Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e representação do espaço

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:

  • Realizar a leitura do espaço vivido percebendo fronteiras e limites.
  • Representar o espaço vivido observando fronteiras e limites.
  • Compreender noções de localização espacial (embaixo/em cima; entrar/sair; longe/perto; atrás/na frente/ ao lado)  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em cinco aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema

1º momento: O professor  propõe à turma realizar a brincadeira da caça ao tesouro. Em seguida organiza as crianças em dois grupos e explica que cada um deles receberá as pistas para encontrar o seu tesouro.

PISTAS DO GRUPO 1

1- VÁ ATÉ A PORTA DA SALA. VIRE A ESQUERDA. ANTES DE CHEGAR À PORTA QUE DÁ PARA O CARACOL VOCÊ ENCONTRARÁ A PRÓXIMA PISTA.

2- ENTRE NO CARACOL E FIQUE DE FRENTE PARA O PAINEL. ANDE DE LADO PARA A DIREITA E A PRÓXIMA PISTA IRÁ ENCONTRAR.

3- VÁ ATÉ O MEIO DA QUADRA E CAMINHE EM DIREÇÃO AO PALCO. CAMINHANDO A DIREITA DO PALCO OUTRA PISTA VAI ENCONTRAR. 

4-DÊ 3 OU 4 PASSOS BEM LARGOS EM DIREÇÃO A LAVANDERIA E MAIS UMA PISTA  ENCONTRARÁ.

5- CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO PALCO O TESOURO VAI ENCONTRAR.

PISTAS DO GRUPO 2

1- VÁ ATÉ A PORTA DO BANHEIRO E CAMINHE EM LINHA RETA ATÉ A PORTA DA OUTRA SALA. VIRE PARA A DIREITA E A PRÓXIMA PISTA VAI ACHAR. 

2- ANTES DE CHEGAR A PORTA MAIS PRÓXIMA AO SOLÁRIO OUTRA PISTA VOCE VAI ENCONTRAR. (JANELA DO MUSEU)

3- FORME UM CÍRCULO EM VOLTA DA AMARELINHA. DÊ 3 GIROS PARA A ESQUERDA PARA A PRÓXIMA PISTA COMEÇAR A PROCURAR.

 4- CAMINHE ATÉ ENTRAR NO CARACOL FICANDO DE FRENTE PARA O AQUARIO. ANDE DE LADO PARA A DIREITA E OUTRA PISTA ENCONTRARÁ.

 5- CAMINHE ATÉ A ÁRVORE MAIS PRÓXIMA E O BAÚ DO TESOURO VOCÊ VAI ACHAR.

O professor poderá escrever as pistas em cartelas como as do exemplo abaixo:

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/brincadeiras-caca-ao-tesouro.html  

2º momento: Os grupos, acompanhados por um adulto, seguem as orientações até encontrar o tesouro que pode ser uma caixa de bombom ou balas, ou seja, algo que possam dividir com todas as crianças da turma. O professor pode confeccionar um baú com caixa ou cartolina para colocar o tesouro dentro e enterrá-lo. Para proteger o tesouro é só colocá-lo em um saco plástico antes de colocá-lo no baú.

Fonte: http://blogdaebi.blogspot.com/2010/01/bau-do-tesouro.html 

3º momento: Após a partilha do tesouro o professor conversa com as crianças sobre a brincadeira questionando sobre o que foi legal e o que precisa ser retomado. 4º momento: O professor solicita às crianças que desenhem um mapa representando o percurso que fizeram para caçar o tesouro.

ATIVIDADE 2 – Lendo os mapas das crianças

 1º momento: O professor organiza um painel com os desenhos das crianças e solicita que elas expliquem os seus mapas.

Neste momento o professor vai fazendo alguns questionamentos:

- Pessoal, mas o bebedouro do corredor fica do mesmo lado da nossa sala?

- O jogo do caracol da escola fica no corredor, ao lado do bebedouro?

- Será que outra pessoa da escola conseguiria encontrar o tesouro se orientando pelos mapas que vocês desenharam?

2º momento: O professor convida um adulto da escola, indica um dos mapas desenhados pelas crianças e pede para ele tentar descobrir onde o tesouro estava enterrado:

  •  Onde você acha que é o local de partida desses mapas?
  • Dá para saber em qual bebedouro da escola estava a pista 2?
  • No mapa 2, como você descobriu que depois do bebedouro era para ir para o caracol?
  •  Olhando o mapa 1 onde você acha que estava o tesouro?
  • Se o mapa 1 não estivesse numerado você saberia onde estava o tesouro?
  • No mapa 2 dá para saber onde estava o tesouro? Por quê?

 3º momento: O professor prossegue a aula propondo as crianças refazerem os mapas. Informa que para ajudá-las nessa tarefa vai exibir um filme.     

ATIVIDADE 3 – Assistindo e comentando o filme “O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha”

 1º momento – O professor inicia a aula exibindo para a turma “O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha”  (http://terratv.terra.com.br)  . O filme conta a história da  turminha Mini Einsteins que segue o mapa do Foguete para encontrar o tesouro escondido atrás da porta vermelha no Havaí. 

2º momento – Após a exibição do filme o professor apresenta a cópia do mapa para a turma e faz alguns questionamentos: - Por quais locais as crianças do filme tinham que passar para encontrar o tesouro? Como elas sabiam que eram esses locais? Como o mapa indicava o local em que estava o tesouro?

ATIVIDADE 4 –  Lendo mapa para encontrar o tesouro

1º momento: O professor distribui para as crianças um mapa do tesouro envolvendo espaços da escola, como no exemplo abaixo:  

O professor pede às crianças que observem o mapa e, em seguida faz alguns questionamentos:

  • Onde está o tesouro?
  • Como vocês sabem que está neste lugar?
  • O mapa ensina o caminho para chegar ao tesouro?
  • Que caminho vocês devem percorrer para chegar ao tesouro?

2º momento: O professor inicia a brincadeira solicitando a turma que se dirija ao local de partida, indicado no mapa, para encontrar a primeira orientação. Ele deve ajudar as crianças na leitura das orientações.

ORIENTAÇÕES

1- No parque da frente em um local com porta e janela, onde as crianças gostam de brincar, a nova pista você encontrará.

2- Fique na frente da casinha e siga reto até o local onde tem um jogo, que para brincar num pé só você tem que pular lá a próxima pista você achará.

3- Do jogo do caracol andando para a direita um lugar florido você encontrará, é nele que outra pista você encontrará.

4- Seguindo em frente ao jardim você chegará ao local em que os meninos bola gostam de jogar. É neste lugar que a nova pista você achará.

5- Em frente à quadra está a passagem que nos leva para a brinquedoteca. É nesta passagem que o tesouro você vai encontrar.

3º momento: Após a brincadeira o professor realiza um momento de avaliação destacando o que foi legal na brincadeira, quais as dificuldades surgidas e  como elas foram resolvidas. Neste momento conduz as crianças a compararem as duas brincadeiras de caça ao tesouro realizada com a turma, avaliando se foi mais fácil achar o tesouro: seguindo só as orientações, como na primeira brincadeira, ou seguindo o mapa e as orientações, como na segunda brincadeira.

Recursos Complementares

 http://www.smartkids.com.br/passatempos/brincadeiras-caca-ao-tesouro.html   

http://blogdaebi.blogspot.com/2010/01/bau-do-tesouro.html 

http://terratv.terra.com.br

Ao acessar o link o professor digita na caixa de pesquisa o nome do filme (O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha) e clica em buscar.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  • Da participação dos alunos ao longo das aulas;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados.
  • Envolvimento das crianças durante a brincadeira da caça ao tesouro.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação das atividades realizadas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • VERA, Esc Mun Zuleide Mac Figueiredo , Minas Gerais - disse:
    veraceu@hotmail.com

    27/04/2012

    Três estrelas

    Amei mt interessante mesmo


  • kELLY moro, Colégio Fenix , Paraná - disse:
    kellysmf@hotmail.com

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula muito interessante, trabalho com o 4 ano e achei bem interessante para fazer com os meus alunos, iniciar a leitura de mapas desta forma e depois ir dificultando, utilizando o mapa do bairro, da cidade ou do estado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.