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Esportes Aquáticos - Maratona Aquática

 

13/11/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerdda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criação, origem e a história e evolução da Maratona Aquática, de acordo com o contexto mundial e brasileiro;         

Os tipos de equipamentos necessários (toca de banho, óculos de proteção e gordura na pele) para a prática da maratona aquática;

Como é a divisão das distâncias das provas da maratona aquática e as regras básicas da modalidade esportiva e situá-la no contexto escolar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

MARATONA AQUÁTICA

 

http://www.cbda.org.br/galerias/index.php?uid=777 

Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto.

Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar. Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.

Esta modalidade remete às origens da natação, quando ainda não havia piscinas. Em finais do século XIX e no primeiro quarto do século XX, as competições em águas abertas tiveram uma grande aceitação. Até, porque, devido à existência de poucas piscinas, as competições de natação desenrolavam-se utilizando os meios aquáticos naturais.

Estas competições foram caindo em desuso, por um lado, pelo aumento do número de piscinas existentes, por outro, devido à poluição que gradualmente foi tomando conta dos recursos hídricos naturais. Tornaram-se célebres as travessias do canal da Mancha e as longas maratonas natatórias que ocorriam nos rios e no mar de todo o mundo.

Hoje as provas são divididas entre as de distância inferior e superior a 10 km. Nos campeonatos mundiais, são realizadas três provas da modalidade, nas distâncias de 5 km, 10 km e 25 km, sempre para mulheres e homens.

EQUIPAMENTOS

O nadador é equipado com fato de banho, óculos de protecção, touca de banho, e deverá proteger-se com gordura na pele (por causa do frio e de irritações devidas ao sal). Equipamentos de mergulho, feitos de neoprene, por exemplo, são proibidos.

AS DISTÂNCIAS

A Federação Internacional de Natação define "natação de longa distância" e "natação maratona", segundo os seus regulamentos, como:

Natação de longa distância - prova em local aquático natural cobrindo um máximo de 10 km.

Natação maratona - prova em local aquático natural cobrindo um mínimo de 10 km.

São ainda consideradas históricas algumas provas de natação deste tipo, como por exemplo a travessia do canal da Mancha a nado. Existem campeonatos mundiais e europeus, além de alguns campeonatos nacionais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natação_de_águas_abertas  

AULA 1

FAMILIARIZANDO COM A ÁGUA

ATIVIDADE 1

O professor deixará os alunos nadarem livremente e com o estilo de nado que escolherem por um determinado tempo. Depois nadar somente no estilo crawl.

Dividir a turma em chaves de eliminatória simples. Colocar dois alunos no centro da piscina com os pés sobre uma bóia. Os alunos deverão nadar utilizando apenas braçadas de crawl.

Quem conseguir encostar na borda referente a sua direção na piscina primeiro, sem soltar os pés da bóia, será o vencedor.

Fonte Foto:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

ATIVIDADE 2

Dividir a turma em grupos iguais e colocá-los cada um em uma raia com uma corda. Um aluno ficará dentro da água em um dos lados lados da corda e os outros, segurando a corda na borda oposta.

Ao apito do professor os alunos deverão puxar a corda. Vence e marca dez pontos o que chegar primeiro e depois, 5,3,2 e 1 pontos os próximos a chegarem. Após todos terem sido puxados somam-se os pontos e determina-se o grupo vencedor.

Fonte Foto:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio de Janeiro - SPRINT

2ª edição - 1999

AULA 2

FAMILIARIZANDO COM A MARATONA AQUÁTICA

ATIVIDADE 1

O professor levará para a turma conhecer os tipos de equipamentos necessários (toca de banho, óculos de proteção e gordura) para a prática da maratona aquática.

http://www.cbda.org.br/galerias/index.php?uid=777 

Explicará como é a divisão das distâncias das provas da maratona aquática e as regras básicas da modalidade esportiva e vai situá-la no contexto escolar.

Dividir a turma em grupos iguais e colocá-los cada um em uma raia e o professor estabelecerá a distância de ida e volta duas vezes na piscina para cada aluno nadar e o outro aluno integrante do grupo pulará na água somente quando seu colega encostar na borda da piscina.Estabelecer um tempo (10min por exemplo) e ver qual equipe conseguiu atingir a maior distância.

Dividir a turma em grupos iguais e colocá-los cada um em uma raia e o professor estabelecerá o tempo de cinco minutos nadando para cada aluno nadar e o outro aluno integrante do grupo pulará na água somente quando seu colega completar o tempo estabelecido para cada um nadar e ao término, ver qual equipe conseguiu atingir a maior distância. 

ATIVIDADE 2

Dividir os alunos dois a dois em cada raia e o professor estabelecerá a distância de 400 metros para a competição individual e o aluno que nadar e chegar primeiro será o vencedor. Os alunos poderão parar para descansar durante o percurso.

AULA 3

REALIZANDO UMA MARATONA AQUÁTICA

Dividir a turma em seis grupos iguais e colocá-los cada um em uma raia e o professor não estabelecerá a distância para cada aluno nadar e os outros alunos integrantes do grupo somente poderão mergulhar na água quando seu colega de grupo completar a distância que aguentou nadar. Esta aula visa a participação de todos os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos entenderam como foi a criação, origem e a história e evolução da Maratona Aquática, de acordo com o contexto mundial e brasileiro.

Pedir que identiquem os tipos de equipamentos necessários (toca de banho, óculos de proteção e gordura na pele) para a prática da maratona aquática?

Situar a maratona em termos de qualidades físicas necesária a sua prática.

Ver se compreenderam como são as divisões das distâncias das provas da maratona aquática e as regras básicas da modalidade esportiva e situá-la no contexto escolar?

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