23/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
• Aplicar modelos para compreender a Lei de Lavoisier;
• Utilizar uma simulação para identificar as Leis de Lavoisier e de Proust.
• Representação química;
• Equação química;
• Proporção.
Para esta aula o professor deverá criar um blog junto com os alunos para disponibilizar as informações da aula. Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Caso o professor queira fazer o experimento, precisará dos materiais descritos abaixo:
Materiais para o experimento:
• Balança
• Folha de papel cortada ao meio;
• Palha de aço;
• Palitos de fósforo;
Aula 1:
Professor, para iniciar a aula você terá duas opções:
1 – Essa aula poderá ser uma continuação da aula: O que acontece com a massa durante uma reação química?.
2 – Inicie a aula com o experimento a seguir:
Experimento: Variação da massa da palha de aço e da folha de papel
Obs.: esse experimento pode ser feito em sala de aula.
Pegue uma balança (que registra pequenas variações de massa), coloque sobre ela a folha de papel. Peça para que os alunos anotem a massa. Em seguida queime o papel, novamente os alunos deverão anotar a massa.
Nesse momento pergunte aos alunos o que aconteceu com a massa da folha de papel? Eles responderão que a massa diminuiu. Pergunte se a massa diminui para tudo o que queimamos? Alguns alunos responderão que sim outros responderão que não, mas para cada resposta solicite um exemplo.
Peça que os alunos observem a continuação do experimento.
Repita o mesmo procedimento com a palha de aço.
Obs.: a massa da palha de aço terá uma variação de massa de aproximadamente 1 g.
Em seguida pergunte aos alunos se o experimento foi conduzido em um sistema aberto ou um sistema fechado? Para direcionar as respostas dos alunos faça algumas indagações:
< p>• A balança registra a massa do ar que está na atmosfera?• A balança registra a massa da fumaça que saiu da folha de p apel?As respostas a ess as questões serão negativas por parte dos alunos, pois eles começarão a perceber que o experimento foi realizado em um sistema aberto.No final do experimento peça para que os alunos formem grupos de 4 a 5 componentes e façam um breve relatório do experimento. Nesse relatório os alunos deverão dizer o que aconteceu com a massa da palha de aço e com a massa da folha de papel e outras informações que julgarem importantes. Os relatórios deverão ser colocados no blog para avaliação posterior.
Leve os alunos até o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de acordo com a quantidade de computadores e peça para que cada grupo veja a simulação abaixo:
Dentro da lei: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10426
Roteiro de exploração da simulação: Dentro da lei
Informe aos alunos que os resultados obtidos durante a exploração da simulação e informações importantes deverão ser colocados no blog com a identificação do grupo.
< p>Na simulação os alunos deverão escolher uma das leis:Peça para que os alunos escolham a Lei de Lavoisier. Os alunos deverão ler as informações sobre a lei e depois terão acesso às atividades sobre esta lei. Cada componente do grupo deverá responder pelo menos uma das atividades propostas e colocar os resultados no blog:
Para responder essa atividade os alunos deverão recorrer a Lei de Lavoisier: em uma reação química a soma das massas dos reagentes é sempre igual a soma das massas dos produtos.
Em seguida peça para que os alunos voltem para a linha do tempo e escolham as demais leis sempre anotando as suas observações.
Em seguida os alunos deverão fazer um relatório sobre a simulação e postar no blog.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.
O professor poderá avaliar os alunos através da participação e das colocações no blog.
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