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Os diferentes grupos de Congada: Catupés, Marinheiros, Congo e Moçambiques.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender que existem diferentes grupos de Congada.

- Entender que cada grupo possui suas músicas, vestimentas, coreografias.

- Entender como as crianças escolhem os seus grupos ou se elas mantêm uma tradição familiar.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras bem como entender a Congada como uma manifestação cultural afro-brasileira. Para isto é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Características Gerais da Congada

Motive os alunos a pesquisarem as características básicas da Congada: sua  relação com a escravidão do negros no Brasil, a formação dos grupos a partir da relação com os santos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a relação dos grupos com o catolicismo.

Peça para os alunos socializarem suas descobertas através da produção de cartazes.

Comente as produções dos alunos, aprofundando os conhecimentos por eles levantados. Para isto, você, professor, pode consultar as seguintes fontes:

- Documentário Congada em Ilhabela: este documentário, produzido pela TV ILHA, faz um importante registro da tradicional Congada realizada em Ilhabela. Através da música, dança, poesia, teatro e fé, a Congada de Ilhabela demonstra todo seu louvor a Santo Benedito. O início da primeira parte discute a relação entre Congada, escravidão e catolicismo. Acesse:  http://www.youtube.com/watch?v=LQhy3A30TKs  

- Texto "A Congada em Uberlândia: a importância da participação da criança na festa" disponível no blog: http://gephiseseba.blogspot.com  

Atividade 2 - Conhecendo os grupos / ternos de Congada.

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos de acordo com os diferentes grupos de Congada. Entregue para cada grupo as características dos grupos, conforme as informações apresentadas abaixo.

Em seguida peça para cada grupo ler suas caracteríticas e definir em uma frase o seu grupo de Congada.

Peça para os grupos socializarem suas produções.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE OS DIFERENTES GRUPOS DA CONGADA

1- Grupos de Catupés - os catupés recebem influência dos índios na forma de se vestir e dançar. Isso se deve ao fato de os negros escravizados no Brasil-Colônia terem contato com os índios quando se escondiam nas matas fugindo das senzalas. Os cânticos em louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito são alegres e ao mesmo tempo fazem críticas ao modo de vida, a exploração, o sofrimento dos afro-descendente.

2- Grupo de Congo - os grupos de congo homenageiam alegremente, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, as cantorias são mais alegres, as roupas bastante coloridas. O uso de tamborins, viola, violões, cavaquinhos, chocalhos, caixas, reco-recos, acordeons, cuícas e pandeiros fazem parte dos instrumentos utilizados pelos ternos de congo. Quando pulam pra cima homenageiam Nossa Senhora do Rosário e quando pulam pra baixo São Benedito.

3- Grupos de Marinheiros - os grupos de marinheiros remontam mais o sofrimento dos escravos, são grupos de resitência. Suas vestimentas geralmente estão ligadas ao mar, por isso, sempre utilizam a cor azul. Além disso, utilizam uma espécie de capa cujo objetivo era esconder a espada em caso de luta.

4- Grupos de Moçambique - os grupos de moçambique geralmente são formados por pessoas mais idosas, a cantoria é mais lenta, lamentosa de cunho mais emotivo. São os únicos grupos que utilizam as patagongas - uma espécie de instrumento oval metálico com sementes dentro produzindo um som bonito. Outra característica exclusiva dos grupos de moçambique são as pequenas latas amarradas abaixo do tornozelo.

Atividade 3 - Pesquisando os grupos de Congada da região, município.

Peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre os grupos de Congada que existem em sua região, município.

A seguir peça para que cada aluno exponha o que encontrou e vá anotando no quadro as respostas de cada um.

 Peça para compararem os grupos pesquisados com as características que já estudaram.

Atividade 4 - Oficina de Grupo de Congada.

Proponha que cada grupo de alunos, organize um "mini-grupo" de Congada de acordo com as características de cada um. Para isto, utilizando materiais como papel crepom, cartolina, caixas de fósforos, latas de refrigerantes para fazer chocalhos, latas de chocolate em pó para fazer tamborzinhos. Após a montagem, os grupos devem apresentar para o restante da turma os instrumentos produzidos por eles. Os alunos podem apresentar também a dança, podem buscar músicas dos grupos da região destacando o que acharam de mais interessante em cada grupo de Congada.

Se possível professor nesta aula convide capitães de terno de diferentes grupos para uma Oficina.

Aqui postamos essa atividade que foi desenvolvida na Escola de Educação Básica da UFU em Uberlândia em Outubro de 2009. Ressaltamos que esta atividade contribuiu muito para a aproximação das crianças com a cultura afro-descendente, rompendo algumas barreiras e preconceitos existentes por parte dos alunos.

 Alunos da Escola de Educação Básica da UFU utilizando papel crepom de variadas cores para a produção dos chocalhos. Esta foto tirada em Outubro/2009 faz parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Aluna utilizando os materiais solicitados para a produção dos chocalhos. Esta foto tirada em Outubro/2009 faz parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Alunos produzindo os chocalhos. Esta foto tirada em Outubro/2009 faz parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Com o material já em fase de finalização os alunos experimentaram fazer o batuque da Congada. Esta foto tirada em Outubro/2009 faz parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Aqui o material finalizado para ser utilizado no dia da Oficina com o capitão da Congada convidado pelo professor. Esta foto tirada em Outubro/2009 faz parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

              

Alunos em oficina com o capitão Pedro do grupo Marinheiros. O objetivo da oficina foi promover o encontro mais direto com os participantes e utensílios utilizados na Congada.

 Estas fotos tiradas em Outubro/2009 fazem parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Nesta etapa da Oficina o capitão Pedro convida os alunos a se organizarem como um grupo de Congada e a participarem tocando instrumentos utilizados nos grupos e também os chocalhos confeccionados nas Oficinas durante as aulas de História.

Estas fotos tiradas em Outubro/2009 fazem parte do arquivo pessoal da professora Ana Flávia Ribeiro Santana.

Recursos Complementares

 Para enriquecer sua aula sugerimos as obras do autor Jeremias Brasileiro, historiador e pesquisador, graduado em História pela Uiversidade Federal de Uberlândia - MG, militante na àrea de História e Cultura. Possui vários trabalhos publicados destacando "Congada de Minas Gerais", editado pela Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, 2001. Produziu vários documentários sobre a Congada entre eles "Reis de Contas", é comandante geral do Congado em Uberlândia - MG.

A obra acima citada está disponível no site da Fundação Cultural Palmares acesse: http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/livroCMGerais2001JB.pdf  

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita través das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das atividades sugeridas no item "Estratégias e Recursos". Nesta avaliação deve-se diagnosticar se os alunos conseguem identificar os diferentes grupos de Congada, suas caracateríticas, quais as relações dos grupos com o processo de escravidão que os negros vivenciaram no passado.

Opinião de quem acessou

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