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Conhecendo e interpretando enunciados escolares

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Auxiliar a criança a compreender a linguagem própria do universo escolar presente nos enunciados de atividades.
  •  Interpretar enunciados de atividades escolares com maior autonomia.
  •   Ampliar a capacidade de registro e de revisão texto.
Duração das atividades
Três aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças no início do processo de alfabetização, que já reconheçam letras do alfabeto e tenham noção do conceito de sílabas.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta atividade é auxiliar a criança a compreender uma linguagem própria do universo escolar.

É comum  que crianças no início da escolarização apresentem alguma dificuldade  para compreender  expressões específicas presentes nos enunciados das atividades escolares.   

A GRAMÁTICA ESCOLAR E O USO EFETIVO   

Abaixo apresentamos uma citação de Cristiane Antunes que fundamenta a necessidade de um trabalho que vise à compreensão dos enunciados.

Existem dois parâmetros que são indispensáveis a qualquer avaliação de diretriz impressa ao ensino de gramática. O primeiro é o estudo do que seja a gramática em si, e o segundo é o papel da gramática na atividade escolar linguística, no efetivo uso da linguagem. Não podemos falar da natureza da linguagem sem mencionar o famoso esquema do "circuito de comunicação" que era representado por duas carinhas que, por sua vez, representavam um emissor e um receptor. Era considerado um esquema de fácil apreensão e de amplitude. Sua compreensão era divida pelas áreas especificas dos saberes. No entanto, a compreensão da linguagem e seu funcionamento ficavam a desejar, pois a ideia sugerida pelo esquema era um tanto mecanizada, sendo que o locutor e receptor tinham tarefas especificas de codificar e decodificar um código linguístico. Simplista para uma analise da linguagem em uso e todas as suas implicações. Como mero esquema, poderia ser considerado relevante, mas como representativo das funções da linguagem em uso, realmente uma simplificação até mesmo perigosa. A veemência de tal afirmação advém da certeza de que o enunciado é o resultado da ação de enunciar, uma complicada troca, que é a interação linguística. Ao ignorar essa interação, o próprio circuito de comunicação deve ser revisado. Nas situações de real interação comunicativa, os participantes não devem ocupar um espaço estático.

 Retirado do site: <http://www.artigonal.com/linguas-artigos/a-gramatica-escolar-e-o-uso-efetivo-3525928.html

Atividade 1 – Identificando e interpretando enunciados.

  • Comece a atividade explorando o livro didático de língua portuguesa.  Faça a apresentação do livro, mostrando sua capa, apresentando o nome dele, explicando a função que o livro terá durante todo o ano escolar crianças no processo de apoio ao aprendizado da nossa língua portuguesa.
  •  Deixe que as crianças folheiem o livro, observem as gravuras e atividades presentes. Escolha previamente algumas atividades que possuam termos que possam ser fonte de dúvida para as crianças como: exemplo, marque, observe, símbolo, conte, compare, origem, copie, ouça, recorte, cole etc. Por mais que pareça simples a nós professores, alguns destes termos para as crianças podem ser barreiras em seu aprendizado e execução das atividades.
  • Faça somente a leitura de um enunciado e peça às crianças que expliquem  o que deverá ser feito. Corrija e oriente, se necessário, o real sentido do termo.

Ex:   Marque com um “X” o quadrinho em que aparece o desenho de uma menina.   

  • Faça este exercício de leitura com várias atividades, permita que as crianças pensem e respondam ao máximo. Reproduza no quadro/lousa algumas atividades e execute no quadro junto com a turma para que as crianças possam compreender melhor o sentido do enunciado.   

Atividade 2 – Incentivando a autonomia da interpretação de enunciados.   

Faça a leitura dos enunciados abaixo e deixe que as crianças em grupos de 3 ou 4 resolvam as atividades abaixo.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1) ENCONTRE E CIRCULE NAS PALAVRAS AS SÍLABAS ABAIXO:

PA  -  PE  -  PI  -  PO  -  PO  -  PU  

 CAPA           CAPELA                                PAPADA     

                           PUDIM                                    TOPETE     

      

  POTE            PETECA                          PIRUTLITO                                  PAPAI   

2) ENCONTRE E CIRCULE AS SÍLABAS MA, ME, MI, MO, MU, MÃO

NAS PALAVRAS ABAIXO:              

 MACACO                                              AMIGO                           MOINHO        

    MAMÃO                     CARAMELO                   AMORA                          MURO    

    CAMILA                               ROMUALDO                    AMADEU    

  3) JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:

MA + MÃE ________________________   

MA+MÃO ___________________________  

MA+PA ___________________________

MO+DA ______________________________  

MU+DA ___________________________

 MO+DO ______________________________   

Corrija a atividade no quadro/lousa com toda a turma.

Em duplas as crianças podem explorar o site: www.smartkids.com.br que possui diversas atividades com enunciados próprios do ambiente escolar.   

Atividade 3 – Avaliação

Individualmente a criança deverá realizar a avaliação abaixo. Leia para toda a turma e observe como cada criança resolverá a atividade.  

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1) OUÇA COM ATENÇÃO O POEMA QUE A PROFESSORA LERÁ.          

                          A LUA  

 A  LUA  PINTA  A  RUA  DE  PRATA

E  NA  MATA  A  LUA  PARECE UM  BISCOITO  DE  NATA.   

QUEM  SERÁ  QUE  ESQUECEU

A  LUA  ACESA  NO  CÉU?                                                                                  

Roseana Murray. Poesia fora da estante.

 Porto Alegre, Editora Projeto, 1996. 

2) DE ACORDO COM O POEMA, DE QUE COR PODEMOS COLORIR A RUA?

________________

 CAPRICHE NO COLORIDO DE TODO O DESENHO!  

3)COPIE PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS LA, LE, LI, LO, LU.  

_________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________  

3) RECORTE DA REVISTA PALAVRAS QUE TENHA AS SÍLABAS NA, NE, NI, NO, NU E COLE NO QUADRO ABAIXO.  

*Imagem retirada do site: http://www.sol.eti.br/a/desenhos_para_colorir/desenho_para_colorir_imprimir_55.php 

Recursos Complementares

X

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se a criança:

  • Consegue individualmente resolver as questões propostas, interpretando corretamente o enunciado.
  • Coletivamente expressa suas opiniões com respeito aos colegas sugerindo a melhor forma de executar as atividades.
  • Expressa oralmente compreensão dos termos/enunciados escolares trabalhados nas atividades.
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