18/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre as origens e a história do Carimbó, bem como as peculiaridades regionais dos contextos onde essa dança faz parte do folclore popular.
- Aprender os passos básicos da dança do Carimbó.
- Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidade escolar.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Por dentro da dança
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Carimbó o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que mostrem alguns passos característicos da dança e os locais e regiões do país onde o Carimbó se expressa enquanto manifestação cultural. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Figura 1 (acessado em 01/09/2010)
Sugestão de vídeos:
Atividade 2 – Ensaio
Duração: 50 minutos
Material: aparelho de som e cd de música
Local: quadra ou pátio
Dando continuidade a aula o(a) professor(a) poderá iniciar o ensaio do primeiros passos da dança do carimbó. No primeiro momento, as crianças farão a coreografia passo a passo sem a música e vestimenta.
- Convite: antes de iniciar o ensaio o(a) professor(a) fará a divisão dos pares entre as crianças. Em seguida, será feita uma fileira de meninos e outra de meninas, um de frente pro outro a uma distância de uns 5 metros. Ao sinal do(a) professor(a) os meninos vão se aproximando das meninas, que por sua vez ficarão batendo palmas como se estivessem convidando os meninos para a dança.
- Girando e dançando: na seqüência os pares se formarão e começarão a dançar girando em torno de si mesmo. Após alguns giros as duplas formarão uma grande roda, ainda com giros e rodopios. Assim que a roda se formar as duplas girarão em torno de si ao mesmo tempo em que a roda girará em sentido horário. Após alguns giros os meninos soltarão de sua dupla e ficarão dançando com o corpo curvado para frente, marcando o ritmo com pisadas fortes no chão e girando em torno das meninas. As meninas ficarão dançando, girando e segurando na barra das saias.
- Pegando o lenço: o clímax da dança do carimbo é o momento onde a dama joga o lenço no chão para o cavalheiro pegar. Esse momento é conhecido como “dança do peru” ou “peru de Atalaia”. Uma dupla por vez irá até o centro da roda, com o menino marcando a dança com pisadas fortes no chão a menina girando em torno do seu próprio eixo. Num determinado momento a menina irá jogar o lenço no chão para que o menino tente pegar com a boca, sem o auxílio das mãos. Nas danças tradicionais do Carimbó o homem que não consegue pegar o lenço é vaiado pelos demais. No entanto, o(a) professor(a) poderá ressaltar que no contexto escolar essa atitude não seria considerada apropriada e que portanto, as crianças não deverão vaiar os colegas caso não conseguirem pegar o lenço.
Figura 2 - (acessado em 01/09/2010)
No segundo momento, a dança será executada sem interrupções ao ritmo das músicas típicas e os trajes adequados. A roupa das meninas será constituída de um top e uma saia que poderão ser feitos de TNT. A roupa dos meninos será apenas uma camisa estampada e uma calça branca e folgada. Todas as crianças deverão dançar descalças.
Sugestão de músicas:
- Carimbó do macaco (Pinduca)
- Dona Maria (Pinduca)
- Coco sem azeite (Pinduca)
Atividade 3 – A hora do show
Duração: 25 minutos
Material: aparelho de som, cd de música e filmadora
Local: quadra ou pátio
Para finalizar, o(a) professor(a) poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior de suas performances diante do coletivo da escola.
Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através breve fala sobre a origem histórica do Carimbó. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.
Sugestão de sites:
O(a) professor(a) assistirá a filmagem da dança junto com as crianças. Em seguida, fará uma breve discussão com as crianças sobre alguns temas abordados em aula, tais como:
- em que parte do Brasil o carimbó se insere comoo manifestação cultural regional?
- a maneira de dançar o carimbó se assemelha a outros tipos de dança? Quais? Em que aspectos?
- quais os passos da dança vocês mais gostaram?
- o que poderia ser feito para melhorar nossa coreografia?
Ao final, o(a) professor(a) pedirá para que cada criança faça um desenho sobre a apresentação da turma. Ao final o(a) professor(a), juntamente com as crianças, colará os desenhos em um cartaz intitulado: “O carimbó”, que ficará exposto em um mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2013
Cinco estrelasEstou ensaiando com os meus alunos e apreciei muito todas as dicas, sites e informações. Parabéns!