Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo nossa cultura

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Observar as heranças da culinária africana em nosso país;

§         Conhecer a culinária da África;

§         Produzir e experimentar um prato típico africano

§         Perceber transformações químicas dos alimentos.

Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como conhecimentos prévios é importante situar as razões pelas quais as crianças irão estudar a culinária. No caso dessa aula os objetivos foram compreender melhor as origens dos pratos existentes em nossa cultura, situando essa temática ao país que sediou a copa em 2010 – África do Sul.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: 50 minutos

Conte a história “Confusão na Cozinha” para iniciar a aula.

A história fala sobre uma criança que estava ajudando a tia a fazer um bolo e fez a maior confusão na cozinha da tia enquanto esta atendia ao telefone. Essa história servirá apenas para instigar a conversa sobre a culinária e seus sabores e sobre os hábitos alimentares que as crianças possuem. Você professor, pode utilizar outra história de sua preferência que também possibilite a discussão sobre tema culinária. Depois de ouvirem a história, convide as crianças a observarem o lanche da escola. Se a escola permitir que as crianças tragam seu lanche de casa, estenda as observações para o lanche que cada um trouxe. Converse com as crianças sobre os hábitos alimentares da turma. O que mais gostam de comer, qual o prato predileto. Depois dessa conversa inicial envie uma atividade de casa pedindo que as famílias registrem junto com as crianças o prato que mais gostam de comer.

Atividade número 2:  50 minutos 

No retorno da atividade construa um mural com as receitas trazidas e monte um gráfico com as crianças mostrando os pratos preferidos de cada família. Para construir o gráfico você vai precisar de papel pardo, pincel e pedacinhos de papel cortado em quadradinhos. Coloque os nomes das receitas na horizontal e as quantidades na vertical.É importante que as crianças participem de todo o processo.

Atividade número 3: 50 minutos

Depois do gráfico construído envie novamente para casa uma atividade para que as crianças descubram como se faz e de onde vem os costumes de comer os pratos que mais apareceram na tarefa enviada para casa anteriormente. No caso dessa aula os pratos que mais apareceram foram: Arroz com galinha, pão de queijo e Bolo de fubá.

Atividade número 4: 50 minutos 

Com a atividade de casa as crianças descobriram o elemento principal de cada receita que são: o arroz – no caso do arroz com galinha, a mandioca da qual se produz o polvilho - no caso do pão de queijo, e o milho no caso do fubá para se fazer o bolo. Junte às descobertas trazidas pelas crianças curiosidades e informações complementando os dados sobre esses alimentos. Assim converse com as crianças sobre os costumes dos africanos de comer grãos assim como o arroz, mandioca – nos guisados e farinhas e o milho – no caso do fubá. E converse um pouco sobre a história dos africanos, a vinda deles para o nosso país e as heranças que recebemos da cultura desse povo tão forte.

Atividade número 5: 50 minutos

Convide alguém da família das crianças que se disponibilizarem para fazer uma das receitas escolhidas pelas crianças. Dê preferência àquela família que você perceber mais heranças dos povos africanos. Após a confecção da receita faça um momento de confraternização entre o grupo. Professor, antes e depois da vinda dessa pessoa, você professor terá muitas possibilidades de trabalho com as crianças: explore a escrita da receita, os nomes dos ingredientes, a ilustração da receita etc. Tire fotos desse momento e exponha em sala.

Atividade número 6: 50 minutos   

Depois do dia do desenvolvimento da receita, construa um texto coletivo falando sobre esse trabalho. Exponha esse texto e todas as produções das crianças em sala.

Recursos Complementares

Você pode acessar a aula: África de todos nós: conhecendo e compreendendo a história do povo brasileiro  no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22798   e ver mais algumas possibilidades de trabalho sobre a África. 

Para saber mais possibilidades de trabalho sobre a culinária visite o site   http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-ritmo-466966.shtml 

Avaliação

Professor, avalie durante todo o processo, observando a participação das crianças nas rodas de conversa e na construção do mural com as receitas e texto coletivo, na vivência feita na escola, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, compreende o assunto estudado e contribui com as produções do grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.