Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O SURGIMENTO DAS BONECAS.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que o surgimento das bonecas relaciona-se com a criatividade humana e necessidade de representar os seres humanos com um objeto de aparência similar;
  • Delimitar o uso das bonecas na evolução do tempo (magia, fantasia, arte, religiosidade).  
Duração das atividades
3 MOMENTOS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do surgimento das bonecas;

Criatividade humana;

Uso das bonecas pelo homem.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Expressar os conhecimentos iniciais sobre o surgimento das bonecas.

1º Momento: Professor, neste primeiro momento, você leva para sala algumas bonecas ou pode usar as bonecas da própria escola. Coloca-as no centro da roda e questiona para investigar as idéias iniciais das crianças sobre as bonecas:

  • O que vocês podem falar sobre essas bonecas?
  • Para que servem as bonecas?
  • De que são feitas as bonecas?
  • Vocês têm bonecas? (refere-se às meninas)
  • Vocês têm bonecos? (refere-se aos meninos)
  • Como vocês brincam com as bonecas ou bonecos?
  • Como surgiram as bonecas? - Para que surgiram as bonecas?
  • Ao fazer as perguntas, registre-as para colocá-las no mural da sala. Você poderá também está perguntando se os alunos querem saber alguma coisa sobre as bonecas e o que querem saber.

2º momento -  Professor, para completar esse diagnóstico, solicite que os alunos imaginem como eram as primeiras bonecas e as representem por meio de desenhos.  

2ª Atividade: Pesquisando a história das bonecas.  

1º Momento: Professor, converse com os seus alunos sobre o estudo das bonecas. Leve-os para os computador da escola ou para a sala de multimídia para que eles realizem uma pesquisa sobre como surgiram as bonecas. Caso, a sua escola não tenha computador, você pode trazer alguns artigos e distribuir com os alunos organizados em duplas. Oriente-os a registrar no caderno o que descobriram na pesquisa   

Se o trabalho for no computador, a orientação será a seguinte:

Clique com o mouse na internet explorer;

  • Procure na janela que surgir o site do Google e aperte a tecla enter;
  • Entre no Google e escreva a expressão: o surgimento das bonecas;
  • Escolha, dentre os títulos dos artigos que aparecem na lista, àqueles de semelhanças com sua busca e clique com o lado esquerdo do mouse;
  • Abra os artigos do seu interesse e leia, verificando se estão de acordo com sua busca;
  • Extraia dos artigos as informações que achar importante.  

Observação – Nesse momento, os alunos devem trabalhar em duplas e você auxilia na escolha dos aspectos essenciais dos textos lidos.

2º momento: Professor, reorganize os alunos, junte duas duplas e forme um grupo com 4 alunos para discussão e sistematização das informações que eles encontraram nos links da internet.

3º Momento: Na roda de discussão, todos os grupos compartilham com suas descobertas acerca do surgimento das bonecas.  Esse tema pode encontrar um pouco de resistência, por parte dos meninos, mas é importante que você, como professor, os incentivem na construção do conhecimento desse objeto cultural.

3ª atividade – Registrar informações e produzir textos   

1º momento -  professor, propicie a oportunidade dos alunos  registrarem  as suas descobertas no mural da sala.

Você pode trazer novas contribuições para os alunos discutindo alguns aspetos importantes.

  • O surgimento das bonecas deve-se ao fato do ser humano  apresentar a necessidade de representar a ele mesmo, com um objeto de aparência similar.
  • O surgimento das bonecas esta relacionado também a magia, a fantasia, a arte e a religiosidade;
  • As bonecas surgem em cada sociedade com uma característica diferente, como brinquedo, como símbolo como parte dos costumes de cada país.

Em seguida, ajude ao seu aluno a registrar o tempo que marcam a função das bonecas no tempo e nas sociedades diversificadas. Professor, ajude o seu aluno a registrar os principais momentos desta história no painel da sala.  O quadro vai sendo preenchido com os aspectos importantes destacados durante as pesquisas das duplas. Você e os alunos contam essa história contextualizada no tempo. Em seguida, constroem uma linha do tempo colocando os fatos marcantes do surgimento das bonecas.

USO DAS BONECAS NA EVOLUÇÃO DO TEMPO

MAGIA

FANTASIA

ARTE

RELIGIOSIDADE

2º Momento: Depois de conhecer a história do surgimento das bonecas, a turma poderá construir um livro, recontando essa história. Professor, explique como se constrói um livro.

  • Comente como é a composição (título, texto, alguns possuem ilustração etc.);
  • Mostre alguns modelos de livros.
  • Coordene a elaboração do texto coletivo sobre a história do surgimento das bonecas.
  • Oriente a ilustração de cada página do livro (pode-se fazer em grupo ou individual), os alunos desenham, recortam e fazem  a montagem no texto escrito.
  • Coordene a escolha do título.
  • Crie a pagina com o nome dos autores e ilustradores.
  • Faça cópia para que todos tenham seu livro sobre a história do  surgimento das bonecas.    

Observação: Professor, reserve um momento para lançamento do livro, fica a seu critério e dos alunos.     

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Apropriou-se da história das bonecas, remetendo-se na sua fala a este histórico;
  • Participou das atividades propostas e construção do livro sobre as bonecas;
  •  Envolveu-se em alguma tarefa proposta pelos mesmos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.