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O preconceito racial: um problema que atravessa gerações

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Refletir e discutir sobre o assunto proposto a partir dos textos lidos;   

  Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e época;  

  Aprimorar a interpretação escrita.  

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas foram elaboradas para alunos do 9° ano que já tenham habilidade de leitura e maturidade para discutir questões polêmicas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor: inicie a aula apresentado aos alunos o vídeo O navio negreiro, composição de Caetano Veloso a partir de excerto do poema homônimo de Castro Alves. O vídeo harmoniza a interpretação de Caetano com imagens do filme Amistad, dirigido por Steven Spielberg. A composição de Caetano contempla as estrofes IV e V do poema de Castro Alves.   

Diponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw 

Professor: antes da exibição do vídeo, apresente aos alunos de forma resumida quem foi Castro Alves e por que este grande poeta romântico é conhecido como “ Poeta dos escravos”. Contextualize a época em que o poema “ Navio Negreiro” foi escrito. Através das imagens do filme, os alunos poderão se sensibilizar e conhecer uma pequena parte da triste história de escravidão dos negros.

O Navio Negreiro é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.

 Foi escrito em São Paulo, no ano de 1869, quando o poeta tinha vinte e dois anos de idade, e quase vinte anos depois da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, em 4 de setembro de 1850. A proibição, no entanto, não vingou de todo, o que levou Castro Alves a se empenhar na denúncia da miséria a que eram submetidos os africanos na cruel travessia oceânica. É preciso lembrar que, em média, menos da metade dos escravos embarcados nos navios negreiros completavam a viagem com vida. O navio negreiro é composto de seis partes, e alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada no poema.

   http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Navio_Negreiro 

Após a exibição do vídeo,  incite os alunos para que eles possam expressar suas impressões sobre as cenas de crueldade vividas pelos escravos no interior do navio. Solicite que eles relatem as cenas que mais lhes chamaram a atenção.

  Professor: a partir das discussões acerca do vídeo, proponha a leitura da reportagem  “ Racismo: a cor do meu amor” publicada na revista Marie Claire.   

Disponível em:

http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML367033-1740,00.html   

Após a leitura da reportagem responda por escrito às questões propostas:

1.No primeiro parágrafo do texto, temos três exemplos de pessoas que convivem com o racismo. Qual é a relação de cada uma delas com experiência do preconceito?

2. Qual é a diferença entre o racismo nos Estados Unidos, o regime de apartheid da África e o Brasil?

3. Qual é o principal problema entre brancos e negros casados no Brasil?

4.Por que, na sua opinião, muitos negros e mestiços se declaram brancos?   

Segunda etapa:  

 Professor: forneça uma cópia aos alunos e solicite a leitura em voz alta do texto “Racismo”, de Luis Fernando Veríssimo, extraído do livro Comédias da vida pública.

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=180800 

    Professor: após a leitura do texto, proponha uma discussão a partir das seguintes questões:

Quem são os personagens?

Qual é o assunto da conversa dos personagens?

Qual é o objetivo principal do autor do texto?

O personagem branco acredita que não há racismo no Brasil. Para defender essa ideia, ele usa uma série de argumentos.Os argumentos utilizados por esse personagem ajudam a embasar sua tese. Por que?

Quais foram os recursos utilizados para criar efeito de humor no texto?  

Observe o trecho: - “- Não, mas…”. O personagem negro é interrompido várias vezes ao longo da “ conversa” . O que isso comprova?   

Professor: divida a turma em duplas e solicite a elaboração das questões propostas por escrito:   Em poucas linhas, descreva de acordo com o texto, o lugar ocupado pelo negro na sociedade brasileira. Faça uma síntese do texto em que sejam apresentados:

 a) a opinião do autor sobre o tema discutido.

b) os argumentos utilizados para comprovar a opinião defendida.

c) o seu comentário sobre o posicionamento do autor.   

Terceira etapa:   

Professor: explique aos alunos que nos textos anteriores a questão racial foi tratada sob a forma de palavras. Agora eles  vão ler e interpretar figuras em que a diferença racial é representada com imagens. Apresente, então, as imagens aos alunos.

  Professor: chame a atenção para a diferença entre ver, olhar uma imagem, e LER e INTERPRETAR uma imagem.

  Figura I  

Figura II

Figura III

Cartazes disponíveis em:  

 http://www.google.com.br/images?um=1&hl=ptBR&biw=1024&bih=578&tbs=isch%3A1&sa=1&q=racismo+cartaz&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=   

Professor: proponha algumas questões para serem discutidas com toda a classe:

Por que as mulheres da figura I têm as faces pintadas ao meio?

Qual é a imagem apresentada na figura II?

O que as cores representam?

Qual é a informação apresentada pela figura III? Qual seu objetivo?

Nunca houve um Dia Nacional da Consciência Branca... por que o negro mereceu um Dia Nacional?

O que a cor  vermelha da mão na figura III representa?

O que significa “ A educação que nós queremos” apresentada pela figura III?

As três imagens pretendem estimular determinadas pessoas a um comportamento. Estimular que pessoas? A que comportamento?

Na sua opinião, as figuras podem realmente estimular as pessoas a adotar esse comportamento?  

Recursos Complementares

Informações complementares em:

www.letramagna.com/artigo10_XII.pdf 

Avaliação

Professor: solicite que os alunos se reúnam em pequenos grupos para estabelecerem um paralelo entre os textos lidos. Após as discussões realizadas nos grupos, eles deverão apresentar as respostas para a classe e comparar com as respostas dos colegas.

Vídeo

Reportagem

Crônica

Título:

Autor:

Tipo de texto:

Assunto:

Intenção comunicativa do autor do texto:

Linguagem utilizada:

Época de produção (séc):

Síntese

Professor: com a tabela preenchida em mãos, solicite que os alunos, em seus respectivos grupos, elaborem um pequeno texto, no qual possam explicitar como a situação de exclusão do negro na sociedade data de épocas antigas e como essa situação persiste atualmente. Além disso, sugira que os alunos destaquem também as  conquistas e avanços obtidos ao longo do tempo.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Pierre Pinto, IFRR , Roraima - disse:
    pierrecuca@yahoo.com.br

    19/09/2012

    Cinco estrelas

    Excelente para trabalhar no ensino fundamental, no médio e no superior..


  • Daniele Silva, UNEB , Bahia - disse:
    daniele.sillva@hotmail.com

    20/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, muito bom mesmo. Vai ser muito útil na minha aula, ainda mais pra mim que sou professora novata. recém formada e inexperiente. se alguém ai quiser me add pra trocar figurinha agradeço. daniele.sillva@hotmail.com


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