Organizar, para esta aula, seis esculturas que deverão ficar cobertas por caixas de papelão, as quais deverão ter aberturas em seus quatro cantos, sendo, ainda, cobertas internamente por tecidos da cor preta, de maneira a permitir que os alunos introduzam suas mãos dentro da caixa sem ver o seu conteúdo;
Entregar para cada aluno uma folha de papel sulfite A4 e um lápis HB;
Convidar os alunos a investigar, por meio do tato, os objetos no interior das caixas, e descrever, com isso, na folha sulfite, as formas tridimensionais percebidas através deste sentido;
Socializar com os alunos as percepções que foram descritas durante a atividade anterior;
Dizer aos alunos que muitos deficientes visuais visitam exposições de arte e percebem as obras expostas utilizando-se do tato, exercício este que também foi realizado por eles;
Escutar os alunos e perguntar se eles conhecem algum artista com deficiência visual, ou, se conhecem algum deficiente que já visitou uma exposição de artes visuais;
Solicitar aos alunos que façam para a próxima aula uma pesquisa sobre estes assuntos;
Recolher as anotações realizadas nas folhas de papel sulfite, após a experiência da percepção das esculturas com o tato, lembrando que as mesmas deverão conter os seus nomes;
Aula 2
Entregar para os alunos as descrições de suas percepções anotadas na aula anterior e pedir que leiam seus conteúdos e tentem lembrar a experiência vivenciada ;
Distribuir para cada aluno uma folha de papel canson A3, pincel e uma cor de tinta guache;
Fixar com fita crepe a folha de canson na mesa do aluno e explicar que de posse do pincel e da tinta guache ele deverá representar um dos objetos sentidos na aula anterior, mas, nesta representação estará com os olhos vendados, sendo necessário que fique com a tinta em uma das mãos e o pincel em outro observando bem o espaço do papel em sua mesa;
Vedar os olhos dos alunos, manter uma música ambiente em tom suave e esperar que os alunos realizem a experiência solicitada;
Retirar, ao término da atividade, a venda dos olhos dos alunos, solicitar que escrevam seus nomes em baixo na folha e coloque seu trabalho para secar.
Aula 3
Colocar, novamente, as esculturas cobertas por suas respectivas caixas;
Entregar para os alunos os trabalhos de pintura realizados na aula anterior;
Pedir aos alunos que falem sobre a experiência de pintarem com os olhos vendados e se os seus trabalhos conseguiram representar as descrições realizadas após sentirem as esculturas veladas pelas caixas de papelão;
Escutar e anotar os depoimentos dos alunos;
Descobrir as esculturas e solicitar aos alunos que expressem oralmente se o que visualizam corresponde ao que sentiram, por meio do tato, e representaram, através da pintura.
Aula 4
Agendar para esta aula uma visita à Associação de cegos da cidade, para que os alunos possam conversar com os deficientes visuais sobre a percepção tátil;
Programar junto à coordenadora de tal Associação uma pequena palestra sobre as dificuldades encontradas pelo deficiente visual nas diferentes situações sociais e de aprendizado;
Levar para esta visita uma das esculturas e solicitar a um deficiente a descrição da mesma;
Percepção pelo tato por deficiente visual - Fotografia da autora
Solicitar aos alunos que percebam a diferença entre a sua percepção e a do deficiente.
Aula 5
Reservar esta aula para uma avaliação coletiva sobre o processo vivenciado, se os alunos tiveram dificuldade ou facilidade frente à exploração tátil de um objeto desconhecido, à descrição do mesmo pela escrita, à sua representação por meio dos olhos vendados, à critica sobre o resultado final da pintura e frente à experiência de conhecer e perceber as habilidades de pessoas com deficiência visual.