16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Noções de leitura e escrita, ou seja, capacidade de produzir frases e textos curtos, bem como ler e interpretar.
1 – Introduzir a ideia de descrição.
OBJETIVO: Conhecer as características de um texto descritivo e quando pode ser utilizado.
PROCEDIMENTOS
- Coloque um objeto dentro de uma caixa com tampa. O professor deverá apresentar dicas a fim de que o grupo “descubra” do que se trata.
Exemplo: Na caixa, contém um bibelô (uma casinha). Os alunos deverão descobrir que se trata de uma casa.
Para isso, o professor dará as dicas:
Logo que o grupo adivinhar do que se trata, levante as seguintes questões:
Agora que o grupo já reconhece o que caracteriza uma descrição, retome a caixa. Coloque nesta outro objeto e mostre-o apenas a uma criança. Esta será desafiada a descrevê-lo sem que o grupo o identifique tão rapidamente. Repita esta atividade quantas vezes forem necessárias. É importante que o grupo desenvolva, neste trabalho, a capacidade de identificar detalhes, apresentando-os sem explicitar de imediato a resposta.
DICA: O inverso também pode ser realizado, o que colabora consideravelmente para desenvolver a capacidade de elaborar perguntas. Neste caso, apenas uma criança sabe o que está na caixa, cabendo ao grupo a elaboração de perguntas que possibilitem pistas, informações que levem à resposta. As perguntas não poderão ser explícitas como: “É uma casa?” Mas pode ser: “Seria o lugar onde as pessoas moram?”.
2 – Produção escrita de texto descritivo
OBJETIVO:
Escrever e relacionar informações implícitas e explícitas, seguindo as orientações apresentadas.
PROCEDIMENTOS
- Em um saquinho, devem constar papéis com o nome de cada um dos colegas da turma. Cada criança deve retirar um nome e certificar-se de que não é o seu.
- De posse do nome, cada criança deverá elaborar, no mínimo, quatro e, no máximo, seis frases que possam indicar qual a pessoa descrita, apresentando aspectos que caracterizam o colega sorteado.
No desenvolvimento desta atividade, é pertinente orientar que não serão consideradas descrições com indicações de tom pejorativo ou sátira do colega.
- Após a produção, recolha os textos e organize um trabalho de revisão. Para este trabalho, considere o nível de alfabetização em que se encontra o seu grupo. É indicado, para o bom desenvolvimento da atividade, que os problemas ortográficos sejam solucionados.
- Organizar uma roda e redistribuir aleatoriamente os textos. Cada criança deverá ler o que receber e, ao terminar, dizer qual colega foi descrito. No caso de não conseguir, verifique se alguém do grupo sabe de quem se trata.
A cada rodada, problematize com a turma de que modo o texto colaborou ou “prejudicou” o adivinha. Deste modo, vá aprimorando a importância de uma escrita clara, objetiva e coerente com a proposta orientada.
DICA : Esta mesma proposta pode ser desenvolvida com sorteios de animais, brincadeiras etc. É fundamental que seja algo de conhecimento das crianças.
3- Uso social do texto descritivo
OBJETIVO:
Planejar fala e escrita conforme os objetivos indicados na atividade.
PROCEDIMENTOS
- Formar duplas de trabalho e entregar, a cada criança, uma folha de papel almaço ou A3.
- Um dos colegas irá descrever oralmente o caminho que faz de casa até a escola. À medida que ele for apresentando, seu parceiro deverá registrar as informações por escrito na folha. Após registrar por escrito a descrição, a criança deverá desenhar o caminho seguindo as orientações que foram dadas. Ao desenho, poderá ser acrescentado o que chamamos de “ponto de referência”, ou seja, indicar um comércio ou coisa do gênero para facilitar a orientação.
As duas crianças deverão produzir o registro.
- Conversar com os alunos sobre esta experiência. Pergunte a eles se eram capazes de reconhecer que explicar um trajeto a alguém é também uma forma de descrever. Procure saber também o que acharam da experiência e, em seguida, exponham no mural da sala os trabalhos desenvolvidos.
4 – Extrapolar a descrição “física”
OBJETIVO:
Organizar, na fala e na escrita, a expressão de sentimentos através da descrição.
PROCEDIMENTOS:
É importante que as crianças apreendam que descrever é mais do que dizer sobre um objeto, lugar ou pessoa. Quando falamos o que estamos sentindo, expressamos em palavras o que vemos e sentimos diante de uma tela, ou de um filme, por exemplo.
- Colocar uma música para que as crianças possam ouvir.
- Solicitar que desenhem na folha, com o máximo de detalhes, o que sentiram. Em seguida, solicite que cada um apresente seu desenho e fale sobre os sentimentos, sensações “provocadas” pela música.
- Discutir se já haviam percebido que falar de um sentimento, ou de uma sensação, também é uma forma de descrever. Leve-os a perceber, ainda, que cada desenho e fala representaram sentimentos ou maneiras de expressar distintas.
- Colocar um vídeo e solicitar uma produção de texto a partir do que viram e sentiram. Também, após esta atividade, propicie em uma roda a oportunidade de se expressarem.
- Convidar os alunos a passear pela escola e, ao retornarem à sala, pedir que se expressem, descrevendo em um texto com ilustração ou em uma poesia (no caso de já ter trabalhado o gênero), o que viram e sentiram.
OBS: Confira na ferramenta Sugestão Complementar a indicação de algumas músicas e vídeos que podem ser trabalhados na atividade.
Sugestões de Músicas:
Adriana Calcanhoto: Gabriel <http://www.youtube.com/watch?v=1ACVnOEoKtE&feature=related> (Acesso em: 09/09/2010)
Palavra Cantada: Irmãozinho <http://www.youtube.com/watch?v=XcL-jm12MhI> (Acesso em: 03/09/2010)
Palavra Cantada: criança não trabalha, criança dá trabalho <http://www.youtube.com/watch?v=q1rwjb7-DBw&feature=related> (Acesso em: 09/09/2010)
Sugestões de vídeos:
Porta Curtas (Petrobrás): Maria Flor <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=9711&Exib=1> (Acesso em: 09/09/2010)
Porta Curtas (Petrobrás): Animasom <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=9660&Exib=1> (Acesso em: 09/09/2010)
Youtube: Aprender a aprender <http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI> (Acesso em: 09/09/2010)
A partir das atividades trabalhadas, o aluno deve ter ampliado sua capacidade de observação e expressão descritiva oral e escrita dos objetos, espaços, pessoas e sentimentos. Como atividade complementar, você pode solicitar uma produção de texto que descreva um lugar ou situação que o aluno mais gosta, bem como os sentimentos que isso lhe desperta.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula me ajudou muito na hora da dúvida.
05/03/2014
Três estrelasInteressante, diferentes maneiras para trabalhar com o gênero de forma bem dinâmica.