Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso do texto descritivo em atividades lúdicas

 

16/11/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Conhecer e compreender o que caracteriza uma descrição (oral e escrita).
  •  Compreender e relacionar informações implícitas e explícitas.
  •   Planejar, elaborar e revisar a escrita seguindo critérios apropriados aos objetivos.  
Duração das atividades
Aproximadamente cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de leitura e escrita, ou seja, capacidade de produzir frases e textos curtos, bem como ler e interpretar.  

Estratégias e recursos da aula

1 – Introduzir a ideia de descrição.    

OBJETIVO:    Conhecer as características de um texto descritivo e quando pode ser utilizado.  

 PROCEDIMENTOS   

  - Coloque um objeto dentro de uma caixa com tampa. O professor deverá apresentar dicas a fim de que o grupo “descubra” do que se trata.  

 Exemplo: Na caixa, contém um bibelô (uma casinha). Os alunos deverão descobrir que se trata de uma casa.

Para isso, o professor dará as dicas:   

  • Ela pode ser grande, média ou pequena;
  • Tem várias partes;
  • Serve para abrigar;
  • Pode ter muitas ou poucas pessoas;
  • Pode ter janelas;
  • Pode ser sua ou alugada.  

 Logo que o grupo adivinhar do que se trata, levante as seguintes questões:

  • Quais são os cuidados que precisei tomar para que vocês não descobrissem rapidamente do que se tratava?
  • O que é preciso para elaborar as dicas sem tirar todo o suspense?
  • Em que situações poderão ser relevantes saber falar com detalhes sobre algo?
  •  Alguém sabe dizer qual é o nome deste texto, desta prática?   

Agora que o grupo já reconhece o que caracteriza uma descrição, retome a caixa. Coloque nesta outro objeto e mostre-o apenas a uma criança. Esta será desafiada a descrevê-lo sem que o grupo o identifique tão rapidamente. Repita esta atividade quantas vezes forem necessárias.   É importante que o grupo desenvolva, neste trabalho, a capacidade de identificar detalhes, apresentando-os sem explicitar de imediato a resposta.   

DICA: O inverso também pode ser realizado, o que colabora consideravelmente para desenvolver a capacidade de elaborar perguntas. Neste caso, apenas uma criança sabe o que está na caixa, cabendo ao grupo a elaboração de perguntas que possibilitem pistas, informações que levem à resposta. As perguntas não poderão ser explícitas como: “É uma casa?” Mas pode ser: “Seria o lugar onde as pessoas moram?”.

2 – Produção escrita de texto descritivo   

OBJETIVO:    

Escrever e relacionar informações implícitas e explícitas, seguindo as orientações apresentadas.   

PROCEDIMENTOS  

 - Em um saquinho, devem constar papéis com o nome de cada um dos colegas da turma. Cada criança deve retirar um nome e certificar-se de que não é o seu.  

 - De posse do nome, cada criança deverá elaborar, no mínimo, quatro e, no máximo, seis frases que possam indicar qual a pessoa descrita, apresentando aspectos que caracterizam o colega sorteado.   

No desenvolvimento desta atividade, é pertinente orientar que não serão consideradas descrições com indicações de tom pejorativo ou sátira do colega.   

- Após a produção, recolha os textos e organize um trabalho de revisão. Para este trabalho, considere o nível de alfabetização em que se encontra o seu grupo. É indicado, para o bom desenvolvimento da atividade, que os problemas ortográficos sejam solucionados.  

 - Organizar uma roda e redistribuir aleatoriamente os textos. Cada criança deverá ler o que receber e, ao terminar, dizer qual colega foi descrito. No caso de não conseguir, verifique se alguém do grupo sabe de quem se trata.

A cada rodada, problematize com a turma de que modo o texto colaborou ou “prejudicou” o adivinha. Deste modo, vá aprimorando a importância de uma escrita clara, objetiva e coerente com a proposta orientada.   

DICA : Esta mesma proposta pode ser desenvolvida com sorteios de animais, brincadeiras etc. É fundamental que seja algo de conhecimento das crianças.  

3- Uso social do texto descritivo   

OBJETIVO:  

 Planejar fala e escrita conforme os objetivos indicados na atividade.  

 PROCEDIMENTOS   

- Formar duplas de trabalho e entregar, a cada criança, uma folha de papel almaço ou A3.  

 - Um dos colegas irá descrever oralmente o caminho que faz de casa até a escola. À medida que ele for apresentando, seu parceiro deverá registrar as informações por escrito na folha. Após registrar por escrito a descrição, a criança deverá desenhar o caminho seguindo as orientações que foram dadas. Ao desenho, poderá ser acrescentado o que chamamos de “ponto de referência”, ou seja, indicar um comércio ou coisa do gênero para facilitar a orientação.  

As duas crianças deverão produzir o registro.  

 - Conversar com os alunos sobre esta experiência.  Pergunte a eles se eram capazes de reconhecer que explicar um trajeto a alguém é também uma forma de descrever. Procure saber também o que acharam da experiência e, em seguida, exponham no mural da sala os trabalhos desenvolvidos.  

4 – Extrapolar a descrição “física”  

 OBJETIVO:   

Organizar, na fala e na escrita, a expressão de sentimentos através da descrição.  

 PROCEDIMENTOS:                                                  

 É importante que as crianças apreendam que descrever é mais do que dizer sobre um objeto, lugar ou pessoa. Quando falamos o que estamos sentindo, expressamos em palavras o que vemos e sentimos diante de uma tela, ou de um filme, por exemplo.            

- Colocar uma música para que as crianças possam ouvir.  

 - Solicitar que desenhem na folha, com o máximo de detalhes, o que sentiram. Em seguida, solicite que cada um apresente seu desenho e fale sobre os sentimentos, sensações “provocadas” pela música.  

 - Discutir se já haviam percebido que falar de um sentimento, ou de uma sensação, também é uma forma de descrever. Leve-os a perceber, ainda, que cada desenho e  fala representaram sentimentos ou maneiras de expressar distintas.   

- Colocar um vídeo e solicitar uma produção de texto a partir do que viram e sentiram. Também, após esta atividade, propicie em uma roda a oportunidade de se expressarem.  

 - Convidar os alunos a passear pela escola e, ao retornarem à sala, pedir que se expressem, descrevendo em um texto com ilustração ou em uma poesia (no caso de já ter trabalhado o gênero), o que viram e sentiram.

OBS: Confira na ferramenta Sugestão Complementar a indicação de algumas músicas e vídeos que podem ser trabalhados na atividade.    

Recursos Complementares

Sugestões de Músicas:

Adriana Calcanhoto: Gabriel <http://www.youtube.com/watch?v=1ACVnOEoKtE&feature=related> (Acesso em: 09/09/2010)    

Palavra Cantada: Irmãozinho <http://www.youtube.com/watch?v=XcL-jm12MhI> (Acesso em: 03/09/2010)    

Palavra Cantada: criança não trabalha, criança dá trabalho <http://www.youtube.com/watch?v=q1rwjb7-DBw&feature=related> (Acesso em: 09/09/2010)    

Sugestões de vídeos:

  Porta Curtas (Petrobrás): Maria Flor <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=9711&Exib=1> (Acesso em: 09/09/2010)     

 Porta Curtas (Petrobrás): Animasom <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=9660&Exib=1> (Acesso em: 09/09/2010)    

Youtube: Aprender a aprender <http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI> (Acesso em: 09/09/2010)   

Avaliação

A partir das atividades trabalhadas, o aluno deve ter ampliado sua capacidade de observação e expressão descritiva oral e escrita dos objetos, espaços, pessoas e sentimentos. Como atividade complementar, você pode solicitar uma produção de texto que descreva um lugar ou situação que o aluno mais gosta, bem como os sentimentos que isso lhe desperta.               

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Railson, Borges de Aquino , Acre - dijo:
    railsonaraujopw@hotmail.com

    24/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula me ajudou muito na hora da dúvida.


  • silvana, silvana , Ceará - dijo:
    silvana-menezes@bol.com

    05/03/2014

    Três estrelas

    Interessante, diferentes maneiras para trabalhar com o gênero de forma bem dinâmica.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.