Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exercitando a matemática da Química

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Relacionar a grandeza quantidade de matéria com a massa molar;
• Efetuar cálculos químicos utilizando simulações computacionais com situação-problema.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Representação química;
• Equação química;
• Leis das Reações Químicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor essa aula é uma proposta de trabalhar com exercícios sobre cálculos químicos utilizando simulações.

Para esta aula o professor deverá criar um blog junto com os alunos para disponibilizar as informações da aula. Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Aula 1:

Inicie a aula no laboratório de informática, divida a turma em grupos de dois ou três alunos dependendo da quantidade de computadores disponíveis. Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Velocidade da tecnologia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17418

Velocidade da tecnologia

Obs: após baixar o arquivo, descompacte-o e abra o arquivo .html.

Diga aos alunos que toda vez que aparecer palavras ou frases com a cor verde, eles deverão clicar para obter informações adicionais.

A simulação levanta a questão dos problemas causados pela gasolina adulterada e explica a diferença de funcionamento de um automóvel carburado e de um automóvel com injeção eletrônica.
Durante a simulação os alunos deverão responder as questões abaixo e colocar as respostas no blog:
1 – O que é gasolina adulterada?
2 – Diferencie um carro com carburador e um carro com injeção eletrônica.
3 – O que é a mistura ar/combustível? Qual a proporção entre a quantidade de ar e a quantidade de gasolina?

Aula 2:

Depois de responder às questões, peça para que os alunos parem na página a seguir:

Nessa página os alunos deverão escolher:
• calcular a relação ar/combustível nos motores por combustão para o Álcool;
• calcular a relação ar/combustível nos motores por combustão para o Gasolina.
Para isso os alunos deverão clicar nas palavras em verde. Clicando na palavra “Álcool” os alunos terão que calcular a massa molar do álcool (C2H6O) e balancear a equação da combustão do mesmo. Professor, auxilie os alunos neste momento, pois esta aula é uma aula de exercícios sobre cálculos estequiométricos e esse conteúdo confunde muitos alunos:

Em seguida os alunos terão que calcular a relação entre a massa de ar e a massa de gasolina:

Peça para que os alunos façam os cálculos para a gasolina, considerando que o octano (C8H18) é o seu principal componente:

Após efetuar os cálculos, peça para os alunos colocarem no blog um relatório das atividades feitas utilizando essa simulação, não esquecendo de colocar também os resultados.

Em seguida os alunos deverão abrir a simulação presente no link abaixo. Eles deverão ler a situação problema até chegarem na página onde deverão efetuar os cálculos.


Podemos recuperar a produção da indústria Sódis?


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4835

Em seguida os alunos deverão abrir a próxima simulação com outra situação problema:

SOS Siderbrás

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4936

Informe aos alunos que os resultados obtidos durante a exploração das simulações e informações importantes deverão ser colocados no blog com a identificação do grupo.

undefined

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Velocidade da tecnologia Animação/simulação
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através da participação e das colocações no blog.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kely, Escola estadual Beatriz Lopes , São Paulo - disse:
    kelymoralejo@uol.com.br

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo, a interatividade e a atividade


  • kilvia da costa souza, BENI CARVALHO EEFM , Ceará - disse:
    khylvia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    òtima aula! No entanto, a preparação antes da aula é fundamental. As tecnologias facilitam para quem já sabe usá-la.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.