11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Resumo (ou Resenha expositiva, ou sinopse)
É a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. As etapas de um resumo são: a leitura atenta do original para identificar o tema e a finalidade; a seleção de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do original; a redação do resumo, com expressões menores e simplificadas que remetem ao original; a revisão do trabalho. O texto resumido deve ser escrito na 3ª pessoa do singular. Atenção: evite o uso abusivo de adjetivos.
Fonte: <http://www.portalsas.com.br/pdfs/lab_redacao/proposta1.pdf>.
*Texto para a formação do professor: “Os gêneros textuais e a língua materna: a sinopse no ensino da leitura e da produção textual”. Disponível em:<http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1472060>.
ATIVIDADE 1 – COMPARANDO A SINOPSE AO LIVRO
Sinopse do Livro Infantil - A Fada que Tinha Ideias:
No livro infantil A Fada que Tinha Ideias, conta que as fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter ideias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. "Quando alguém inventa alguma coisa, o mundo anda", é o que ela diz. Mas nem todos aprovam um comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que Clara Luz irá fazer? O livro A Fada que Tinha Ideias é diversão garantida para toda a criançada.
Dados técnicos do livro:
Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Coleção: Clara Luz Editora: Ática
Ano: 2004
Sobre o Autor: Fernanda Lopes de Almeida é um dos nomes mais expressivos na área da literatura infantil brasileira a partir da década de 70. A Fada que Tinha Ideias teve sua primeira edição em 1971 e seu sucesso foi confirmado pela crítica especializada que concedeu ao livro vários prêmios.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO LIVRO A FADA QUE TINHA IDEIAS E LER A SINOPSE DO LIVRO, RESPONDA:
a. O QUE OS DOIS TEXTOS TÊM EM COMUM? ____________________________________________________________________________
b. NA SINOPSE ESTÁ ESCRITO O FINAL DA HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________
c. EXISTE ALGUMA INFORMAÇÃO NA SINOPSE QUE É DIFERENTE DO LIVRO? ____________________________________________________________________________
d. SE VOCÊ LESSE SOMENTE A SINOPSE, SABERIA TUDO O QUE ACONTECE NO LIVRO? ____________________________________________________________________________
Se pertinente, repita a mesma atividade com o livro abaixo: Fonte: <http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-almanaque-ruth-p-81.html>.
Sinopse do Livro Infantil - Almanaque Ruth Rocha:
Já pensou ter muitos livros em um só? Um livro ao mesmo tempo criativo, útil, engraçado, cheio de ideias, curiosidades... Ah, e ilustrado pelos melhores artistas brasileiros! Assim é este livro-almanaque. Dividido em 12 meses, aqui você encontra brinquedos e brincadeiras, charadas, canções, datas comemorativas, estações do ano, experiências científicas, fases da lua, fatos históricos, folclore, personalidades, piadas, provérbios e muito mais. Um livro para todos os anos e o ano inteiro. No momento em que completa 35 anos de carreira, Ruth Rocha lança um livro-almanaque recheado de histórias, charadas e curiosidades que divertem e ensinam. O livro traz em suas páginas diversos trabalhos de 15 diferentes ilustradores.
Dados Técnicos do Livro:
Editora: Ática
Ano: 2004
Sobre o Autor: Ruth Rocha nasceu em 1931, na cidade de São Paulo. É graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou seu primeiro livro, Palavras Muitas Palavras?, em 1976 e, desde então, já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas. Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
ATIVIDADE 2 – SELECIONANDO LIVROS A PARTIR DE SINOPSES.
A função de uma sinopse é auxiliar a escolha do leitor: Ajudá-lo, a partir da percepção inicial, a ler e ou saber mais sobre um livro, filme etc.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DEPOIS DE LER A SINOPSE E O LIVRO, RESPONDA POR ESCRITO:
a. O QUE OS DOIS TEXTOS TÊM EM COMUM? ____________________________________________________________________________
b. NA SINOPSE ESTÁ ESCRITO O FINAL DA HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________
c. EXISTE ALGUMA INFORMAÇÃO NA SINOPSE QUE É DIFERENTE DO LIVRO? ____________________________________________________________________________
d. SE VOCÊ LESSE SOMENTE A SINOPSE, SABERIA TUDO O QUE ACONTECE NO LIVRO? ____________________________________________________________________________
e. ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE É UMA SINOPSE. ____________________________________________________________________________
ATIVIDADE 3 – PRODUZINDO TEXTOS
Para construir o painel de sinopses serão necessárias algumas etapas:
1 – Escolha dos livros
Na biblioteca da sala ou da escola, as crianças deverão escolher e ler os livros.
2- Produções das sinopses dos livros
Ao invés de fazer uma ficha completa, como apresentado no texto acima, utilize como modelo um texto que tenha somente o título e a sinopse. Abaixo um exemplo:
Minhas Memórias de Lobato: Contadas por Emilia, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa
Autora: Luciana Sandroni
Monteiro Lobato é um fenômeno editorial raras vezes superado no Brasil. Em 1941, por exemplo, as tiragens de suas obras já alcançavam um milhão de exemplares. Era o autor mais vendido na América Latina. Sua literatura para adultos anda esquecida, mas a infantil continua a conquistar leitores de sucessivas gerações. Emília, Pedrinho e Narizinho são tão conhecidos que parecem pertencer ao domínio público. Nesse livro é o próprio Monteiro Lobato quem se transforma em objeto das memórias de Emília e de seu ajudante, o Visconde de Sabugosa.
Editora: Companhia das Letrinhas
Disponível em: <http://nascidaemversos.blogspot.com/2010/10/25-anos-de-literatura-infantil.html>.
3 – Revisões e reescritas dos textos
4 – Organização e montagem do painel
Com os recursos disponíveis, organize um bonito painel a ser fixado na biblioteca da escola para incentivar outras crianças a lerem.
Finalize a aula com a atividade abaixo:
Literatura infantil: parte 3 [Categorias Literárias]
Nome | Tipo |
---|---|
Literatura infantil: parte 3 [Categorias Literárias] | Áudio |
Para formação do professor: LITERATURA INFANTIL: INSTRUMENTO EDUCACIONAL. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/LITERATURA%20INFANTIL.pdf>.
Durante a realização das atividades, observe se a criança:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2014
Cinco estrelasSuper interessante! Seu método é muito instrutivo, rico em informacões importantes e relevantes, de fácil entendimento e uso. Tudo que um adulto precisa para instruir e induzir corretamente uma crianca a gostar de ler e escrever. Até o próprio responsável de educar essa crianca, torna-se estimulado para esse fim, evidente, os que, por ventura, nao têem o hábito da leitura. Eliana