamiranda.zip.net/images/forrostudio.jpg
DICA: Como muitos ainda estão aprendendo os passos, sugiro que o professor coloque músicas com um ritmo mais lento, de cantores como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Trio Nordestino, etc.
No final da aula, os alunos serão reunidos para uma avaliação.
Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/forro
Leia os textos:
DANÇA ESCOLAR: UMA LINGUAGEM POSSÍVEL - http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm
DANÇA ESCOLAR: " O FORRÓ QUE EU DANCEI " - http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/c_danca_escola_rosane.pdf
Nessa avaliação, além do professor verificar o aprendizado dos passos de forró, ele irá propor uma pesquisa aos alunos, com os seguintes questionamentos:
1- Em qual época se intensificou o fluxo migratório nordestino no Brasil?
2- Quais eram os destinos mais comuns escolhidos pelos nordestinos?
3- Quais foram os fatores que influenciaram nessa migração?
4- Quais foram as consequências desta migração para os Estados?
5- Qual a situação atual da migração nordestina?
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2014
Cinco estrelasGostei muito dessa aula,parece bem divertida....
11/03/2011
Cinco estrelasBem completa a dinâmica, adaptarei à realidade das minhas classes.