22/09/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema
1º momento: O professor propõe à turma realizar a brincadeira da caça ao tesouro. Em seguida organiza as crianças em dois grupos e explica que cada um deles receberá as pistas para encontrar o seu tesouro.
PISTAS DO GRUPO 1
1- VÁ ATÉ A PORTA DA SALA. VIRE A ESQUERDA. ANTES DE CHEGAR À PORTA QUE DÁ PARA O CARACOL VOCÊ ENCONTRARÁ A PRÓXIMA PISTA.
2- ENTRE NO CARACOL E FIQUE DE FRENTE PARA O PAINEL. ANDE DE LADO PARA A DIREITA E A PRÓXIMA PISTA IRÁ ENCONTRAR.
3- VÁ ATÉ O MEIO DA QUADRA E CAMINHE EM DIREÇÃO AO PALCO. CAMINHANDO A DIREITA DO PALCO OUTRA PISTA VAI ENCONTRAR.
4-DÊ 3 OU 4 PASSOS BEM LARGOS EM DIREÇÃO A LAVANDERIA E MAIS UMA PISTA ENCONTRARÁ.
5- CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO PALCO O TESOURO VAI ENCONTRAR. |
PISTAS DO GRUPO 2
1- VÁ ATÉ A PORTA DO BANHEIRO E CAMINHE EM LINHA RETA ATÉ A PORTA DA OUTRA SALA. VIRE PARA A DIREITA E A PRÓXIMA PISTA VAI ACHAR.
2- ANTES DE CHEGAR A PORTA MAIS PRÓXIMA AO SOLÁRIO OUTRA PISTA VOCE VAI ENCONTRAR. (JANELA DO MUSEU)
3- FORME UM CÍRCULO EM VOLTA DA AMARELINHA. DÊ 3 GIROS PARA A ESQUERDA PARA A PRÓXIMA PISTA COMEÇAR A PROCURAR.
4- CAMINHE ATÉ ENTRAR NO CARACOL FICANDO DE FRENTE PARA O AQUARIO. ANDE DE LADO PARA A DIREITA E OUTRA PISTA ENCONTRARÁ.
5- CAMINHE ATÉ A ÁRVORE MAIS PRÓXIMA E O BAÚ DO TESOURO VOCÊ VAI ACHAR. |
O professor poderá escrever as pistas em cartelas como as do exemplo abaixo:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/brincadeiras-caca-ao-tesouro.html
2º momento: Os grupos, acompanhados por um adulto, seguem as orientações até encontrar o tesouro que pode ser uma caixa de bombom ou balas, ou seja, algo que possam dividir com todas as crianças da turma. O professor pode confeccionar um baú com caixa ou cartolina para colocar o tesouro dentro e enterrá-lo. Para proteger o tesouro é só colocá-lo em um saco plástico antes de colocá-lo no baú.
Fonte: http://blogdaebi.blogspot.com/2010/01/bau-do-tesouro.html
3º momento: Após a partilha do tesouro o professor conversa com as crianças sobre a brincadeira questionando sobre o que foi legal e o que precisa ser retomado. 4º momento: O professor solicita às crianças que desenhem um mapa representando o percurso que fizeram para caçar o tesouro.
ATIVIDADE 2 – Lendo os mapas das crianças
1º momento: O professor organiza um painel com os desenhos das crianças e solicita que elas expliquem os seus mapas.
Neste momento o professor vai fazendo alguns questionamentos:
- Pessoal, mas o bebedouro do corredor fica do mesmo lado da nossa sala?
- O jogo do caracol da escola fica no corredor, ao lado do bebedouro?
- Será que outra pessoa da escola conseguiria encontrar o tesouro se orientando pelos mapas que vocês desenharam?
2º momento: O professor convida um adulto da escola, indica um dos mapas desenhados pelas crianças e pede para ele tentar descobrir onde o tesouro estava enterrado:
3º momento: O professor prossegue a aula propondo as crianças refazerem os mapas. Informa que para ajudá-las nessa tarefa vai exibir um filme.
ATIVIDADE 3 – Assistindo e comentando o filme “O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha”
1º momento – O professor inicia a aula exibindo para a turma “O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha” (http://terratv.terra.com.br) . O filme conta a história da turminha Mini Einsteins que segue o mapa do Foguete para encontrar o tesouro escondido atrás da porta vermelha no Havaí.
2º momento – Após a exibição do filme o professor apresenta a cópia do mapa para a turma e faz alguns questionamentos: - Por quais locais as crianças do filme tinham que passar para encontrar o tesouro? Como elas sabiam que eram esses locais? Como o mapa indicava o local em que estava o tesouro?
ATIVIDADE 4 – Lendo mapa para encontrar o tesouro
1º momento: O professor distribui para as crianças um mapa do tesouro envolvendo espaços da escola, como no exemplo abaixo:
O professor pede às crianças que observem o mapa e, em seguida faz alguns questionamentos:
2º momento: O professor inicia a brincadeira solicitando a turma que se dirija ao local de partida, indicado no mapa, para encontrar a primeira orientação. Ele deve ajudar as crianças na leitura das orientações.
ORIENTAÇÕES 1- No parque da frente em um local com porta e janela, onde as crianças gostam de brincar, a nova pista você encontrará.
2- Fique na frente da casinha e siga reto até o local onde tem um jogo, que para brincar num pé só você tem que pular lá a próxima pista você achará.
3- Do jogo do caracol andando para a direita um lugar florido você encontrará, é nele que outra pista você encontrará.
4- Seguindo em frente ao jardim você chegará ao local em que os meninos bola gostam de jogar. É neste lugar que a nova pista você achará.
5- Em frente à quadra está a passagem que nos leva para a brinquedoteca. É nesta passagem que o tesouro você vai encontrar.
|
3º momento: Após a brincadeira o professor realiza um momento de avaliação destacando o que foi legal na brincadeira, quais as dificuldades surgidas e como elas foram resolvidas. Neste momento conduz as crianças a compararem as duas brincadeiras de caça ao tesouro realizada com a turma, avaliando se foi mais fácil achar o tesouro: seguindo só as orientações, como na primeira brincadeira, ou seguindo o mapa e as orientações, como na segunda brincadeira.
http://www.smartkids.com.br/passatempos/brincadeiras-caca-ao-tesouro.html
http://blogdaebi.blogspot.com/2010/01/bau-do-tesouro.html
Ao acessar o link o professor digita na caixa de pesquisa o nome do filme (O Tesouro Atrás da Portinha Vermelha) e clica em buscar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/04/2012
Três estrelasAmei mt interessante mesmo
15/11/2010
Cinco estrelasAchei sua aula muito interessante, trabalho com o 4 ano e achei bem interessante para fazer com os meus alunos, iniciar a leitura de mapas desta forma e depois ir dificultando, utilizando o mapa do bairro, da cidade ou do estado.