Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com giz, letras, números e folha de papel

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá diferentes tipos de jogos e brincadeiras com giz, letras, números e folha de papel;

Conhecerá novas formas de jogar e brincar, buscando uma melhor socialização da turma;

Atividades que o ajude a despertar a imaginação e a criatividade por meio dos jogos propostos.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

BRINCANDO COM GIZ, LETRAS, NÚMEROS e FOLHA DE PAPEL

São cada vez mais reconhecidos os benefícios das brincadeiras infantis tradicionais, por pais, educadores e psicólogos. Assim, vem aumentando nos últimos tempos, a inclusão de atividades lúdicas nos currículos escolares infantis, favorecendo a preservação das culturas das nossas comunidades. Mas quem ganha mais com isto é a própria criança.

Além do prazer, favorece o seu desenvolvimento integral; controla a agressividade; proporciona a realização de desejos; a adaptação ao grupo social de convívio, a afetividade entre os (as) companheiros (as); experimenta sentimentos diferentes (amor, confiança, solidariedade, união e também frustração, raiva e inveja); estimula a curiosidade e a competição; incentiva a busca de soluções e a descoberta de caminhos. Enfim, contribui decisivamente para o seu pleno desenvolvimento como ser social, inteligente e livre.

É brincando que a criança descobre o mundo. Descobre os sons, as cores, o ar , as canções, a linguagem, os gestos, as formas, etc. Logo a escola pode e deve ser um espaço perfeito para o resgate, a redescoberta da maravilhosa lúdica infantil tradicional.

AULA 1

ATIVIDADE 1

O professsor desenhará círculos no solo com giz. Dentro de cada um deles, escrever um número de 1 ou 2 algarismos. Os alunos devem estar sentados na linha de fundo da quadra e o professor diz por exemplo: "5 mais 3?" E o aluno que chegar primeiro no oito ganha 1 ponto.

ATIVIDADE 2

O professsor desenhará círculos no solo com giz. Dentro de cada um deles escrever uma letra do alfabeto que os alunos utilizarão para formar palavras. Os alunos em duplas devem estar sentados na linha de fundo da quadra e o professor diz por exemplo: "J". Os alunos deverão andar pelas letras formando um nome de um animal, objeto, pessoa ou outros, andando sobre as letras. A dupla de  alunos que formar a palavra em menor tempo ganha 1 ponto.

ATIVIDADE 3

JOGO DA VELHA HUMANO E INTERATIVO

Material: folhas de jornal, fita adesiva colorida, giz, fita crepe e tinta guache

Construir coletes.

Peça aos alunos que dobrem uma folha dupla de jornal ao meio, e com uma tesoura faça uma meia lua. Pinte um círculo vermelho no "uniforme" de uma turma e um "X" azul no outro uniforme.  

Como Brincar:

1 - O profesor vai desenhar no solo um jogo da velha # . Separar a turma em grupos de seis alunos, sendo que três de cada grupo serão as peças em X e os outros três as peças em O do jogo.

2 - Demarcar o chão com giz ou fita adesiva amarela ou fita crepe, formando o tabuleiro do jogo da velha (duas linhas paralelas na horizontal e duas perpendiculares na vertical). Sorteie qual grupo começará primeiro. Um aluno X e um aluno O tiram par ou impar para saber quem começa o jogo. Caso o X comece, um dos três de X escolhe rá um dos espaços do tabuleiro para ocupar. Em seguida, será a vez de um aluno O fazer sua escolha. O jogo segue alternando-se a vez das "peças".

3 - Vence o grupo que conseguir formar sequência de três simbolos iguais de (X ou O) em uma linha vertical, horizontal ou diagonal.

AULA 2

ATIVIDADE 1

Dividir a turma em grupos iguais e a 10 metros. Desses grupos colocar uma caixa de papelão com vários pedaços de cartolina. Cada caixa terá uma letra diferente e várias letras repetidas em cada caixa. O professor dará um comando geral: "Esporte praticado com as mãos e que têm como objetivo fazer uma cesta para marcar ponto" Resposta: Basquetebol

Um aluno de cada grupo deve correr e trazer apenas uma letra. Quando trouxer a letra até o grupo, outro pode buscar uma nova letra. O grupo que terminar primeiro, formando a palavra, será o vencedor.

ATIVIDADE 2

AMARELINHA

Depois de desenhado o diagrama no chão, os alunos determinam uma ordem entre eles. O primeiro aluno vai para a área oval chamada de terra e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ele atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só.

Quando chega a figura oval onde está escrito céu, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas.

O aluno não pode pisar ou jogar a pedra na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez.Vence quem completar o percurso primeiro.

Propor criarem seus próprios diagramas.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://oglobo.globo.com/fotos/2008/10/25/25_MVG_rio_amarelinha.jpg&imgrefurl=http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/10/25/criancas_resgatam_jogos_brincadeiras_de_antigamente-586120525.asp&usg=__0z3YnaesReKqJgZj85560ZMBJEg=&h=460&w=360&sz=39&hl=pt-br&start=68&zoom=1&tbnid=Dw3jol_0W5DpyM:&tbnh=164&tbnw=138&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Bamarelinha%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1024%26bih%3D651%26tbs%3Disch:10,26300,2630&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=664&vpy=150&dur=2492&hovh=254&hovw=199&tx=117&ty=149&ei=ETXOTImPE8H6lweMkonlCA&oei=CirOTPvHBMHflgesgZ3lCA&esq=7&page=6&ndsp=15&ved=1t:429,r:3,s:68&biw=1024&bih=651 

ATIVIDADE 3

ENSINADO OS PRINCIPAIS SINAIS DE TRÂNSITO

Desenhar no solo algumas ruas com os sinais de trânsito e cada aluno deve imaginar que está dirigindo um carro ou motocicleta. O professor deve multar  toda vez que algum aluno desrespeitar um sinal (SINAL VERMELHO, AMARELO E VERDE, PARE, PROIBIDO DOBRAR À ESQUERDA, HOSPITAL NÃO PODE FAZER BARULHO, PROIBIDO ESTACIONAR, FAIXA PEDESTRE e etc.). A multa será convertida em uma tarefa a ser escolhida.

AULA 3

ATIVIDADE 1

Cada aluno deverá fazer uma bola de papel com fita adesiva. Dividir a turma em dois grupos, cada um deverá permanecer em uma meia quadra (um time não pode entrar na quadra do outro). O objetivo da atividade é jogar o maior número de bolas de papel da quadra do adversário, até que o professor apite. O time que estiver com menos bolas na sua quadra  será o vencedor.

ATIVIDADE 2

Cada aluno deverá dobrar duas folhas de papel e fazer um "rabinho" e colocá-lo atrás do short. O objetivo da atividade é retirar o rabinho dos adversários, que sem eles estarão fora do jogo e devem sentar-se imediatamente fora da quadra. Conforme for diminuindo o número de alunos o professor deve diminuir o espaço, agora somente meia quadra, agora somente no círculo central. Os dois últimos são os vencedores.

ATIVIDADE 3

Com uma bola de papel e feita com fita adesiva, um aluno será escolhido para ser o pegador. O objetivo será acertar nas pernas de qualquer outro aluno, passando este a ser o pegador.

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar junto com os alunos diferentes tipos de jogos e brincadeiras com giz, letras, números e folha de papel que não foram apresentados nas aulas e que os alunos conheçam;

Apontar as habilidades que os alunos identificam como desenvolvidas durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • agnaldo miranda barbosa, prefeitura municipal de são mateus , Espírito Santo - disse:
    agnaldomirandabarbosa@gmail.com

    14/03/2014

    Cinco estrelas

    Adorei este conteúdo e vou repassar para minha esposa que é educadora física.


  • Evandro, CMEI MARIA GORETI , Espírito Santo - disse:
    vandinho18@hotmail.com

    12/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, exatamente disse que estava procurando aplicar para educação infantil. Na escola esta sendo problema alfabetização e por isso, na educação física vai trabalhar a relacionado as atividades LETRAS, para que alcançar objetivo da alfabetização. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.