Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • pesquisar as origens e a história de Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara, personagens do folclore brasileiro;
  • conhecer os personagens folclóricos da cultura brasileira;
  • produzir uma narrativa ficcional que possua os personagens folclóricos em questão como personagens principais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá possuir conceitos introdutórios de cultura popular, bem como conhecer a estrutura da narrativa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando personagens do folclore brasileiro

http://www.digitei.com/folclore-brasileiro-lendas-e-mitos-saci-perere/   Acessado em: 17 de set.2010.

Antes de propor a pesquisa que permeia essa atividade, faça uma introdução, por meio de um debate, sobre o conceito de folclore. Aborde os seguintes pontos:

  • conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração;
  • histórias que nascem da imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil;
  • histórias criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas;
  • divide-se em mitos e lendas;
  • originam festas populares em todas as regiões do país.

Explique também a diferença entre mitos e lendas:

  • mitos: narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm  Acessado em: 17 de set.2010.
  • lendas: são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm  Acessado em: 17 de set.2010.

Após a introdução, divida a turma em 6 grupos, sendo:

  • 2 grupos responsáveis por pesquisar o personagem Saci-Pererê;
  • 2 grupos responsáveis por pesquisar o personagem Negrinho do Pastoreio;
  • 2 grupos responsáveis por pesquisar a personagem Iara.

http://centenariovirtual.blogspot.com/2009/09/turmas-do-sexto-ano-pesquisam-sobre.html  Acessado em: 17 de set.2010. 

No laboratório de informática, os grupos deverão pesquisar, em sites, informações sobre tais personagens do folclore brasileiro.

Pontos a serem pesquisados:

  • a lenda de origem do personagem;
  • a região do país que, supostamente, o personagem surgiu;
  • os valores míticos/ideológicos advindos de tais lendas.

Sugestões de sites para a pesquisa:

Ao pesquisarem, os alunos deverão fazer anotações em seus cadernos. Tais informações servirão de conteúdo para a produção de cartazes.

ATIVIDADE 02

Produção de cartazes

http://raquelzinhassilva.blogspot.com/2008/10/o-saci-perer-o-saci-perer-uma-lenda-do.html    Acessado em: 17 de set.2010.

Os alunos deverão, em casa, desenhar ou imprimir figuras relativas ao seu personagem folclórico. Estimule a produção de desenho, no entanto permita que eles retirem as imagens de sites e revistas. Os links supracitados também são úteis para esse fim.

Peça que os alunos tragam, para a sala de aula, os seguintes materiais:

  • cartolina (1 ou 2 para cada grupo);
  • lápis de cor e canetinhas hidrocores;
  • tesoura;
  • fita crepe;
  • cola.

Caso seja possível, consiga com a secretaria escolar mais desse material, caso a quantidade do mesmo seja insuficiente para o trabalho dos alunos.

Os grupos deverão montar os cartazes, inserindo:

  • texto com as informações essenciais sobre o personagem folclórico;
  • imagens selecionadas/desenhadas que ilustram o personagem e seu ambiente natural.

Disponilize cerca de 50 minutos para a produção dessa ativididade.

ATIVIDADE 03

Apresentação dos cartazes

http://www.pampasonline.com.br/Terrasdosul/lendas.htm  Acessado em: 17 de set.2010. 

Cada grupo deverá apresentar seu cartaz em 6 ou 7 minutos. Intercale os grupos que pesquisaram sobre o mesmo personagem.

Após as apresentações, permita que os demais alunos façam perguntas/complementos/questionamentos aos colegas.

Auxilie os alunos a afixarem seus trabalhos na sala de aula ou nos corredores da escola.

ATIVIDADE 04

Produção de uma narrativa

A partir das pesquisas empreendidas, bem como das apresentações de todos os cartazes, os alunos deverão produzir, individualmente uma narrativa ficcional. Os textos deverão:

  • utilizar Saci-Pererê, Iara e Negrinho do Pastoreio como personagens principais;
  • possuir um enredo de aventuras relacionadas à lenda dos personagens (fatores míticos e sobrenaturais);
  • utilizar o discurso indireto.

Dê 3 dias para que os alunos produzam seus textos.

ATIVIDADE 05

Leitura dos textos

Promova uma atividade de leituras das narrativas.

Organize os alunos de modo que todos contribuam para uma boa leitura do colega.

Recursos Complementares

Vídeo sobre a lenda do Saci-Pererê:

http://www.youtube.com/watch?v=VtIFR9snY6g&feature=fvst Acessado em: 17 de set.2010. 

Vídeo-áudio da canção "Sereia Iara nas lendas amazônicas", de Eraldo E. da Silva:

http://www.youtube.com/watch?v=5HigsxRF6cg Acessado em: 17 de set.2010.  

Vídeo sobre a lenda gaúcha do Negrinho do Pastoreio:

http://www.youtube.com/watch?v=Ydf-QwNXUug Acessado em: 17 de set.2010. 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • pesquisa das lendas e mitos sobre os personagens folclóricos;
  • compreensão da importância dos personagens folclóricos para a cultura brasileira;
  • produção e apresentação de uma narrativa ficcional que tenha como principais os personagens folclóricos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.