Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Colagem - Mandalas de memórias sociais e familiares

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer o museu histórico da cidade;
  • Pesquisar sobre objetos e/ou fotografias que tenham relação com sua história familiar;
  • Elaborar, por meio de colagem, uma mandala que apresente elementos de ligação entre a história da cidade e sua história pessoal;
  • Socializar e avaliar o resultado plástico obtido.
Duração das atividades
• 5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História da cidade;
  • Museu Municipal;
  • Colagem;
  • Mandala.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  •    Planejar um trabalho interdisciplinar com a professora de História, objetivando o conhecimento dos alunos sobre a história da cidade;
  • Programar, para esta aula, uma visita orientada ao Museu Municipal da sua cidade;
  • Agendar com antecedência o ônibus para o traslado dos alunos;
  • Solicitar aos alunos que levem para a visita ao museu máquinas fotográficas ou celulares com câmera, gravadores e bloco de notas;
  • Pedir aos alunos que, durante a visita orientada, observem, anotem, fotografem e perguntem ao instrutor do museu tudo o que acharem ser pertinente para a pesquisa;
  • Solicitar aos alunos que providenciem para a próxima aula a transcrição das fitas, a organização das anotações, pedindo, ainda, que gravem em um CD as imagens fortografadas.

 Aula 2

  • Providenciar para esta aula, fotos antigas da cidade e expô-las em um painel nas paredes da sala (estas fotos podem ser obtidas no Arquivo Público Municipal da cidade);
  • Conversar com os alunos sobre as fotos expostas e perguntar se eles  conseguem identificá-las no complexo urbano da cidade;
  • Apresentar aos alunos as edificações que na contemporaneidade substituíram os lugares mostrados nas imagens expostas, no sentido de fazer com que os alunos consigam perceber a dinâmica das alterações arquitetônicas ocorridas na cidade nos diferentes períodos de sua constituição;
  • Reservar a sala de informática da escola para esta aula;
  • Solicitar aos alunos que socializem entre si as imagens coletadas;
  • Propor que cada aluno, dentre as imagens apreciadas, escolha no mínimo 4  e no máximo 8, podendo ser escolhidas imagens iguais por diferentes alunos;
  • Pedir aos alunos que gravem em seus próprios CDs as imagens eleitas, providenciando, para a próxima aula, a revelação das mesmas;
  • Dizer para os alunos trazerem na próxima aula a reprodução de fotos antigas suas e de suas famílias.

 Aula 3 

  • Recordar com os alunos os conceitos básicos sobre mandala e colagem, reelembrando com eles alguns princípios que constituem uma mandala, quais sejam: a forma circular, o ponto central e a repetição das formas;
  • Apresentar aos alunos algumas imagens de artistas que trabalham com estes dois temas, discutindo-as com as crianças, de forma que eles consigam perceber nas imagens apresentadas os princípios básicos constituintes da mandala;

Alguns trabalhos da série "Mandala", de Ordetto Guersoni. Foto: Jorge Almeida  http://culturaefutebol.wordpress.com/2009/04/page/2/ 

  • Outros da colagem: Técnica não muito antiga, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, objetos e outros elementos, cada um de origem diferente da outra ou da mesma origem.

  • Damasceno, José A Carta , 2006 colagem sobre PVC 260 x 183 cm Reprodução fotográfica Eduardo Ortega ·         Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=obra&cd_verbete=2288&cd_obra=64078 acesso em 29 de agosto de 2010; 
  • Solicitar aos alunos que disponham sobre as mesas as fotos reveladas, tanto as referentes à visita ao Museu Municipal, quanto às suas de suas famílias;
  • Perguntar aos alunos se eles conseguem perceber referências, ou mesmo elos de ligação entre as fotos da cidade com as de sua família e consigo mesmo;
  • Registrar as percepções dos alunos no quadro de giz da sala, de modo a possibilitar que eles percebam as importantes ligações entre o cidadão e a cidade;
  • Rever com os alunos alguns pontos trabalhados nas aulas de História e que estejam relacionados com a história da cidade, tais como: a importância dos habitantes na constituição sócio/política e cultural das cidades e, neste caso, ressaltar a importância das famílias e das pessoas que as constituem, tal como o papel do aluno em seu seio familiar, na composição da história da cidade, na vida de seus componentes, bem como a interrelação existente entre cidade X cidadão e cidadão X cidade;
  • Pedir aos alunos que, após a apresentação das imagens dos artistas, a socialização da reprodução das fotografias e as reflexões sobre a cidade e o cidadão que nela habita, iniciem a elaboração de uma mandala, tendo como objetos de colagem as suas reproduções fotográficas;
  • Lembrar aos alunos que esta produção plástica deverá contar ao público as relações discutidas em sala de aula (cidadão x cidade – cidade x cidadão).

Aula 4

  • Dispor para cada aluno, na sala de aula, um círculo de papelão de aproximadamente 30 cm de diâmetro, tesoura, cola e canetas hidrocor;
  • Solicitar aos alunos que iniciem a construção de suas mandalas, ressaltando que não esqueçam dos princípios que as constituem;
  • Acompanhar o processo de criação dos alunos, aproveitando a oportunidade para discutir individualmente as razões encontradas para tal construção;
  • Colocar os trabalhos para secar.

 Aula 5   

  • Programar para esta aula uma exposição coletiva de caráter interdisciplinar organizando-a , se possível, no Museu da cidade, de modo a obter uma relação entre o início do processo de aprendizagem e o fim alcançado, caso isto não seja possível, organize a exposição na própria escola;
  • Lembrar aos alunos que neste momento os trabalhos de Artes (mandalas) serão expostos junto aos trabalhos produzidos com o professor/a de História;
  • Organizar, se possível, uma abertura oficial da exposição, convidando a comunidade escolar, os pais e os amigos, a fim de fazer com os alunos possam socializar, apresentar e discutir com os visitantes os trabalhos apresentados.  
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados em todas as aulas, tendo com enfoques as seguintes atividades:  a visita ao museu histórico da cidade, na qual registraremos o interesse de cada um e a pertinência das perguntas;a pesquisa sobre objetos e/ou fotografias que tenham relação com sua história familiar; a elaboração da mandala e o resultado plástico obtido a partir do processo vivencial do aluno.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.