27/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Compreender os gêneros masculino e feminino e seu uso na escrita;
§ Avançar na escrita alfabética a partir da construção de listas e pequenos textos.
§ Planejar, revisar e reescrever textos.
Indicada para crianças que consigam ler e escrever frases e pequenos textos.
Leia para as crianças a história “Alice no País das Maravilhas”. Existem várias versões em livro desta história, se quiser também pode ser lida online:
http://www.contandohistoria.com/alice_no_pais_das_maravilhas.htm . Peça às crianças que observem e façam comentários sobre a história.
Para serem abordados os gêneros (masculino e feminino) presentes nas palavras de nossa língua.
Faça uma introdução do tema de forma lúdica. Sugiro a brincadeira “bonecas de papel”.
Retirado do site: http://bonecasdepapel.blogspot.com/
Converse com as crianças sobre esta brincadeira. Peça às crianças que observem as roupas e discutam se existem coisas que são de menino ou menina.
Organizem uma lista com as peças de roupa.
ATIVIDADE SOBRE GÊNEROS
Oriente as crianças de que além de objetos, algumas palavras são utilizadas somente para determinar sé algo é masculino ou feminino. Discuta com a turma sobre palavras masculinas e femininas na nossa língua. Escolha a melhor forma de trabalhar com as crianças o texto abaixo.
Sugerimos que seja copiado no caderno.
Na nossa língua existem os gêneros: masculino e feminino.
Sugerimos a realização de uma brincadeira com um baralho de palavras em masculino e feminino.
Fonte: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/jogo-baralho-masculino-e-feminino.html
Atividade de Avaliação
Quais são as palavras que não sofreram mudanças?
Por quê? ____________________________________________________________________________
2) Observe o seu baralho de palavras masculinas e femininas, separando as cartas onde:
a. A vogal “o” determina o gênero masculino e a vogal “a” o gênero feminino.
b. A palavra feminina é totalmente diferente da palavra masculina.
Canção “Irmãozinho” – Nesta canção os gêneros são trocados entre a primeira e segunda parte da música.
Palavra cantada – letra e vídeo: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1119412/
Ø Observe se as crianças utilizaram adequadamente os artigos que definem o gênero. Ø Na realização da Atividade de Avaliação, a criança respondeu de maneira adequada? Ø Repita o exercício de Avaliação nº1 de forma inversa (pedindo que as crianças escrevam o masculino das palavras) e veja se os aprendizes utilizaram a palavra com o gênero adequado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!