15/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo, Ariadia Ylana Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Oferecer elementos para a noção das regras ortográficas e de acentuação de palavras.
Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.
Durante as atividades desta aula serão necessários os material: Jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel ofício ou A4.
Todas as palavras na nossa língua possuem uma sílaba tônica, que é aquela que recebe a maior inflexão de voz quando pronunciamos.
Explique às crianças que algumas palavras têm a sílaba tônica marcada por um acento gráfico.
Em alguns casos, o acento será o responsável por definir palavras diferentes como avô/avó, é/e.
Converse com as crianças sobre os diferentes tipos de acento gráfico.
“O acento agudo (´) é uma pequena linha inclinada para a direita. Este acento pode aparecer nas cinco vogais do nosso alfabeto.
O acento grave (`) é uma pequena linha inclinada para a direita que aparece apenas sobre o “a”, como nas palavras “à”, “às” e “àquelas”.r
O acento circunflexo (^) é formado por duas linhas inclinadas e colocado sobre algumas vogais...
O til é uma pequena linha ondulada que colocamos sobre o “a”, como em “irmão”, “órfã” ... e sobre o “o” como na palavra “limões”.
*Texto retirado do livro “Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
Atividade de Português
1) Separe as palavras do envelope de acordo com o acento gráfico. Em uma folha de papel A4 ou ofício, faça uma tabela organizando as palavras.
Ex:
Caso a criança tenha dúvida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicionário para conferir a grafia correta das palavras.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM O ACENTO CORRETO.
2) COM O LÁPIS DE COR CIRCULE A SÍLABA FORTE DE CADA PALAVRA.
TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Ed. Ática.
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.
*Modelo de envelope: Fonte: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/
Durante a realização da atividade de avaliação observar se a criança é capaz de: ·
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!