06/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
- Delinear a evolução do imaginário da espécie humana, fazendo uso de bonecas, para explicar: a vida e o poder sobrenatural sob o controle humano;
- Analisar o uso das bonecas e bonecos como ritual, brinquedo infantil e como arte de diversão do povo.
Evolução imaginário do homem com uso das bonecas.
1º Atividade: Discutir a utilização das bonecas.
1º Momento: Professor, retomando a aula 1 – O surgimento das bonecas, procure explorar os aspectos utilitários das bonecas africanas, orientais e da Europa. Leia para a turma algum texto sobre as bonecas desses lugares, sua história / tradição. Sugestão, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca
2º momento: Professor, selecione gravuras das bonecas desses lugares, organize os alunos em pequenos grupos e entregue a cada um, três ou mais gravuras de cada um dos tipos de bonecas.
Em seguida os grupos farão o seguinte exercício:
Boneca de origem |
Aspectos observados em cada boneca (olhos, nariz, boca, cabelo, cor, forma etc) |
Semelhanças entre as bonecas. |
Africana |
|
|
Européia |
|
|
Oriental |
|
|
2º momento - Professor, propicie a oportunidade dos grupos apresentarem os resultados obtidos na análise das imagens das bonecas. Você coordena esse momento, garantindo a discussão entre os alunos, possibilitando que eles destaquem as diferenças para separar as bonecas e as semelhanças para reagrupá-las em conjuntos menores pela similaridade.
2ª Atividade: Pesquisar os diferentes uso das bonecas.
1º Momento: Professor, pergunte aos alunos qual a utilidade das bonecas e bonecos que eles têm. Eles vão falando e você registra as respostas. Em seguida, questiona se na história das bonecas elas só tiveram essa utilidade. Quais outras utilidades? Esse diálogo favorecerá uma discussão pautada nas aulas anteriores e ajudará na organização da capacidade argumentativa dos alunos.
2º momento - Professor, traga um texto, sugestão Boneca http://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca , que fale de outros usos (ritual, arte de diversão de um povo) além do comum que é o brincar.
Os alunos vão lendo o texto e construindo o seguinte quadro:
Bonecas |
Ritual |
Arte de diversão |
brinquedo |
Africanas |
|
|
|
Européia |
|
|
|
Oriental |
|
|
|
1º Momento: Professor, divida sua sala em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela analise do vídeo de uma das bonecas
http://www.youtube.com/watch?v=Y7X-9GPXhB4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4NMD8GfTFjM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Bn6BTXHKN_s
http://www.youtube.com/watch?v=NNjSWXrC9oU&NR=1
2º momento - os alunos discutem as caracteristicas das bonecas, observando que representam a etinia do povo do seu pais de origem.
http://www.youtube.com/watch?v=Y7X-9GPXhB4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4NMD8GfTFjM&feature=related
Avalia-se se as crianças:
- Conseguiram perceber o uso das bonecas pelo homem nos seus usos;
- Confeccionar um dos três tipos das bonecas solicitadas;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!