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A função do acento para a compreensão do sentido da palavra

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo, Ariadia Ylana Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Oferecer elementos para a noção das regras ortográficas e de acentuação de palavras.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.

Estratégias e recursos da aula

Durante as atividades desta aula serão necessários os material: Jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel ofício ou A4.  

Acentos gráficos.

Todas as palavras na nossa língua possuem uma sílaba tônica, que é aquela que  recebe a maior inflexão de voz quando pronunciamos.

Explique às crianças que algumas palavras têm a sílaba tônica marcada por um  acento gráfico.

Em alguns casos, o acento será o responsável por definir palavras diferentes como avô/avó, é/e.    

Atividade 1

  •  As crianças devem recortar de jornais e revistas palavras que possuam acentos gráficos (´ ^ ~ ` );
  • Cada criança deverá escolher uma palavra e ler em voz alta para toda a turma;
  • Escreva a palavra no quadro, faça a leitura da palavra dando ênfase a sílaba tônica. E diga às crianças como seria pronunciada a palavra sem o acento gráfico.
  • Peça à turma que anote as palavras na folha de ofício/papel A4 com bastante atenção sem esquecer o acento.
  • Façam com uma folha de jornal um envelope para que as palavras sejam recortadas e depois utilizadas na próxima atividade.  

Atividade 2

Converse com as crianças sobre os diferentes tipos de acento gráfico.

“O acento agudo (´) é uma pequena linha inclinada para a direita. Este acento pode  aparecer nas cinco vogais do nosso alfabeto.   

O acento grave (`) é uma pequena linha inclinada para a direita que aparece apenas sobre o “a”, como nas palavras “à”, “às” e “àquelas”.r   

O acento circunflexo (^) é formado por duas linhas inclinadas e colocado sobre algumas vogais...   

O til é uma pequena linha ondulada que colocamos sobre o “a”, como em “irmão”, “órfã” ... e sobre o “o” como na palavra “limões”.   

*Texto retirado do livro “Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.

Atividade de Português

1) Separe as palavras do envelope de acordo com o acento gráfico. Em uma folha de papel A4 ou ofício, faça uma tabela organizando as palavras.

Ex:

Caso a criança tenha dúvida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicionário para conferir a grafia correta das palavras.

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1)    COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM O ACENTO CORRETO.

  2)    COM O LÁPIS DE COR CIRCULE A SÍLABA FORTE DE CADA PALAVRA.

Recursos Complementares

  TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Ed. Ática.

MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.

 MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.

*Modelo de envelope:   Fonte: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples

Avaliação

Durante a realização da atividade de avaliação observar se a criança é capaz de: ·         

  • Registrar corretamente o acento nas palavras.         
  • Escrever de memória ou consultar o dicionário para preencher a tabela do exercício nº3.          
  • Compreender algumas regras e saber que a acentuação é regida por elas.         
  •  Demonstrar compreensão do uso/necessidade do acento gráfico em algumas palavras.
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