Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o museu histórico da cidade;
Pesquisar sobre objetos e/ou fotografias que tenham relação com sua história familiar;
Elaborar, por meio de colagem, uma mandala que apresente elementos de ligação entre a história da cidade e sua história pessoal;
Socializar e avaliar o resultado plástico obtido.
Duração das atividades
• 5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
História da cidade;
Museu Municipal;
Colagem;
Mandala.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Planejar um trabalho interdisciplinar com a professora de História, objetivando o conhecimento dos alunos sobre a história da cidade;
Programar, para esta aula, uma visita orientada ao Museu Municipal da sua cidade;
Agendar com antecedência o ônibus para o traslado dos alunos;
Solicitar aos alunos que levem para a visita ao museu máquinas fotográficas ou celulares com câmera, gravadores e bloco de notas;
Pedir aos alunos que, durante a visita orientada, observem, anotem, fotografem e perguntem ao instrutor do museu tudo o que acharem ser pertinente para a pesquisa;
Solicitar aos alunos que providenciem para a próxima aula a transcrição das fitas, a organização das anotações, pedindo, ainda, que gravem em um CD as imagens fortografadas.
Aula 2
Providenciar para esta aula, fotos antigas da cidade e expô-las em um painel nas paredes da sala (estas fotos podem ser obtidas no Arquivo Público Municipal da cidade);
Conversar com os alunos sobre as fotos expostas e perguntar se eles conseguem identificá-las no complexo urbano da cidade;
Apresentar aos alunos as edificações que na contemporaneidade substituíram os lugares mostrados nas imagens expostas, no sentido de fazer com que os alunos consigam perceber a dinâmica das alterações arquitetônicas ocorridas na cidade nos diferentes períodos de sua constituição;
Reservar a sala de informática da escola para esta aula;
Solicitar aos alunos que socializem entre si as imagens coletadas;
Propor que cada aluno, dentre as imagens apreciadas, escolha no mínimo 4 e no máximo 8, podendo ser escolhidas imagens iguais por diferentes alunos;
Pedir aos alunos que gravem em seus próprios CDs as imagens eleitas, providenciando, para a próxima aula, a revelação das mesmas;
Dizer para os alunos trazerem na próxima aula a reprodução de fotos antigas suas e de suas famílias.
Aula 3
Recordar com os alunos os conceitos básicos sobre mandala e colagem, reelembrando com eles alguns princípios que constituem uma mandala, quais sejam: a forma circular, o ponto central e a repetição das formas;
Apresentar aos alunos algumas imagens de artistas que trabalham com estes dois temas, discutindo-as com as crianças, de forma que eles consigam perceber nas imagens apresentadas os princípios básicos constituintes da mandala;
Outros da colagem: Técnica não muito antiga, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, objetos e outros elementos, cada um de origem diferente da outra ou da mesma origem.
Solicitar aos alunos que disponham sobre as mesas as fotos reveladas, tanto as referentes à visita ao Museu Municipal, quanto às suas de suas famílias;
Perguntar aos alunos se eles conseguem perceber referências, ou mesmo elos de ligação entre as fotos da cidade com as de sua família e consigo mesmo;
Registrar as percepções dos alunos no quadro de giz da sala, de modo a possibilitar que eles percebam as importantes ligações entre o cidadão e a cidade;
Rever com os alunos alguns pontos trabalhados nas aulas de História e que estejam relacionados com a história da cidade, tais como: a importância dos habitantes na constituição sócio/política e cultural das cidades e, neste caso, ressaltar a importância das famílias e das pessoas que as constituem, tal como o papel do aluno em seu seio familiar, na composição da história da cidade, na vida de seus componentes, bem como a interrelação existente entre cidade X cidadão e cidadão X cidade;
Pedir aos alunos que, após a apresentação das imagens dos artistas, a socialização da reprodução das fotografias e as reflexões sobre a cidade e o cidadão que nela habita, iniciem a elaboração de uma mandala, tendo como objetos de colagem as suas reproduções fotográficas;
Lembrar aos alunos que esta produção plástica deverá contar ao público as relações discutidas em sala de aula (cidadão x cidade – cidade x cidadão).
Aula 4
Dispor para cada aluno, na sala de aula, um círculo de papelão de aproximadamente 30 cm de diâmetro, tesoura, cola e canetas hidrocor;
Solicitar aos alunos que iniciem a construção de suas mandalas, ressaltando que não esqueçam dos princípios que as constituem;
Acompanhar o processo de criação dos alunos, aproveitando a oportunidade para discutir individualmente as razões encontradas para tal construção;
Colocar os trabalhos para secar.
Aula 5
Programar para esta aula uma exposição coletiva de caráter interdisciplinar organizando-a , se possível, no Museu da cidade, de modo a obter uma relação entre o início do processo de aprendizagem e o fim alcançado, caso isto não seja possível, organize a exposição na própria escola;
Lembrar aos alunos que neste momento os trabalhos de Artes (mandalas) serão expostos junto aos trabalhos produzidos com o professor/a de História;
Organizar, se possível, uma abertura oficial da exposição, convidando a comunidade escolar, os pais e os amigos, a fim de fazer com os alunos possam socializar, apresentar e discutir com os visitantes os trabalhos apresentados.
Os alunos serão avaliados em todas as aulas, tendo com enfoques as seguintes atividades: a visita ao museu histórico da cidade, na qual registraremos o interesse de cada um e a pertinência das perguntas;a pesquisa sobre objetos e/ou fotografias que tenham relação com sua história familiar; a elaboração da mandala e o resultado plástico obtido a partir do processo vivencial do aluno.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.