07/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Apreciar trabalhos de artistas que são referência em autorretrato.
Fazer o autorretrato.
Produzir texto a partir das observações do autorretrato.
Reconhecer suas características no autorretrato e relacionar com o texto produzido.
Ser escritor iniciante e estar na fase simbólica do desenho.
Recursos da aula:
Tela para pintura.
Tinta Guache (cores primárias)
Espelho
Pincéis (vários tamanhos)
Estratégias da aula:
Nesta aula os alunos poderão compreender que cada um tem seu jeito de fazer um traço pictórico, desenhar uma figura e escrever, entendendo que a expressão gráfica ou escrita é uma forma de deixar uma marca pessoal no mundo.
Atividade 1: Motivadora
Surpreenda seus alunos, aguardando-os em sala, com um mural montado com reproduções de autorretratos famosos.
Veja alguns exemplos:
As imagens podem ser encontradas no site de busca Google imagens, colocando as palavras: autorretratos famosos.
Abaixo o link para entrar na página do Google imagem:
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Faça com seus alunos uma a exploração das imagens:
A professora deve apresentar o nome dos artistas e contar, de forma sucinta, sobre a vida deles.
Observe as cores utilizadas pelos artistas, como os traços são feitos e a expressão de cada um.
Quanto mais reproduções de autorretratos forem colocadas no mural, mais relações e observações os alunos poderão fazer. Inclua também, quando possível, alguns autorretratos do mesmo artista em momentos diferentes de sua vida.
Atividade 2: Sentindo seu corpo:
Organize sua turma em duplas. As duplas podem ser escolhidas por afinidades.
Entregue a cada dupla um pincel e diga que é uma brincadeira de pintura imaginária.
Cada aluno passa o pincel no rosto do amigo da dupla, sem tinta, como se estivesse pintando o rosto do amigo. Estimule que este momento seja feito com calma. Coloque uma música suave e deixe o ambiente o mais tranqüilo possível. Peça que não esqueçam de passar o pincel em cada parte do rosto do amigo, passando pelas sobrancelhas, pálpebras, boca, testa e todo o rosto. Faça em voz alta essas recomendações para que a turma aproveite bem esse momento.
Se desejar, e tiver oportunidade, utilize pincéis de maquiagem por serem bem macios.
A atividade propicia o reconhecimento corporal através das sensações e sensibiliza o aluno para a etapa da produção do autorretrato.
Atividade 3 : No espelho
Entregue para cada aluno um espelho.
Para essa atividade, o professor pode pedir para cada aluno trazer um espelho de casa.
Diga para cada aluno observar seus traços pessoais, o tamanho da boca e seus contornos.
Sugira que façam caretas, fiquem sérios, com a fisionomia de zangados, alegres, irritados e desconfiados.
Ainda durante a exploração da imagem no espelho, peça que cada aluno tente fazer a expressão dos artistas que viram no painel no início da aula.
Atividade 4: Iniciando o autorretrato
Anuncie que chegou o momento de cada aluno fazer seu próprio autorretrato.
Reserve três aulas para a pintura do autorretrato em tela com tinta guache. Mostre novamente autorretratos dos artistas do mural para que sejam observadas cores e relação figura/fundo.
Separe a turma em grupos de quatro e distribua recipientes com tintas das cores primárias e pincéis de diversos tamanhos. Sugira que todos façam misturas e revelem novos tons e cores. Intercale sempre as situações de produção com as de apreciação dos trabalhos.
Atividade 5: Texto
Depois das telas prontas sugira que cada aluno faça uma observação sobre seu autorretrato e escreva um pequeno texto descritivo falando de si, seus sentimentos, o que gosta, o que não gosta e o que acha mais bonito em seu corpo. Fazendo um "autorretrato com palavras".
Entregue uma folha com a frase: "Muito prazer eu sou..."
Circule pelas mesas para orientar a escrita das crianças que apresentarem dúvidas.
Atividade 6: Exposição
Recolha todo material, isto é, autorretrato e texto e organize uma exposição na escola, convidando a comunidade escolar para apreciação.
Atividade 7: Avaliação
Faça ao final da exposição uma avaliação com a turma sobre o trabalho.
Pergunte:
As sensações envolvidas no trabalho?
Como foi se representar?
Foi fácil ou difícil?
Quais as maiores dificuldades?
O que foi mais fácil fazer, o texto ou o autorretrato?
O que foi mais marcante no trabalho?
Nos links abaixo, duas poesias sobre o autorretrato que podem ser utilizadas como complemento da aula.
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13873
http://centenarioquintana.blogspot.com/2006/03/o-auto-retrato.html
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor deverá observar a motivação dos alunos e a participação.
Ao final da aula, o professor poderá verificar se os alunos ampliaram seus conhecimentos, fizeram o texto e o autorretrato a partir de suas características, utilizando os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/04/2011
Cinco estrelasFiz um trabalho semelhante com meus alunos de 5 anos, mas bem mais básico. A sua descrição das etapas enriqueceram minha visão sobre outras possibilidades. Gostei muito, vou socializar.Parabéns!
16/04/2011
Três estrelasSenti falta das produções poéticas dos alunos. Vc não tem os registros?