Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Memória e História na Educação Infantil.

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir um Caderno de Lembranças da turma;

Compreender a função social da escrita através do registro das memórias;

Expressar suas vivências preferidas na escola e registrar com a ajuda da família no Caderno de Lembranças;

Interagir com sua família dialogando sobre as experiências da escola.

Duração das atividades
1 semestre letivo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Problematização  

Esta aula propõe a criação de um caderno de lembranças da turma, para ser usado durante um semestre letivo. Este caderno de lembranças é um diário com textos e desenhos de autoria das crianças, escritos em sua maioria com a ajuda da família e do professor.

Com as crianças dispostas na Roda de Conversa, inicie um diálogo fazendo os seguintes questionamentos:

O que você mais gosta de fazer?

De que você mais gosta de brincar?

Com quem você brinca?

Onde você brinca?

E, na escola qual é a sua atividade preferida?

Qual seu amigo preferido?

De qual dia da semana você mais gosta na escola?

Com cartolina e pincel, registre as respostas das crianças com letra maiúscula. Destaque com a mesma cor as respostas iguais. Converse com as crianças dizendo que todas as respostas tratam-se de preferências, que foram lembradas pela turma na roda de conversa. Para que não esquecêssemos destas lembranças, fizemos o registro na cartolina. Mas, as lembranças são muitas e diárias. O que podemos fazer para lembrarmos todos os dias das nossas preferências? Que tal criarmos um "Caderno de lembranças", nele poderemos registrar as novidades e curiosidades da turma, além de compartilhar nossos sentimentos e emoções que se manifestam na nossa rotina diária - na escola e em casa.

Sugestões

Junto com sua turma de crianças, crie títulos e subtítulos para as seções do caderno de lembranças. Em todas as seções do caderno, as crianças serão protagonistas dos textos. O(a) professor (a) poderá criar as seguintes seções:

Novidades - Registro dos acontecimentos novos: as aventuras do final de semana, um dentinho de um amigo da turma que caiu, um irmãozinho novo que nasceu, etc.

O que já sabemos e o que queremos aprender - Registro das descobertas do grupo nas diferentes áreas do conhecimento, de acordo com os projetos desenvolvidos em sala.

Nossos amigos - Cole fotos individuais de cada criança da turma. Neste espaço cada amigo poderá registrar suas preferências.

Aniversários - À medida que cada criança levar o caderno para casa, ela fará o registro da data do seu aniversário.

Notícias - Colagem de notícias de jornal, internet, revistas e o que está sendo debatido na mídia que poderá chamar a atenção das crianças na escola.

Curiosidades - Este espaço é reservado para alguma pergunta sobre algo que gostaria de discutir, o que as crianças querem investigar, o que têm dúvidas.

Divida as crianças em seis grupos. Distribua para as crianças uma ficha de cartolina para cada grupo e eleja os escribas dos grupos. O escriba será o amigo que fará o registro dos títulos das seções, solicite que os grupos decorem estes títulos com cola colorida, "scraps", colagens, etc. Aproveite este momento para explicar para a turma do que se trata cada seção e como elas serão utilizadas no caderno.

Atividades

Confecção do Caderno de Lembranças

Como este caderno é para ser usado durante um semestre letivo, reserve os seguintes materiais:

80 folhas de cartolinas de cores variadas;

Papel Canson tamanho A3;

Adesivos para "Scrapbookings";

Botões;

Fitas estampadas de cetim;

Cola Colorida;

E demais materiais que julgar necessário. O Caderno de Lembranças é um instrumento que apresenta muitas possibilidades de criação e estratégias de utilização, dependerá da forma com que cada docente conduzirá o trabalho.

Divida as folhas de cartolina ao meio. Encaderne as folhas de cartolina, de forma que as cores possam ficar diversificadas. Pegue as fichas confeccionadas anteriormente e divida o caderno em seções. Incremente as folhas com adesivos, botões, cola colorida e a fita de cetim estampada.

Confecção da capa

Pegue o papel canson tamanho A3 e divida-o pelo número de crianças que você tem na turma, para recortar o canson, utilize um estilete para obter um acabamento mais refinado. Distribua uma parte do canson para cada criança, entregue a fita de cetim e solicite que as crianças façam uma borda com a mesma. Posteriormente, inicie a atividade de confecção da capa do Caderno de Lembranças.

Com as crianças dispostas em roda, coloque um espelho no centro da roda e faça o seguinte questionamento:

Como você se vê?

Qual a cor dos seus olhos? E cabelos?

Qual é a característica mais marcante que você vê em você mesmo?

Mostre o autorretrato de Vicent Van Gogh e explique o que é um autorretrato. Como recurso complementar consulte o site:

http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/stremy-auto-retrato-van-gogh.jpg 

Consulte também:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=897 

Este site apresenta a definição de autorretrato. Esta definição, auxiliará a compreensão das crianças na atividade proposta.

Mãos à obra! Solicite que cada criança faça seu autorretrato, assim como Van Gogh criou o seu. Distribua canetinhas, lantejoulas, lãs, retalhos de tecidos, a fim de enriquecer a produção.

Sugestão de atividades para compor o caderno

Algumas atividades poderão ser feitas no caderno de lembranças a fim de que as crianças conheçam e investiguem determinado assunto com mais detalhamento e possam dedicar-se ao registro de forma contínua. Crie atividades no caderno de lembranças, que possam ser feitas em casa com a ajuda família, sobre o nome próprio de cada aluno, fazendo comparações entre os nomes da turma e explorando as letras iniciais das crianças.

Rotina de trabalho

Diariamente uma criança levará o Caderno de Lembranças para casa. Em casa, com a ajuda de um escriba (família), a criança deverá registrar em todas as seções propostas pelo instrumento. Além disso, colará scraps, fará desenhos ilustrando os acontecimentos do dia.

Leitura do caderno de lembranças

Um dos objetivos do Caderno de lembranças é aproximar a turma das situações de escrita significativas frequentes, e sem dúvida, seu conteúdo não terá função se não for lido e revisto diariamente pelo(a) professor(a) juntamente com as crianças. Frequentemente antes de começar a escrita de uma nova seção, retome o que foi escrito no dia anterior. Caso algum assunto tenha ficado pendente, dê andamento à conversa para então iniciar a próxima. Há assuntos que serão temas de conversa durante muito tempo, portanto, não é necessário concluir a questão, colocando uma definição única. Pode-se deixar claro que a turma está investigando, pensando junto... E deixará registrado tudo o que puder!

Referências

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T.  Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Tradução Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Recursos Complementares
Avaliação

Através do caderno de lembranças, as crianças terão diariamente a oportunidade de participar de uma situação coletiva de registro, em que o(a)  professor(a) e a família, serão os escribas do grupo, mediando diariamente o conhecimento. Cabe ao docente, portanto, observar o interesse, participação, motivação, zelo e responsabilidade das crianças pelas atividades propostas e pelo instrumento como um todo. É preciso avaliar diariamente; observando, intervindo e refletindo sobre as situações propostas e sobre aquelas que surgirão durante o desenvolvimento do trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.