18/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Aprender a grafia correta das palavras nasalizadas: uso do m, n ou til.
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Para iniciar, sugiro que você professor (a) leia o texto abaixo.
ORALIDADE E NASALIDADE
Vogais orais
A corrente de ar vibrante passa apenas pela cavidade bucal. São sete os fonemas vocálicos orais:
1/a/ = mato
2. /e/ = letra
3. /3/ = reta
4. /i/ = vida
5. /o/ = boca
6. / / = obra
7. /u/ = rubro
A corrente de ar vibrante passa, ao mesmo tempo, pelas cavidades bucais e nasais. Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais:
2. /e/ = lento, vento, lembro.
3. / / = cinto, finda, ímpar.
4. /õ/ = põe, ronco, monta, ombro.
5. / / = fundo, mundo, umbral.
*Texto retirado do site: http://www.colegioweb.com.br/portugues/oralidade-e-nasalidade
A percepção sonora é desenvolvida nas crianças em processo de aquisição da linguagem, por meio de exercícios de consciência fonológica e consciência fonêmica. Mas é necessário também que o professor chame a atenção das crianças para estes aspectos, mostrando que esta percepção auxilia na grafia correta das palavras.
Escreva no quadro/lousa a lista de palavras abaixo.
Indicamos, como recurso complementar, o jogo dos sons do M e N http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=550
Oriente as crianças quanto ao uso do dicionário para esclarecer dúvidas sobre a forma correta de escrever as palavras. *
*Caso as crianças ainda não saibam utilizar o dicionário
Peça que expliquem quais as diferenças que existem entre as palavras.
Explique que a sequência alfabética de cada palavra determina onde ela será localizada no dicionário.
Retome a atividade anterior e peça às crianças que façam a correção consultando o dicionário.
Atividade de avaliação
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM “M” OU “N”
2) SE NECESSÁRIO COLOQUE O ACENTO TIL NAS PALAVRAS ABAIXO.
3) LEIA PARA SUA PROFESSORA AS PALAVRAS ABAIXO:
4) RECORTE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS PARA PREENCHER O QUADRO ABAIXO:
Para aprofundar no tema sugiro a dissertação: “DURAÇÃO DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS ORAIS, NASAIS E NASALIZADOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO” - Hellen de Oliveira Valentim Campos Disponível no site: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ALDR-7YAMV9/1/1257m.pdf
Observe se: ·
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/09/2013
Cinco estrelasotimo, aprendi muito
23/05/2013
Cinco estrelasexcelente parabes obrigado por ajunda minha filha
22/05/2013
Três estrelasGostei muito e vou aplicar namlinha turma de 2º ano (alfabetização).