06/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
História do surgimento das bonecas;
Criatividade humana;
Uso das bonecas pelo homem.
1ª Atividade: Expressar os conhecimentos iniciais sobre o surgimento das bonecas.
1º Momento: Professor, neste primeiro momento, você leva para sala algumas bonecas ou pode usar as bonecas da própria escola. Coloca-as no centro da roda e questiona para investigar as idéias iniciais das crianças sobre as bonecas:
2º momento - Professor, para completar esse diagnóstico, solicite que os alunos imaginem como eram as primeiras bonecas e as representem por meio de desenhos.
1º Momento: Professor, converse com os seus alunos sobre o estudo das bonecas. Leve-os para os computador da escola ou para a sala de multimídia para que eles realizem uma pesquisa sobre como surgiram as bonecas. Caso, a sua escola não tenha computador, você pode trazer alguns artigos e distribuir com os alunos organizados em duplas. Oriente-os a registrar no caderno o que descobriram na pesquisa
Se o trabalho for no computador, a orientação será a seguinte:
Clique com o mouse na internet explorer;
Observação – Nesse momento, os alunos devem trabalhar em duplas e você auxilia na escolha dos aspectos essenciais dos textos lidos.
2º momento: Professor, reorganize os alunos, junte duas duplas e forme um grupo com 4 alunos para discussão e sistematização das informações que eles encontraram nos links da internet.
3º Momento: Na roda de discussão, todos os grupos compartilham com suas descobertas acerca do surgimento das bonecas. Esse tema pode encontrar um pouco de resistência, por parte dos meninos, mas é importante que você, como professor, os incentivem na construção do conhecimento desse objeto cultural.
1º momento - professor, propicie a oportunidade dos alunos registrarem as suas descobertas no mural da sala.
Você pode trazer novas contribuições para os alunos discutindo alguns aspetos importantes.
Em seguida, ajude ao seu aluno a registrar o tempo que marcam a função das bonecas no tempo e nas sociedades diversificadas. Professor, ajude o seu aluno a registrar os principais momentos desta história no painel da sala. O quadro vai sendo preenchido com os aspectos importantes destacados durante as pesquisas das duplas. Você e os alunos contam essa história contextualizada no tempo. Em seguida, constroem uma linha do tempo colocando os fatos marcantes do surgimento das bonecas.
USO DAS BONECAS NA EVOLUÇÃO DO TEMPO |
MAGIA |
FANTASIA |
ARTE |
RELIGIOSIDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º Momento: Depois de conhecer a história do surgimento das bonecas, a turma poderá construir um livro, recontando essa história. Professor, explique como se constrói um livro.
Observação: Professor, reserve um momento para lançamento do livro, fica a seu critério e dos alunos.
Avaliar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!