06/10/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLAÚDIA LIMEIRA DE SENA, CLARICE FERREIRA GUIMARAES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para estas aulas os alunos precisam ter vivenciado situações didáticas envolvendo a contação de alguma adaptação da obra A Odisséia para a criança.
ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pela Grécia Antiga
1º momento: Como sugestão, o professor leva para a roda da conversa a adaptação da obra A Odisséia trabalhada com a turma e, juntos, relembram as histórias que as crianças mais gostaram de ouvir.
Fonte: http://www.traça.com.br Fonte: http://www.travessa.com.br
2º momento: Após o momento de relembrarem as histórias, o professor propõe os seguintes questionamentos para a turma:
|
3º momento: O professor propõe a turma se dividir em grupos para pesquisarem e tentar responder todos os questionamentos. Para formar os grupos apresenta a turma o quadro abaixo que deve ser preenchido de acordo com as escolhas das crianças:
TEMA |
Alimentação |
Vestuário |
Moradia |
Trabalho |
Diversão |
Religião |
GRUPO
|
|
|
|
|
|
|
Em seguida, o professor combina com a turma que cada grupo ficará responsável por elaborar um texto e cartaz sobre o tema escolhido, para apresentarem aos demais colegas.
4º momento: Definidos os grupos de trabalho, o professor leva a turma à biblioteca, colocando à disposição das crianças materiais diversos sobre a Grécia Antiga – atlas, lendas, livros de Arte e de História, orientando-as a manusearem os materiais disponibilizados, fazendo a leitura possível a cada uma, naquele momento de sua aprendizagem.
ATIVIDADE 2 – Organizando os conhecimentos sobre a Grécia Antiga
Para a realização da organização do que cada grupo selecionou nesse bloco de atividades, o professor combina com a turma que enquanto ele trabalha com um dos grupos os demais se envolverão em outras atividades que possam realizar com autonomia. Ressalta, ainda, que todos os grupos terão sua presença.
1º momento: O professor avisa as crianças que destacou ,no material selecionado por eles na biblioteca, algumas informações que ajudarão cada grupo na elaboração do texto sobre o tema que irá apresentar. Em seguida, procede a leitura e discussão dos trechos destacados em cada material. Nesta ocasião a leitura pode ser realizada pelo professor ou por alguma criança do grupo que já consegue ler convencionalmente .
Recortes da vida cotidiana na Grécia Antiga: Esportes, Cultura, Vida Familiar e Vaidades
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br
2º momento: Passado este momento, o grupo produz oralmente um texto que reflita a síntese que lhes foi possível realizar sobre o tema que apresentará para a turma. Nesta situação o professor assume o papel de escriba. Para ajudar as crianças a organizarem, em forma de texto, suas idéias acerca do assunto estudado, o professor pode fazer alguns questionamentos, como no exemplo abaixo:
PROCESSO DE PRODUÇÃO |
TEXTO FINAL |
- Pessoal, nesses materiais que lemos o que vocês aprenderam sobre como as pessoas moravam lá na Grécia Antiga? - Em palácios. - Todo mundo morava em palácio? - Não, só os ricos. - E as outras pessoas? - Em casa ou choupanas. - Como a gente pode dizer isso no texto? - Na Grécia Antiga as pessoas moravam em palácios, casas ou choupanas. (...) - E as casas? Quem morava nelas? Onde ficavam? - No campo. - Fora da cidade. - As pessoas que trabalhavam no campo. - Os camponeses. - E no texto, como a gente vai dizer isso? - As casas, outro tipo de moradia da Grécia Antiga, ficavam no campo fora da cidade. (...) |
A moradia na Grécia Antiga
Na Grécia Antiga as pessoas moravam em palácios, casas ou choupanas. Os palácios ficavam no centro da cidade e eram arrodeados por muralhas. Quem vivia nos palácios eram as pessoas ricas. Eles eram cheios de salas parecendo um labirinto. Dentro deles tinha armazéns, casa de banho, aposentos dos reis e rainhas e a sala do trono. As casas, outro tipo de moradia da Grécia Antiga, ficavam no campo fora da cidade. Quem morava nelas eram as camponesas, pessoas que trabalhavam plantando ou cuidando de animais. Elas tinham a forma de um quadrado. Tinha um outro tipo de casa que se chamava choupana que eram as casa dos escravos ou servos.
Autores: Gabriel, Maria Eduarda, Mirella |
3º momento: Concluída a produção do texto, cada grupo decide o material a ser usado na elaboração do cartaz será utilizado durante a apresentação do seu tema.
CARTAZ SOBRE O VESTUÁRIO
Fonte: Acervo do NEI, 2005.
ATIVIDADE 3 – A produção do convite
1º momento: Concluída a produção dos textos e cartazes, o professor decide com a turma a data da apresentação de cada grupo e quem será convidado, neste caso: pais e outras turmas da escola.
2º momento: Como as apresentações dos grupos acontecerão em dias diferentes, o professor discute com as crianças sobre como devem organizar um só convite contendo as datas e horários de cada apresentação. Para ajudar as crianças nessa discussão ele pode apresentar para a turma algumas programações de Seminários e ler para as crianças irem percebendo que nele além do horário, local e data, no convite deve ser informado o título da atividade e quem está promovendo. O convite pode ser organizado numa tabela como no exemplo abaixo:
Antes das apresentações, o professor envia o texto para casa, afim de que as crianças possam estudar para se sentirem mais seguras no dia da apresentação, conforme sugestão abaixo:
Atividade de Casa
Nesta semana estaremos apresentando o seminário sobre a Grécia Antiga. Prepara-se para essa atividade lendo sozinho ou com ajuda o texto que você elaborou com o seu grupo.
|
Também é importante decidir junto a elas a parte que cada componente quer ficar responsável por apresentar e realizar um ensaio com cada grupo.
ATIVIDADE 4 – As apresentações dos grupos
1º momento:O professor, junto com as crianças, organiza a sala em forma de auditório e deixa os cartazes de cada grupo preparado para serem afixados no quadro.
2º momento: O professor recebe os convidados, pais e crianças, orientando-os acerca de como se acomodarem para assistir as apresentações. As turmas organizando as crianças em uma roda.
ORGANIZAÇÃO DOS CONVIDADOS
Fonte: Acervo do NEI, 2005.
GRUPO EXPLICANDO COMO ERA A ALIMENTAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Fonte: Acervo do NEI, 2005
No momento da apresentação, para que algumas crianças consigam falar sobre o que estudaram/pesquisaram, o professor pode fazer perguntas acerca do tema. O professor, também pode facultar a palavra para que os convidados façam perguntas ou comentário sobre o que cada grupo está apresentando.
3º momento: Para que cada criança elabore suas sínteses sobre os temas apresentados pelos colegas, o professor, após a apresentação dos grupos, solicita a turma que faça o registro do que aprendeu como nos exemplos abaixo:
Escola___________________________________________________ Natal ____/_____/_______ Turma __________ Nome____________________________________________________
Atividade de Sala
Desenhe e escreva o que você gostou de aprender sobre o vestuário, o trabalho e a diversão das pessoas na Grécia Antiga.
|
O professor poderá aprofundar seus conhecimentos sobre o tema desta aula através do material: “Grécia (Série vamos brincar)” e “A Grécia Antiga” disponível no endereço:
http://tvescola.mec.gov.br/ (clicar no link videoteca. Em seguida, no link Filmes/Programas clicar na letra G e selecionar os seguintes vídeo:
Episódio da série "Vamos Brincar", em que crianças de diferentes nacionalidades mostram as brincadeiras e os jogos de rua de suas comunidades, ensinando um pouco sobre a cultura de cada um desses lugares. (Série: VAMOS BRINCAR Faixa de Ensino: Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade).
Episódio da série "Grandes Civilizações", que conta de maneira didática a história de povos importantes para a evolução da humanidade (Parte 1 e 2) (Série: GRANDES CIVILIZAÇÕES Faixa de Ensino: Fundamental Disciplina: História)
No site http://youtube.com.br ao digitar na caixa de pesquisa Grécia Antiga, o professor poderá acessar os vídeos abaixo:
Grecia, sua história e seus mitos - The History Channel - Log On
Confronto Dos Deuses - Zeus (parte 1/5)
Aula de Grécia Antiga, (parte 1/2)
Mitologia grega
Para ter acesso as imagens do primeiro momento da atividade 1, o professor entra nos sites http://www.traca.com.br (digita na caixa de pesquisa A Odisséia e clica em pesquisar) e http://www.travessa.com.br (digita na caixa de pesquisa ruth rocha conta Odisséia)
Para ter acesso as imagens do primeiro momento da atividade 2 o professor entra no site http://www.planetaeducacao.com.br
Artigos sobre o tema da aula
http://www.portalsaofrancisco.com.br
Ao acessar o site e digitar na caixa de pesquisa Grécia e clicar pesquisar, o professor terá acesso a diversos artigos sobre a Grécia Antiga..
http://www.discoverybrasil.com
Para ter acesso a diversos artigos sobre a Grécia, o professor clica no link DE A A Z e, em seguida, clica em Greácia..
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!