Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A origem do samba e seus diferentes tipos.

- Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo.

- Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula será trabalhada com os alunos, uma dança que se tornou Patrimônio Cultural do Brasil: o Samba. O samba, além de ser o gênero musical mais popular no Brasil, é muito conhecido no exterior e está associado, assim como o futebol e o carnaval, ao país. O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira, na época do Brasil colonial, com a chegada da mão de obra escrava em nosso país. O samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e violão) e por instrumentos de percussão (tambores, pandeiro e surdos). Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso são os da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nessas cidades alguns tipos tornaram-se mais conhecidos como: samba-enredo, Samba de partido alto, Samba de roda, Samba de gafieira, Samba carnavalesco, entre outros.

Portanto, o professor explicará que serão trabalhados três tipos de samba: samba de gafieira, samba de roda e samba-enredo.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_bd-BYLsD-h4/SwcGcJCXeII/AAAAAAAAA88/bdwtkjtGuY0/s1600/samba.jpg

Atividade 1

Com o objetivo de propiciar aos alunos um primeiro contato agradável com o samba e deixar os alunos mais a vontade, o professor colocará um samba para tocar no aparelho de som, podendo ser músicas de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Martinho da Vila entre outros desse gênero. Em seguida, pedirá que os alunos dancem a vontade pela quadra, podendo ser sozinhos ou em casais. Com isso ele fará uma diagnose de como os alunos estão dançando, mesmo não tendo experiências de aulas de sambas anteriores.

Atividade 2

Nesta próxima atividade, os alunos aprenderão alguns passos básicos para compreender um pouco tanto do samba de gafieira como do samba de roda. Assim, o professor pedirá que todos os alunos fiquem de um lado da quadra de frente para ele. Então, eles repetirão os movimentos, passo a passo com o professor.

Passo básico do samba de gafieira: todos começam com os pés paralelos, e começam a marcar três tempos pisando no chão (esquerda, direita e esquerda). Em seguida, continuando com o mesmo tempo de marcação, mas em vez de realizar no mesmo lugar, eles irão se deslocar para frente e para trás. Assim vão pisar com o pé esquerdo, com o pé direito e com o pé esquerdo dá um passo para trás, juntando em seguida o pé direito ao lado. Quando o pé direito pisar ao lado do esquerdo, ele já começa a marcação do primeiro tempo, com o segundo pisando com o pé esquerdo no mesmo lugar e o terceiro tempo ele avança com o pé direito dando um passo para frente, e em seguida, o pé esquerdo acompanha fazendo novamente o primeiro tempo. Esse movimento é repetido várias vezes, até que todos realizem tranquilamente. Em seguida, o professor pede que a turma forme casais para realizar esses movimentos ao som da música, junto com seus parceiros. Veja o exemplo nos primeiros momentos do vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=xCaU5jyA-c4&feature=related

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_nB-qHCIkxMM/THfRoDdqgFI/AAAAAAAAAW0/c9ISwt2-tWA/s1600/dance_gafieira.jpg

Passo básico do samba de roda: neste momento da aula os alunos conhecerão os movimentos do “samba no pé”. Este passo começa com os alunos realizando os mesmos movimentos iniciais do samba de gafieira, marcando três tempos pisando no chão. Em seguida, eles realizarão um passo se deslocando para trás, marcando o primeiro tempo colocando o pé direito atrás do pé esquerdo, o segundo tempo ele pisa no mesmo lugar com o pé esquerdo, e o terceiro tempo ele pisa com o pé direito, retornando novamente ao primeiro tempo, colocando agora o pé esquerdo a trás do direito, o segundo tempo pisando com o pé direito, e o terceiro pisando com o pé esquerdo e assim por diante, sempre realizando o deslocamento para trás. É importante lembrar aos alunos, quando for realizar o movimento com os pés, utilizar o corpo para acompanhar este movimento. Veja o vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=LlgRsCUhB2s&feature=related

Dando continuidade ao passo básico, será realizado o passo sem deslocamento, sambando no mesmo lugar. O movimento será praticamente o mesmo, será mudado apenas o deslocamento, o primeiro tempo continua colocando o pé direito atrás do pé esquerdo, mas agora no segundo tempo o pé esquerdo avança um pouco para frente, e no terceiro tempo o pé direito retorna para próximo do calcanhar do pé esquerdo, assim repetindo tudo novamente. Veja o exemplo no vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=RXNdFRmPhcY&feature=related

Passo do contra giro: Nesse passo os alunos continuam dançando com o passo básico do samba sem deslocamento, e em seguida realizam um contra tempo e um meio giro, retornando novamente ao passo básico. Assim, serão repetidas três vezes o passo básico (direita atrás, esquerda a frente e juntando a direita atrás), e na quarta repetição, quando o pé direito for para atrás, simultaneamente o esquerdo irá para frente realizando o contra tempo e o giro, sem tirar os pés do chão. Veja o exemplo no vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=weHKPwxxXE4&feature=fvw

Dica: Nessa atividade o professor poderá perceber os alunos com uma melhor desenvoltura com os ritmos e passos apresentados, e pedir pra eles auxiliarem os mais inibidos e com menos desenvoltura no aprendizado dos passos.

Atividade 3

Para essa atividade, os alunos formarão uma roda de samba. Todos na roda deverão estar sambando e tentando acompanhar o ritmo da música batendo as palmas das mãos. Um casal deverá estar sambando no meio da roda, e depois de certo tempo, um novo aluno entra sambando e retira o colega do mesmo sexo da roda. Para retirar o colega da roda, basta dar um toque ou um olhar para ele. Nessa roda de samba, os alunos deverão colocar em prática os passos aprendidos na atividade anterior.

Fonte: http://farm3.static.flickr.com/2767/4389619909_aa931006aa.jpg

Atividade 4

Nessa última atividade, o professor explicará um pouco do samba-enredo, que será o último samba a ser apresentado nesta aula. Este tipo de samba é apresentado no período do carnaval, tradicionalmente na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. O samba-enredo é feito especificamente para o desfile de uma escola de samba, tendo além da música, vários componentes como: carros alegóricos, comissão de frente, alas alegóricas, bateria, passistas, etc.

Fonte: http://www.anhembi.com.br/anhembi/pub/Acontece/AconteceAnhembi1233177620/comissaofrente.jpg

Assim, para essa atividade o professor dividirá a turma em três grupos, e distribuirá três letras de samba-enredo que fizeram sucesso nos carnavais cariocas. Em seguida, o professor explicará que a proposta será montar um coreografia de comissão de frente, baseado no enredo deste samba. Depois de algum tempo para a discussão e para ensaiar, o professor colocará o samba-enredo no aparelho de som e cada grupo apresentará sua coreografia para o professor e o restante dos grupos. Seguem algumas sugestões de samba-enredo: 

Salgueiro (1993): “Peguei um ita no norte” - http://centraldenoticias.wordpress.com/2008/02/03/musical-carnaval-salgueiro93/

Mocidade de Padre Miguel (1992): Sonhar Não Custa Nada! Ou Quase Nada… - http://www.justsomelyrics.com/1463542/Sambas-de-Enredo-Inesqueciveis-Sambas-de-Enredo---Sonhar-Nao-Custa-Nada!-Ou-Quase-Nada...---Mocidade-Independente-de-Padre-Miguel-Lyrics

Imperatriz (1989): Liberdade, Liberdade Abre As Asas Sobre Nós - http://letras.terra.com.br/imperatriz-leopoldinense-rj/46373/

No final da aula os alunos serão reunidos para uma avaliação final da aula.

Recursos Complementares

Sites: http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

Apostila: Danças e Folguetos Folclóricos Brasileiros - Companhia Folclórica do Rio-UFRJ.

Avaliação

Como forma de observar a aprendizagem dos objetivos dessa aula, o professor realizará algumas perguntas aos alunos:

1- Qual foi o momento mais prazeiroso da aula?

2- Quais foram os sambas apresentados na aula?

3- Qual foi a maior dificuldade encontrada, na execução dos passos ensinados pelo professor?

4- O que foi mais difícil, compreender a letra dos sambas ou montar as coreografias?

5- Qual foi a melhor comissão de frente?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.