Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Autorretrato: uma proposta de conhecimento pessoal e escrita.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar trabalhos de artistas que são referência em autorretrato.

Fazer o autorretrato.      

Produzir  texto  a partir das observações do autorretrato.

Reconhecer suas características no autorretrato e relacionar com o texto produzido.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser escritor iniciante e  estar na fase simbólica do desenho.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Tela para pintura.

Tinta Guache (cores primárias)

Espelho

Pincéis (vários tamanhos)

Estratégias da aula:

Nesta aula os alunos poderão compreender que cada um tem seu jeito de fazer um traço pictórico, desenhar uma figura e escrever, entendendo que a expressão gráfica ou escrita é uma forma de deixar uma marca pessoal no mundo.

Atividade 1: Motivadora

Surpreenda seus alunos, aguardando-os em sala, com um mural montado com reproduções de autorretratos famosos.

Veja alguns exemplos:

As imagens podem ser encontradas no site de busca Google imagens, colocando as palavras: autorretratos famosos.

Abaixo o link para entrar na página do Google imagem:

http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi 

Faça com seus alunos uma a exploração das imagens:  

A professora deve apresentar o nome dos artistas e contar, de forma sucinta, sobre a vida deles.

Observe as cores utilizadas pelos artistas, como os traços são feitos e a expressão de cada um.

Quanto mais reproduções de autorretratos forem colocadas no mural, mais relações e observações os alunos poderão fazer. Inclua também, quando possível, alguns autorretratos do mesmo artista em momentos diferentes de sua vida.

Atividade 2: Sentindo seu corpo:

Organize sua turma em duplas. As duplas podem ser escolhidas por afinidades.

Entregue a cada dupla  um pincel e diga que é uma brincadeira de pintura imaginária.

Cada aluno passa o pincel no rosto do amigo da dupla, sem tinta, como se estivesse pintando o rosto do amigo. Estimule que este momento seja feito com calma. Coloque uma música suave e deixe o ambiente o mais tranqüilo possível. Peça que não esqueçam de passar o pincel em cada parte do rosto do amigo, passando pelas sobrancelhas, pálpebras, boca, testa e todo o rosto. Faça em voz alta essas recomendações para que a turma aproveite bem esse momento.

Se desejar, e tiver oportunidade, utilize pincéis de maquiagem por serem bem macios.

A atividade propicia o reconhecimento corporal através das sensações e sensibiliza o aluno para a etapa da produção do autorretrato.

Atividade 3 : No espelho

Entregue para cada aluno um espelho.

Para essa atividade, o professor pode pedir para cada aluno trazer um espelho de casa.

Diga para cada aluno observar seus traços pessoais, o tamanho da boca e seus contornos.

Sugira que façam caretas, fiquem sérios, com a fisionomia de zangados, alegres, irritados e desconfiados.

Ainda durante a exploração da imagem no espelho, peça que cada aluno tente fazer a expressão dos artistas que viram no painel no início da aula.

Atividade 4: Iniciando o autorretrato

Anuncie que chegou o momento de cada aluno fazer seu próprio autorretrato.

Reserve três aulas para a pintura do autorretrato em tela com tinta guache. Mostre novamente autorretratos dos artistas do mural para que sejam observadas cores e relação figura/fundo.

Separe a turma em grupos de quatro e distribua recipientes com tintas das cores primárias e pincéis de diversos tamanhos. Sugira que todos façam misturas e revelem novos tons e cores. Intercale sempre as situações de produção com as de apreciação dos trabalhos.

Atividade 5: Texto

Depois das telas prontas sugira que cada aluno faça uma observação sobre seu autorretrato e escreva um pequeno texto descritivo falando de si, seus sentimentos, o que gosta, o que não gosta e o que acha mais bonito em seu corpo. Fazendo um "autorretrato com palavras".

Entregue uma folha com a frase: "Muito prazer eu sou..."

Circule pelas mesas para orientar a escrita das crianças que apresentarem dúvidas.

Atividade 6: Exposição

Recolha todo material, isto é, autorretrato e texto e organize uma exposição na escola, convidando a comunidade escolar para apreciação.

Atividade 7: Avaliação

Faça ao final da exposição uma avaliação com a turma sobre o trabalho.

Pergunte:

As sensações envolvidas no trabalho?

Como foi se representar?

 Foi fácil ou difícil?

Quais as maiores dificuldades?

O que foi mais fácil fazer, o texto ou o autorretrato?

O que foi mais marcante no trabalho?

 

  

Recursos Complementares

Nos links abaixo, duas poesias sobre o autorretrato que podem ser utilizadas como complemento da aula.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13873 

http://centenarioquintana.blogspot.com/2006/03/o-auto-retrato.html 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor deverá observar a motivação dos alunos e a participação.

Ao final da aula, o professor poderá verificar se os alunos ampliaram seus conhecimentos, fizeram o texto e o autorretrato a partir de suas características, utilizando os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia L.Honório, EMEI Abriza Demétrio Assaf , São Paulo - disse:
    patyhonorio@uol.com.br

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    Fiz um trabalho semelhante com meus alunos de 5 anos, mas bem mais básico. A sua descrição das etapas enriqueceram minha visão sobre outras possibilidades. Gostei muito, vou socializar.Parabéns!


  • Soraia Cristina Cardoso Lelis, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    soraia@aromata.com.br

    16/04/2011

    Três estrelas

    Senti falta das produções poéticas dos alunos. Vc não tem os registros?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.