02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
§ Construir o conceito de frase;
§ Trabalhar a escrita, correção e reescrita de frases.
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Atividade 1
Comece lendo a história do Saci Pererê neste link http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=130 a história está escrita e possui animações para a criança ler e interagir com a história. Converse com toda a turma sobre as observações que fizeram relativas à forma que os textos apareceram quando a história foi contada (cada clique do mouse abre uma nova uma frase).
Veja novamente a história para que todos observem as estruturas das frases.
- Cada frase possui sentido completo com começo, meio e fim.
- Para fazer sentido a frase precisa que as palavras estejam organizadas em uma sequência.
- As frases iniciam sempre com letra maiúscula e terminam com um sinal de pontuação.
Dica: trabalhe antes a aula no Portal do Professor: “A função da pontuação para a compreensão do texto.” Autora: Mariane Patrícia Madeira Lopes.
Atividade 2
Indicamos 3 jogos para as crianças trabalharem a compreensão de frases e sua estrutura. Ordenação de frases:
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Ordenar-frases-1.htm
Para fazer sentido uma frase precisa estar em uma sequência. Nesta atividade a criança exercitará a leitura, e a compreensão para que a frase faça sentido. Jogo de completar as frases http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5485
Uma frase somente terá sentido se todas as palavras juntas expressarem uma idéia. Jogo de leitura e interpretação de frases:
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Leitura-interpretação.htm
Neste jogo, a criança só conseguirá responder corretamente a pergunta se ler e interpretar corretamente a frase. Brinque com as crianças, de forma alternada, com os jogos acima. Converse com as crianças sobre as impressões que tiveram dos jogos. Sistematize as interpretações com as crianças e, em grupo, solicite que estes registros sejam feitos em cartolina para serem fixados na sala de aula.
Atividade 3:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
4) ESCREVA 4 FRASES. LEIA E CORRIJA ANTES DE MOSTRAR À PROFESSORA.
|
|
|
|
|
|
|
|
Jogo de seqüência lógica de frases: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1374
Jogo da mensagem secreta: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1479
Texto para orientação do professor: Estilística da Frase e da Enunciação. Autora:Priscila Campos de Oliveira (Orientadora: MACL)site: http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ2_03.htm
Durante a realização das atividades observe se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!