Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO AS BONECAS TORNARAM-SE BRINQUEDOS.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que as bonecas ou bonecos transformaram-se em brinquedos com o reconhecimento da infância.
  • Construir uma linha de tempo com a história das bonecas, mostrando que ao longo do tempo transformaram-se em brinquedos.  
Duração das atividades
3 MOMENTOS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História das bonecas

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Vivenciar o conheciemnto sobre  bonecas e  bonecos na história da humanidade.

1º Momento: Professor, você pode inicialmente retomar aspectos da aula 1 – O surgimento das bonecas para rever essa história com os alunos. Você pode fundamentar a sua aula no texto Museu dos brinquedos: uma viagem lúdica pela história da humanidade.

Disponível em:   http://museudosbrinquedos.wordpress.com/   ou   

 Bonecos e personagens, disponível em: http://www.brinquedos.com.br/mos/view/Bonecos_e_Personagens/   Acesso em 12/09/2010.      

Com esses textos você pode criar várias histórias infantis, fazer ilustrações e contar para seus alunos.

Histórias que você pode iniciar da seguinte maneira:  

  • - Há milênios de anos as bonecas e os bonecos acompanham a história da humanidade, mas os bonecos como brinquedos de meninos chegaram bem depois..
  • - Na história da humanidade, primeiro apareceram as bonecas como brinquedo das meninas, depois foi a vez dos bonecos e dos meninos.  

Consultar os links:   

http://www.loucoporbonecos.com.br/falcon80/falcon80.htm  

  http://www.brinquedos.com.br/mos/view/Bonecos_e_Personagens/    

Com uma linguagem no nível de compreensão infantil, você constrói  várias histórias, da maneira que achar mais adequada e conta para seus alunos, mas deve  destacar os seguintes aspectos:  

2º momento – Professor, propicie aos alunos a oportunidade de assistir a arte dos bonecos.

Disponível em:   http://www.youtube.com/watch?v=_b6eg5d_G7g   Acesso em 12/09/2010   

http://www.youtube.com/watch?v=DnDXlTcm5Po&NR=1   

http://www.youtube.com/watch?v=2N2LjuLbEwM&feature=related http://il.youtube.com/watch?v=ouxSAFCKNAs&feature=related    

Acesso em 12/2010  

http://www.youtube.com/watch?v=HoCfGiB9P2U Acesso em 17/09/2010  

Professor, no final de cada vídeo, proponha uma discussão a partir das impressões dos alunos, você coordena e aprofunda essa discussão. Em seguida, forma grupos de construção de bonecos mamulengo, marionete, e boneco de sombra. Forma um grupo na escola para apresentar a arte de bonecos para os colegas.  

2ª  atividade – Expressar as impressões sobre obras de arte  

1º Momento: Professor, você pode está selecionando algumas imagens / pinturas que retratem as crianças vistas como adultos e fazer uma apreciação destas obras, para compreender o modo como as bonecas antigas eram vestidas e porque demoraram tanto na história da humanidade se transformar em brinquedo infantil. Ainda pode ser discutida a questão da boneca, em determinado tempo histórico, ser um  brinquedo de elite. Podemos tomar como exemplo:   

Quadro 1  “As meninas” de Diego Velazquéz.   

Fonte:

http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.com/2010/07/diego-velazquez-as-meninas-analise-e.html 

Proceda da seguinte forma:  

Deixe os alunos expressarem o que percebem, sem a sua interferência. Em seguida, você orienta o olhar das crianças, mediante os seguintes pontos:

  • - Falar sobre o modo das crianças vestirem-se,
  • - Posições e espaços que as crianças ocupam nestas telas.
  • - Classe social

Em seguida pode-se fazer um confronto com outras crianças, destacando esses elementos culturais para realçar a diferença social

 

 Quadro 2 -  Trabalho Infantil na Idade Média

Fonte:

 http://1.bp.blogspot.com/_usmG7w8GTyE/ScJJj6SNNLI/AAAAAAAAAMA/aiQbiZhFoBU/s1600-h/idade-media.jpg

Em seguida, você orienta o olhar das crianças, mediante os seguintes pontos: 

  • - Falar sobre atividade das crianças - Trabalho.
  • - Lugares que ela se encontram.  
  • - classe social 

 Pode-se fazer um confronto com o nosso tempo, destacando esses elementos na nossa cultura para realçar a mudança e a permanência.   

2º momento – Professor, reflita sobre as duas situações, faça uma  discussão com os alunos, de acordo com as exigências legais as crianças ganharam o direito de ser criança com suas características e atividades próprias, assim a brincadeira como uma atividade infantil, pode ser realizada com bonecas (meninas) e com bonecos (meninos), dessa forma você discute a questão social, que nem todas as crianças vão à escola e nem possuem esses brinquedos e que ainda tem muitas delas que são trabalhadoras.  

Obs: Pode-se mostrar figuras de crianças trabalhando no site abaixo encontra-se estas ilustrações:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1021&bih=525&q=crian%C3%A7as+trabalhando&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

 3º Momento:   Professor, se a sua escola tem condição,  motive os alunos  a realizar uma campanha para arrecadação de bonecas ou bonecos na própria escola. Cria-se folders para entregar as demais crianças da escola, como também, um posto (local) de arrecadação. Ao final escolhe uma instituição de crianças carentes ou uma comunidade para se fazer a doação. As crianças podem ir entregar pessoalmente o que foi arrecadado. A segunda opção é, se na sua escola as crianças tem situações difíceis, você faz uma campanha junto ao pessoal da escola e compartilha as bonecas e bonecos com as próprias crianças da sala.   

3ª Atividade: Construindo uma linha do tempo. 

1º Momento: Professor, você pode inicialmente retomar aspectos da aula 1 – O surgimento das bonecas. Em seguida  orienta os alunos para montar os momentos principais desta história, como a boneca no tempo das cavernas, no Egito, na Grécia, entre os romanos, no século XVIII, no século XIX, XX e nos dias atuais. Desse modo os alunos organizados em trios devem:

  • - Elaborar em pedaços de papel esses principais acontecimentos da história das bonecas.
  • - Fazer a leitura de cada fase (o trio) e passar pelo conselho dos demais alunos.
  • - Organizar na ordem dos acontecimentos esses dados.
  • - Colar em uma linha os dados abaixo.

______________________________________________________________________________________________________________________

Na pré-história: Bonecas esculpidas em pedra

Na Grécia antiga:  Bonecas ligadas a fertilidade femininapidas em pedra

Os romanos:  Bonecas eram dadas de presente em festas.

Na Idade Média: desaparecimento temporário das bonecas

No século 18: com a multiplicação das indústrias, passaram a ser mais popularizadas

No século 19: bonecas de biscuit

No século 20: as bonecas começam a ser produzidas em material de plástico e borracha  

Observação -  Professor, oriente os seus alunos a buscar imagens, ou você traz para a turma  ilustrar essa linha do tempo.   No final. Os alunos fazem um resumo de cada fase e apresenta em forma de seminário na sala de aula.    

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • - compreenderam que as bonecas ou bonecos transformaram-se em brinquedos com o reconhecimento da infância;
  • - construiram a linha de tempo com a história das bonecas;
  • - participaram e se envolveram nas atividades propostas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.