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A MÚSICA E O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1)Identificar músicas que contribuem com a promoção da cidadania.

2)Analisar as contribuições da música em relação às denúncias sobre injustiças presentes na sociedade.

3)Perceber o poder da música na interação e integração entre as pessoas.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Professor/a sugere-se que essa aula seja trabalhada com alunos/as a partir de 10 anos em virtude do tema e recursos utilizados. Sugere-se, ainda, que as atividades sejam desenvolvidas de forma interdisciplinar, contando com a participação de várias áreas de conhecimento, como História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes, dentre outras.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Professor/a, para iniciar sua aula registre na lousa a seguinte palavra: NIDACIADA:

2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: Quem sabe o que está escrito? Que palavra podemos formar com essas letras embaralhadas? Qual o significado dessa palavra?

3º Momento: Após a tentativa dos alunos de descoberta da palavra e caso eles apontem CIDADANIA, refaça a pergunta e complemente:

1) O que você entende por cidadania?

2) O que é ser cidadão?

3) Qual a origem da palavra cidadão?

4º Momento:

Solicite aos/as alunos/as que procurem no dicionário impresso ou on-line as respostas para tais perguntas.

5º Momento: Professor/a, registre na lousa as principais respostas dos/as alunos/as e procure esclarecer as dúvidas que surgiram em torno do tema.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “Cidadão o clipe” [Zé Ramalho]  

http://www.youtube.com/watch?v=6cR9CWtluG4&feature=related ]      

2º Momento: Disponibilize a letra da música aos/as alunos/as:

Cidadão (Compositor: Lúcio Barbosa)

"Tá vendo aquele edifício moço

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Eram quatro condução

Duas prá ir, duas prá voltar

Hoje depois dele pronto

Olho prá cima e fico tonto

Mas me vem um cidadão

E me diz desconfiado"

Tu tá aí admirado?

Ou tá querendo roubar?

"Meu domingo tá perdido

Vou prá casa entristecido

Dá vontade de beber

E prá aumentar meu tédio

Eu nem posso olhar pro prédio

Que eu ajudei a fazer...

Tá vendo aquele colégio moço

Eu também trabalhei lá

Lá eu quase me arrebento

Fiz a massa, pus cimento

Ajudei a rebocar

Minha filha inocente

Vem prá mim toda contente

"Pai vou me matricular

"Mas me diz um cidadão:

"Criança de pé no chão

 Aqui não pode estudar"

Essa dor doeu mais forte

Por que é que eu deixei o norte

Eu me pus a me dizer

Lá a seca castigava

Mas o pouco que eu plantava

Tinha direito a comer...

Tá vendo aquela igreja moço

Onde o padre diz amém

Pus o sino e o badalo

Enchi minha mão de calo

Lá eu trabalhei também

Lá foi que valeu a pena

Tem quermesse, tem novena

E o padre me deixa entrar

Foi lá que Cristo me disse:

"Rapaz deixe de tolice

Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra

Enchi o rio, fiz a serra

Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asa

E na maioria das casas

Eu também não posso entrar

Fui eu quem criou a terra

Enchi o rio, fiz a serra

Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas

E na maioria das casas

Eu também não posso entrar"

3º Momento: Divida a turma em trios e solicite que os/as alunos/as leiam e analisem o conteúdo da mesma a partir das seguintes questões:

1) Qual é a temática abordada pela música?

2) Qual a relação dessa música com o tema cidadania?

3) Na sua percepção, é justa essa desigualdade social denunciada pela música?

4) Para vocês, o que deveria ser feito para minimizar tal desigualdade?

5) Como vocês imaginam que seria uma sociedade justa e solidária? Dê exemplos.

4º Momento: A fim de enriquecer as discussões, disponibilizar o seguinte texto para os/as alunos/as lerem em duplas:

VIOLÊNCIA NO TERCEIRO MUNDO  (Texto extraído da Fonte: REGIS, H. W. de F. Filosofia. Fortaleza: editora EdJovem, 2006).

A Organização da sociedade brasileira tem, no desrespeito à vida humana, uma de suas normas mais cruéis. O pressuposto de nossas cidades e a negação da cidadania a um grande contingente de indivíduos explorados e que vivem na miséria das periferias. Identificam-se entre os mantenedores da desorganização social os grandes empresários, banqueiros, indústrias e demais segmentos que dela se beneficiam. Eles acumulam suas fortunas, pagando remunerações aviltantes aos indivíduos que vivem na miséria da periferia, trabalham na cidade com salário mínimo e podem ser demitidos, a qualquer momento, por um patrão imune a todo tipo de violência e quase sempre protegido pela legislação. Quem enriqueceu às custas da mão-de-obra barata nem de longe tem seu nome aventado na análise do processo que envolveu o ingresso de um indivíduo na marginalidade. A suposição de que o crime pode ser atribuído unicamente aos problemas sociais leva alguns criminólogos a cruzarem dados sobre salário mínimo/desemprego com taxas de criminalidade sem que qualquer relação seja estabelecida com a responsabilidade do empregador. Pedreiros, serventes de pedreiros, pintores e caiadores aparecem com mais frequência entre aqueles que ingressam no crime. Não é de se estranhar que essas atividades estejam todas ligadas à indústria da construção civil, um dos setores empresariais que enriquecem com o trabalho temporário dos operários e se auto-elogiam com o segmento produtivo que ocupa mão-de-obra não especializada e procedente das camadas mais sacrificadas da sociedade. Enquanto o modelo econômico vigente não for modificado, nossas cidades vão conviver com índices alarmantes de assaltos, roubos, estupros, homicídios e toda sorte de delitos. 

5º Momento: Promover um debate ampliado na sala, iniciado pela apresentação das respostas de cada grupo e comentários sobre o texto. A produção final deverá ser a construção de um painel, com a participação de todos/as no qual através de imagens e palavras os/as alunos/as manifestarão seu protesto contra o desrespeito aos direitos do cidadão denunciados nessa canção.

TAREFA DE CASA: Solicitar aos/as alunos/as que se dividam em trios e realizem uma pesquisa sobre músicas que denunciam injustiças, e outras questões sociais. Cada grupo ficará responsável por encontrar três músicas. Os/as alunos/as deverão levar tais músicas na próxima aula para serem ouvidas e analisadas pelo grupo. Professor/a, sugira aos alunos que tragam tanto músicas de sua preferência, como músicas de diferentes estilos musicais como o RAP, HIP HOP, MPB e SAMBA. De qualquer maneira, leve ao conhecimento dos/as alunos/as a função da música como expressão e denúncia das desigualdades sociais e outros problemas enfrentados na realidade brasileira. Um bom exemplo de compositor que aborda estas temáticas em suas músicas é Gabriel o pensador. Para maiores informações e enriquecimento do assunto, acesse o link:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1518-6.pdf?PHPSESSID=2010011308222591  

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Professor, inicie sua aula retomando o tema e os objetivos da mesma. Solicite que cada grupo faça a apresentação de suas músicas.

2º Momento: Ao iniciar sua apresentação, o grupo deverá justificar: porque escolheu tais músicas, o que as músicas denunciam, e o que puderam aprender com cada música.

3º Momento: Após finalizadas todas as apresentações, os grupos deverão construir um quadro com três colunas, sendo:

Coluna 1: Nome da música

Coluna 2: Tema denuciado na canção

Coluna 3: Sugestões de medidas para modificar tal realidade.

4º Momento: Expor tal quadro em local de livre acesso aos/às alunos/as, pais ou responsáveis, docentes e funcionários da escola, com o obejtivo de sensibilização e denúncia.

ATIVIDADE 4:

1º Momento:  Convide os/ alunos/as para assistirem ao vídeo "Classe Média", disponível em:

http://il.youtube.com/watch?v=mRII7zxMIEk&feature=related 

Classe Média (Max Gonzaga)

"Sou classe média

Papagaio de todo telejornal

Eu acredito

Na imparcialidade da revista semanal

Sou classe média

Compro roupa e gasolina no cartão

Odeio “coletivos”

E vou de carro que comprei a prestação

Só pago impostos

Estou sempre no limite do meu cheque especial

Eu viajo pouco, no máximo um pacote CVC tri-anual

Mais eu “tô nem ai”

Se o traficante é quem manda na favela

Eu não “tô nem aqui”

Se morre gente ou tem enchente em Itaquera

Eu quero é que se exploda a periferia toda

Mas fico indignado com o Estado quando sou incomodado

Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão

O pára-brisa ensaboado

É camelo, biju com bala

E as peripécias do artista malabarista do farol

Mas se o assalto é em Moema

O assassinato é no “Jardins”

A filha do executivo é estuprada até o fim

Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa

De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal

E eu que sou bem informado concordo e faço passeata

Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal

Porque eu não “tô nem ai”

Se o traficante é quem manda na favela

Eu não “tô nem aqui”

Se morre gente ou tem enchente em Itaquera

Eu quero é que se exploda a periferia toda

Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta

Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida"

2º Momento: Explorar o vídeo a partir das seguintes questões: O que essa música denuncia? O que o compositor quis dizer com "sou classe média"? Na sua percepção, qual a crítica feita às pessoas de classe média? O que é preciso ser feito para romper com isso?

3º Momento:  Professor/a, oriente os/as alunos/as a pesquisarem em jornais e revistas locais impressas e on-line sobre os problemas sociais vividos em sua cidade. 

4º Momento: Propor aos/as alunos/as que em trios construam uma paródia com a melodia e o ritmo de uma canção de sua escolha. A temática deverá abordar problemas sociais vividos em sua cidade. Professor/a, caso julgue interessante você poderá propor a música "Classe Média" para os/as alunos/as trabalharem com ela.

5º Momento: Promover um Festival de Canções na escola e viabilizar que tanto os/as alunos/as das turmas que você acomapnha, quanto os/as de outras turmas possam apresentar as paródias como forma de expressão artística, denúncia, sensibilização e exercício da cidadania. 

Recursos Complementares

Reportagem : A importância da música na formação da cidadania é abordada pela TV Senado, disponível em:

http://www.direito2.com.br/asen/1998/set/24/a-importancia-da-musica-na-formaao-da-cidadania-e-abordada-pela 

Reportagem: A denúncia social na música "Admirável Gado Novo" de Zé Ramalho: Os mecanismos massivos de alienação, disponível em:

http://www.artigos.com/artigos/sociais/sociedade/a-denuncia-social-na-musica-admiravel-gado-novo-de-ze-ramalho:-os-mecanismos-massivos-de-alienacao-2400/artigo/ 

Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade, disponível em:

http://www.oei.es/quipu/brasil/ec_intro.pdf 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram perceber que algumas músicas contribuem com a promoção da cidadania, além de servir como ferramenta para denunciar injustiças presentes na sociedade. Pergunte aos/ as alunos/as se as discussões e reflexões na aula viabilizaram a sua percepção sobre o quanto algumas músicas são capazes de promover reflexões importantes, de conscientizar as pessoas, além de integrar as pessoas. Solicite aos/as alunos/as que retomem o conteúdo da aula sobre a importância da música na formação da cidadania e respondam individualmente à seguinte questão: Se eu fosse compositor, sobre quais temas eu escreveria minhas canções?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
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