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O que acontece com a massa durante uma reação química? – Leis das Reações Químicas

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aplicar modelos para compreender a Lei de Lavoisier;
• Utilizar uma simulação para identificar as Leis de Lavoisier e de Proust.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Representação química;
• Equação química;
• Proporção.

Estratégias e recursos da aula

         

Para esta aula o professor deverá criar um blog junto com os alunos para disponibilizar as informações da aula. Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Caso o professor queira fazer o experimento, precisará dos materiais descritos abaixo:
Materiais para o experimento:
• Balança
• Folha de papel cortada ao meio;
• Palha de aço;
• Palitos de fósforo;

Aula 1:

 

Professor, para iniciar a aula você terá duas opções:
1 – Essa aula poderá ser uma continuação da aula: O que acontece com a massa durante uma reação química?.

2 – Inicie a aula com o experimento a seguir:

Experimento: Variação da massa da palha de aço e da folha de papel

Obs.: esse experimento pode ser feito em sala de aula.

Pegue uma balança (que registra pequenas variações de massa), coloque sobre ela a folha de papel. Peça para que os alunos anotem a massa. Em seguida queime o papel, novamente os alunos deverão anotar a massa.

Nesse momento pergunte aos alunos o que aconteceu com a massa da folha de papel? Eles responderão que a massa diminuiu. Pergunte se a massa diminui para tudo o que queimamos? Alguns alunos responderão que sim outros responderão que não, mas para cada resposta solicite um exemplo.
Peça que os alunos observem a continuação do experimento.

Repita o mesmo procedimento com a palha de aço.

Obs.: a massa da palha de aço terá uma variação de massa de aproximadamente 1 g.

Em seguida pergunte aos alunos se o experimento foi conduzido em um sistema aberto ou um sistema fechado? Para direcionar as respostas dos alunos faça algumas indagações:

< p>• A balança registra a massa do ar que está na atmosfera?• A balança registra a massa da fumaça que saiu da folha de p apel?As respostas a ess as questões serão negativas por parte dos alunos, pois eles começarão a perceber que o experimento foi realizado em um sistema aberto.

No final do experimento peça para que os alunos formem grupos de 4 a 5 componentes e façam um breve relatório do experimento. Nesse relatório os alunos deverão dizer o que aconteceu com a massa da palha de aço e com a massa da folha de papel e outras informações que julgarem importantes. Os relatórios deverão ser colocados no blog para avaliação posterior.

Aula 2:

Leve os alunos até o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de acordo com a quantidade de computadores e peça para que cada grupo veja a simulação abaixo:

Dentro da lei: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10426

Roteiro de exploração da simulação: Dentro da lei

Informe aos alunos que os resultados obtidos durante a exploração da simulação e informações importantes deverão ser colocados no blog com a identificação do grupo.

< p>Na simulação os alunos deverão escolher uma das leis:


Peça para que os alunos escolham a Lei de Lavoisier. Os alunos deverão ler as informações sobre a lei e depois terão acesso às atividades sobre esta lei. Cada componente do grupo deverá responder pelo menos uma das atividades propostas e colocar os resultados no blog:

Para responder essa atividade os alunos deverão recorrer a Lei de Lavoisier: em uma reação química a soma das massas dos reagentes é sempre igual a soma das massas dos produtos.

Em seguida peça para que os alunos voltem para a linha do tempo e escolham as demais leis sempre anotando as suas observações.

Em seguida os alunos deverão fazer um relatório sobre a simulação e postar no blog.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através da participação e das colocações no blog.

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