Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo uma Savana e sua fauna: leão, girafa e elefante

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Conhecer e nomear um tipo de vegetação específico: a savana

§         Compreender as diferenças geográficas e suas características;

§         Conhecer o habitat de diferentes animais;

§         Distinguir características de diferentes animais;

§         Construir uma savana com materiais recicláveis e fantoches;

Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relacionar a temática em estudo com o planejamento pedagógico da escola. No caso dessa aula esse conteúdo está relacionado a área de geografia e história bem como ao estudo dos diferentes tipos de animais: domésticos, selvagens, silvestres.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1:

Leve para a sala alguns fantoches de animais e explore algumas características dos personagens. Eles podem dialogar entre si falando sobre suas características, onde vivem, o que gostam de fazer etc. Esse diálogo pode variar de acordo com o interesse dos professor e das crianças.

Faça um diálogo em que as crianças possam participar. Elas poderão, por exemplo, responder questões lançadas a elas pelos personagens/fantoches. Sugestão de diálogo:

Onde você mora, tem alguma planta?

Você mora na cidade ou em na fazenda?

Você conhece o lugar onde nós – o elefante, o leão e a girafa – vivemos?

Atividade número 2:

Convide as crianças para assistir a um documentário sobre a vida desses animais. A sugestão é: África – Parques e animais – 4/8 - Savanas http://www.youtube.com/watch?v=sja4txx6Rjw. Nesse vídeo aparecem informações sobre diversos animais que vivem em uma savana. Aves, girafas, leões, elefantes, além de explicar como é uma savana. É um vídeo curto que poderá contribuir com as discussões do grupo. Depois do vídeo converse com as crianças sobre o que descobriram. Vá anotando as informações que as crianças trouxerem em forma de texto coletivo, chame a atenção das crianças para o tipo de vegetação das savanas com suas características, lugar onde o elefante, o leão e a girafa vivem. Complemente a discussão relembrando informações sobre esse tipo de vegetação também no Brasil. 

Atividade número 3:

Convide as crianças a construírem uma savana em sala de aula. Assim elas poderão experimentar como seria se estivessem em uma savana. Você vai precisar apenas de uma simples caixa de papelão, musgos, algumas folhas e ramos de árvores. Para que a Savana fique bem legal siga os seguintes passos: 1) Recolha de uma praça, do campo ou de um jardim, musgo, folhas e ervas. Pense em coisas que possam ajudar a criar esse cenário em uma caixa de papelão. 2) Decore a caixa com folhas e ramos de árvores. Sempre respeite o ambiente e recolha apenas os ramos que tenham caído no chão naturalmente. 3) Depois de montada a caixa com folhas, musgos e galhos, acrescente também pedras. 4) Com o papel alumínio, faça uma pequena lagoa. Os hipopótamos adoram ficar na água. 5) Coloque os animais de plástico organizados da forma como preferir. 6) Está pronto! É só colocar a garotada para se divertir com os animais em seu habitat.

Atividade número 4:

Continue estudando os animais: o elefante, a girafa e o leão, porém estude um de cada vez, buscando conhecer com as crianças as características, os predadores, medidas de tamanho, peso, altura etc.

Recursos Complementares

Professor, visite o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana e obtenha subsídeos teóricos para trabalhar com as crianças.

Veja algumas informações sobre a Savana: Uma savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados. A savana é o bioma típico das regiões de clima tropical com estação seca (Aw e As na classificação de Köppen-Geiger). Estas zonas se encontram em diferentes tipos de ecossistemas, e seus tipos são: Savanas tropicais e subtropicais, são biomas geralmente situados em latitudes tropicais e subtropicais dos cinco continentes.

São caracterizadas por: ·          água: escassa (semi-áridas) temperatura: duas estações - uma quente e seca e outra chuvosa. solo: fértil plantas: gramíneas; não são frequentes as concentrações de árvores. animais: diferentes espécies de mamíferos, pássaros e insetos. As savanas da África são o exemplo clássico. Uma das mais famosas é o Serengueti. O Serengueti fica na área leste da África, próximo à Etiópia. O cerrado brasileiro é um tipo de savana, sendo o segundo bioma mais ameaçado do país. Savanas temperadas, biomas localizados em latitudes médias dos cinco continentes, caracterizadas por possuírem um clima de verão mais úmido e invernos mais secos: ·          água: semi-áridas temperatura: uma estação temperada e uma mais quente. Invernos frios. solo: fértil plantas: gramíneas animais: mamíferos, pássaros, répteis e insetos. Savanas mediterrâneas, são biomas localizados em latitudes médias, em regiões com clima mediterrâneo. Se caracterizam por: ·          água: semi-áridas solo: pobre plantas: vegetação endêmica constituída pelos denominados "chaparral", "matorral", "maquis" ou "garrique" (dependendo do país): arbustos perenes do tipo sclerophylla e pequenas árvores. Este tipo de savana é um dos mais ameaçados do planeta, pois tem sofrido grande degradação e perda de habitats devido a cortes excessivos para obtenção de lenha, excesso de pastoreio, conversões agrícolas, urbanização e introdução de espécies exóticas. Savanas pantanosas, são ecossistemas localizados em regiões tropicais e subtropicais dos cinco continentes, com frequentes inundações. Se caracterizam por: ·          água: muito úmidas clima: tropical solo: rico Savanas montanhosas se encontram em altitudes elevadas (zonas alpinas e sub-alpinas) em diferentes regiões do planeta. Se caracterizam por terem evoluído de forma isolada devido às condições climáticas em determinadas altitudes e, frequentemente, albergam muitas espécies endêmicas. As plantas características destes habitats mostram adaptações tais como: estruturas em forma de roseta, superfícies cerosas e folhas pubescentes.   

Professor, assista a outros vídeos sobre os animais tais como: África – Parques e animais – 2/8. Parques no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=jU82aqVvPPA&NR=1  

Avaliação

Professor, avalie durante todo o processo, observando a participação das crianças nas rodas de conversa e na construção dos textos, na construção da savana, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, compreende o assunto estudado e contribui com as produções do grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.