13/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças no início do processo de alfabetização, que já reconheçam letras do alfabeto e tenham noção do conceito de sílabas.
O objetivo desta atividade é auxiliar a criança a compreender uma linguagem própria do universo escolar.
É comum que crianças no início da escolarização apresentem alguma dificuldade para compreender expressões específicas presentes nos enunciados das atividades escolares.
A GRAMÁTICA ESCOLAR E O USO EFETIVO
Abaixo apresentamos uma citação de Cristiane Antunes que fundamenta a necessidade de um trabalho que vise à compreensão dos enunciados.
Existem dois parâmetros que são indispensáveis a qualquer avaliação de diretriz impressa ao ensino de gramática. O primeiro é o estudo do que seja a gramática em si, e o segundo é o papel da gramática na atividade escolar linguística, no efetivo uso da linguagem. Não podemos falar da natureza da linguagem sem mencionar o famoso esquema do "circuito de comunicação" que era representado por duas carinhas que, por sua vez, representavam um emissor e um receptor. Era considerado um esquema de fácil apreensão e de amplitude. Sua compreensão era divida pelas áreas especificas dos saberes. No entanto, a compreensão da linguagem e seu funcionamento ficavam a desejar, pois a ideia sugerida pelo esquema era um tanto mecanizada, sendo que o locutor e receptor tinham tarefas especificas de codificar e decodificar um código linguístico. Simplista para uma analise da linguagem em uso e todas as suas implicações. Como mero esquema, poderia ser considerado relevante, mas como representativo das funções da linguagem em uso, realmente uma simplificação até mesmo perigosa. A veemência de tal afirmação advém da certeza de que o enunciado é o resultado da ação de enunciar, uma complicada troca, que é a interação linguística. Ao ignorar essa interação, o próprio circuito de comunicação deve ser revisado. Nas situações de real interação comunicativa, os participantes não devem ocupar um espaço estático.
Retirado do site: <http://www.artigonal.com/linguas-artigos/a-gramatica-escolar-e-o-uso-efetivo-3525928.html>
Atividade 1 – Identificando e interpretando enunciados.
Ex: Marque com um “X” o quadrinho em que aparece o desenho de uma menina.
Atividade 2 – Incentivando a autonomia da interpretação de enunciados.
Faça a leitura dos enunciados abaixo e deixe que as crianças em grupos de 3 ou 4 resolvam as atividades abaixo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) ENCONTRE E CIRCULE NAS PALAVRAS AS SÍLABAS ABAIXO:
PA - PE - PI - PO - PO - PU
CAPA CAPELA PAPADA
PUDIM TOPETE
POTE PETECA PIRUTLITO PAPAI
2) ENCONTRE E CIRCULE AS SÍLABAS MA, ME, MI, MO, MU, MÃO
NAS PALAVRAS ABAIXO:
MACACO AMIGO MOINHO
MAMÃO CARAMELO AMORA MURO
CAMILA ROMUALDO AMADEU
3) JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
MA + MÃE ________________________
MA+MÃO ___________________________
MA+PA ___________________________
MO+DA ______________________________
MU+DA ___________________________
MO+DO ______________________________
Corrija a atividade no quadro/lousa com toda a turma.
Em duplas as crianças podem explorar o site: www.smartkids.com.br que possui diversas atividades com enunciados próprios do ambiente escolar.
Atividade 3 – Avaliação
Individualmente a criança deverá realizar a avaliação abaixo. Leia para toda a turma e observe como cada criança resolverá a atividade.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) OUÇA COM ATENÇÃO O POEMA QUE A PROFESSORA LERÁ.
A LUA
A LUA PINTA A RUA DE PRATA
E NA MATA A LUA PARECE UM BISCOITO DE NATA.
QUEM SERÁ QUE ESQUECEU
A LUA ACESA NO CÉU?
Roseana Murray. Poesia fora da estante.
Porto Alegre, Editora Projeto, 1996.
2) DE ACORDO COM O POEMA, DE QUE COR PODEMOS COLORIR A RUA?
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CAPRICHE NO COLORIDO DE TODO O DESENHO!
3)COPIE PALAVRAS QUE TENHAM AS SÍLABAS LA, LE, LI, LO, LU.
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3) RECORTE DA REVISTA PALAVRAS QUE TENHA AS SÍLABAS NA, NE, NI, NO, NU E COLE NO QUADRO ABAIXO.
*Imagem retirada do site: http://www.sol.eti.br/a/desenhos_para_colorir/desenho_para_colorir_imprimir_55.php
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Durante a realização das atividades, observe se a criança:
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06/11/2014
Cinco estrelasotimo