Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Painel de sinopses de livros no trabalho com textos expositivos

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Escrever textos de sinopses de livros;
  •   Compreender e transmitir informações recém elaboradas;
  •   Planejar a fala em situações formais;
Duração das atividades
Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Resumo (ou Resenha expositiva, ou sinopse)   

É a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. As etapas de um resumo são: a leitura atenta do original para identificar o tema e a finalidade; a seleção de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do original; a redação do resumo, com expressões menores e simplificadas que remetem ao original; a revisão do trabalho. O texto resumido deve ser escrito na 3ª pessoa do singular. Atenção: evite o uso abusivo de adjetivos.

 Fonte: <http://www.portalsas.com.br/pdfs/lab_redacao/proposta1.pdf>.  

*Texto para a formação do professor: “Os gêneros textuais e a língua materna: a sinopse no ensino da leitura e da produção textual”. Disponível em:<http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1472060>. 

ATIVIDADE 1 – COMPARANDO A SINOPSE AO LIVRO

Sinopse do Livro Infantil - A Fada que Tinha Ideias:

No livro infantil A Fada que Tinha Ideias, conta que as fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter ideias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. "Quando alguém inventa alguma coisa, o mundo anda", é o que ela diz. Mas nem todos aprovam um comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que Clara Luz irá fazer? O livro A Fada que Tinha Ideias é diversão garantida para toda a criançada.

Dados técnicos do livro:

Autora: Fernanda Lopes de Almeida

Coleção: Clara Luz Editora: Ática

Ano: 2004

Sobre o Autor: Fernanda Lopes de Almeida é um dos nomes mais expressivos na área da literatura infantil brasileira a partir da década de 70. A Fada que Tinha Ideias teve sua primeira edição em 1971 e seu sucesso foi confirmado pela crítica especializada que concedeu ao livro vários prêmios.

  • As crianças deverão responder por escrito as questões abaixo:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1)    DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO LIVRO A FADA QUE TINHA IDEIAS E LER A SINOPSE DO LIVRO, RESPONDA:

a.    O QUE OS DOIS TEXTOS TÊM EM COMUM? ____________________________________________________________________________

b.    NA SINOPSE ESTÁ ESCRITO O FINAL DA HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________

c.    EXISTE ALGUMA INFORMAÇÃO NA SINOPSE QUE É DIFERENTE DO LIVRO? ____________________________________________________________________________

d.    SE VOCÊ LESSE SOMENTE A SINOPSE, SABERIA TUDO O QUE ACONTECE NO LIVRO? ____________________________________________________________________________

Se pertinente, repita a mesma atividade com o livro abaixo: Fonte: <http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-almanaque-ruth-p-81.html>. 

Sinopse do Livro Infantil - Almanaque Ruth Rocha:

Já pensou ter muitos livros em um só? Um livro ao mesmo tempo criativo, útil, engraçado, cheio de ideias, curiosidades... Ah, e ilustrado pelos melhores artistas brasileiros! Assim é este livro-almanaque. Dividido em 12 meses, aqui você encontra brinquedos e brincadeiras, charadas, canções, datas comemorativas, estações do ano, experiências científicas, fases da lua, fatos históricos, folclore, personalidades, piadas, provérbios e muito mais. Um livro para todos os anos e o ano inteiro. No momento em que completa 35 anos de carreira, Ruth Rocha lança um livro-almanaque recheado de histórias, charadas e curiosidades que divertem e ensinam. O livro traz em suas páginas diversos trabalhos de 15 diferentes ilustradores.

Dados Técnicos do Livro:

 Editora: Ática

Ano: 2004

Sobre o Autor: Ruth Rocha nasceu em 1931, na cidade de São Paulo. É graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou seu primeiro livro, Palavras Muitas Palavras?,  em 1976 e, desde então, já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas. Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

ATIVIDADE 2 – SELECIONANDO LIVROS A PARTIR DE SINOPSES.

A função de uma sinopse é auxiliar a escolha do leitor:  Ajudá-lo,  a partir da percepção inicial, a ler e ou saber mais sobre um livro, filme etc.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

DEPOIS DE LER A SINOPSE E O LIVRO, RESPONDA POR ESCRITO:

 a.     O QUE OS DOIS TEXTOS TÊM EM COMUM? ____________________________________________________________________________

b.    NA SINOPSE ESTÁ ESCRITO O FINAL DA HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________

c.    EXISTE ALGUMA INFORMAÇÃO NA SINOPSE QUE É DIFERENTE DO LIVRO? ____________________________________________________________________________

d.    SE VOCÊ LESSE SOMENTE A SINOPSE, SABERIA TUDO O QUE ACONTECE NO LIVRO? ____________________________________________________________________________

 e.    ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE É UMA SINOPSE. ____________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3 – PRODUZINDO TEXTOS

Para construir o painel de sinopses serão necessárias algumas etapas:

1 – Escolha dos livros

Na biblioteca da sala ou da escola, as crianças deverão escolher e ler os livros.

2- Produções das sinopses dos livros

Ao invés de fazer uma ficha completa, como apresentado no texto acima, utilize como modelo um texto que tenha somente o título e a sinopse. Abaixo um exemplo:

Minhas Memórias de Lobato: Contadas por Emilia, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa

Autora: Luciana Sandroni

Monteiro Lobato é um fenômeno editorial raras vezes superado no Brasil. Em 1941, por exemplo, as tiragens de suas obras já alcançavam um milhão de exemplares. Era o autor mais vendido na América Latina. Sua literatura para adultos anda esquecida, mas a infantil continua a conquistar leitores de sucessivas gerações. Emília, Pedrinho e Narizinho são tão conhecidos que parecem pertencer ao domínio público. Nesse livro é o próprio Monteiro Lobato quem se transforma em objeto das memórias de Emília e de seu ajudante, o Visconde de Sabugosa.

 Editora: Companhia das Letrinhas

Disponível em: <http://nascidaemversos.blogspot.com/2010/10/25-anos-de-literatura-infantil.html>.   

  •   As crianças, após lerem o livro, deverão fazer o rascunho do texto de sinopse do livro. A atividade pode ser realizada individualmente ou em duplas, como julgar mais adequado ao nível das crianças.
  •   O espaço para produção deverá ser pequeno. Oriente às crianças sobre a importância de não escrever o final da história, não copiar textos do livro e ter em mente o tema central do livro.

3 – Revisões e reescritas dos textos 

  •   Oriente as crianças a revisarem e relerem o texto produzido antes de lhe entregar.
  •   Corrija o texto e depois entregue à criança e peça que reescreva de acordo com as correções e sugestões.

4 – Organização e montagem do painel

Com os recursos disponíveis, organize um bonito painel a ser fixado na biblioteca da escola para incentivar outras crianças a lerem. 

Finalize a aula com a atividade abaixo:

Literatura infantil: parte 3 [Categorias Literárias] 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Literatura infantil: parte 3 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

 Para formação do professor: LITERATURA INFANTIL: INSTRUMENTO EDUCACIONAL. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/LITERATURA%20INFANTIL.pdf>. 

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se a criança:

  •   Demonstra oralmente e/ou por escrito a compreensão do conceito de sinopse.
  •  Produz textos coerentes com a proposta e de acordo com o texto lido.
  •   Lê e compreende o texto lido apresentando opiniões pertinentes.
  •   Revisa e reescreve o próprio texto com (ou sem) auxílio.    
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliana, Dinamarca - disse:
    enjkk@hotmail.com

    26/09/2014

    Cinco estrelas

    Super interessante! Seu método é muito instrutivo, rico em informacões importantes e relevantes, de fácil entendimento e uso. Tudo que um adulto precisa para instruir e induzir corretamente uma crianca a gostar de ler e escrever. Até o próprio responsável de educar essa crianca, torna-se estimulado para esse fim, evidente, os que, por ventura, nao têem o hábito da leitura. Eliana


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.