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Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social.              

- O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos.                    

- Cooperar com o professor na hora de utilizar o material dessa dança, para manter a segurança da aula.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula será apresentada uma dança de origem Afro-indígena, pois foi trazida pelos negros da África para o Brasil e aqui foi mesclada com alguma coisa da cultura dos índios que aqui viviam. Os africanos diziam que esta era mais uma forma de luta contra a escravidão e o cativeiro. Para não serem reprimidos pelos feitores de engenho, eles transformaram essa luta em dança e ainda cantavam as músicas nos dialetos que trouxeram da África para não serem compreendidos. Para as lutas travadas durante o dia, os negros treinavam durante a noite nos terreiros das senzalas com paus em chama que retiravam das fogueiras, trazendo ainda mais perigo para o agressor. A dança do maculelê pode ser feita com bastões de madeira, facões ou facas, mas, alguns grupos praticam o maculelê com tochas de fogo ou “tições” retirados na hora de uma fogueira que fica no meio da roda junto com os dançarinos. Os instrumentos que acompanham esta dança são os atabaques, os pandeiros e às vezes violas de doze cordas. Os passos da dança se assemelham bastante aos do frevo pernambucano, são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas dão ritmo fundamental para a execução de muitos movimentos de corpo dos dançarinos.

OBS: Esse texto sobre o Maculele foi baseado nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maculel%C3%AA

http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2053&action=geral

 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_vwhOFNrDaHk/SxWWMjoscKI/AAAAAAAAAHQ/PNA6MbnTW7g/s1600/maculele1.jpg

Assim, é importante passar para os alunos que foram os escravos que ajudaram a construir o nosso país. O passado escravista do Brasil, não é motivo de orgulho, mas é através do estudo da cultura negra que compreendemos melhor a origem do povo brasileiro.

Atividade 1

Nessa primeira atividade, o professor explicará aos alunos que nessa aula ele irá substituir os bastões de madeira por garrafas pets de dois litros vazias. Em seguida, ele distribuirá duas garrafas para cada aluno e pedirá que eles se espalhem pela quadra, tirando sons individuais ou em grupos, utilizando ou não os objetos espalhados pela quadra como: trave, grades, arquibancadas, etc.

Fonte: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/2/2627/8664/PET.GIF

Observação: As garrafas pets foram escolhidas para a realização dessa atividade por se tratar de um material reciclado e de faço acesso para os professores. Mas se o professor desejar, poderá utilizar os bastões de madeira em todas as atividades.

Atividade 2

Nesse momento da aula, o professor colocará algumas músicas de maculelê e os alunos dançarão livremente pela quadra. Quando o professor falar um número, cada aluno encontrará o colega mais próximo, e baterá em suas garrafas o número de vezes falado pelo professor, e retornará em seguida ao seu deslocamento individual. Exemplo: quando professor falar o número três, ele baterá três vezes nas garrafas do colega, podendo alternar as garrafas da mão esquerda e da mão direita na hora de bater.

Depois de repetir algumas vezes essa dinâmica, o professor acrescentará um movimento (giro, salto, agachamento, chute, cruzada de perna, etc) para ser pronunciado junto com os números. Exemplo: O professor dará o comando: dois e chute, em seguida os alunos baterão duas vezes na garrafa do colega e executarão qualquer tipo de chute, não importando a ordem da execução.

Músicas sugeridas:

http://letras.terra.com.br/capoeira-brazil/513700/     

http://www.krafta.info/br/search/M%C3%9ASICAS-DE-MACULEL%C3%8A/1/mp3

 

Atividade 3

A proposta dessa atividade será reviver alguns momentos importantes na história do Brasil e do maculelê. O professor dividirá a turma em dois grupos que deverão montar uma encenação teatral. Os temas que deverão ser abordados são: escravidão, maculelê, abolição da escravidão, a miscigenação do povo brasileiro na atualidade e a coletividade. Para facilitar a criação da história o professor poderá sugerir alguns personagens como: escravos, feitores, senhores de engenho, Princesa Isabel, burguesia, negros e brancos. Se os grupos desejarem poderão escolher uma pessoa para ser o narrador da história.

Para essa atividade o professor estipulará alguns minutos para formulação e ensaio da história, e alguns minutos para a apresentação.

No final da aula a turma será reunida para uma avaliação final.

Veja a seguir alguns vídeos da dança do Maculelê que poderá ser apresentado pelo professor no começo da aula, após o breve relato histórico dessa dança:

http://www.youtube.com/watch?v=kAir6jQNdt0

http://www.youtube.com/watch?v=o-Z2yQrlykk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=O5Br75so5c0&feature=related

Recursos Complementares

Essa aula foi pesquisada e baseada nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maculel%C3%AA

http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2053&action=geral

Apostila: Danças e Folguetos Folclóricos Brasileiros - Companhia Folclórica do Rio-UFRJ.

Avaliação

Como proposta de avaliação para essa aula o professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa sobre os escravos brasileiros, respondendo algumas perguntas importantes:

1- Quais eram as origens dos escravos brasileiros?

2- Quais eram as danças que os escravos realizavam nas colônias em cada região do Brasil?

3- Qual foi a data da libertação da escravidão e quais foram as consequências?

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Divanir Candido Veloso Fagundes, Centro Educacional Municipal Interativo , Santa Catarina - disse:
    divaveloso@gmail.com

    18/10/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns! Gostei muito da aula e já desenvolvi uma muito parecida com esta com duas turmas de 1º ano. Eu gostaria de fazer uma sugestão. Em vez de usarmos o termo "escravos brasileiros" uasrmos o termo pessoas que tiveram a mão de obra escravizada. Eu sei que há argumentos para comprovar o uso do termo, no entanto, não há argumento que exlique usarmos ainda este termo em sala de aula sem constranger e propagar o que há muito já deveria ter sido reparado. Com carinho Divanir


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