13/10/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
O aluno deverá possuir conceitos introdutórios de cultura popular, bem como conhecer a estrutura da narrativa.
ATIVIDADE 01
Pesquisando personagens do folclore brasileiro
http://www.digitei.com/folclore-brasileiro-lendas-e-mitos-saci-perere/ Acessado em: 17 de set.2010.
Antes de propor a pesquisa que permeia essa atividade, faça uma introdução, por meio de um debate, sobre o conceito de folclore. Aborde os seguintes pontos:
Explique também a diferença entre mitos e lendas:
Após a introdução, divida a turma em 6 grupos, sendo:
http://centenariovirtual.blogspot.com/2009/09/turmas-do-sexto-ano-pesquisam-sobre.html Acessado em: 17 de set.2010.
No laboratório de informática, os grupos deverão pesquisar, em sites, informações sobre tais personagens do folclore brasileiro.
Pontos a serem pesquisados:
Sugestões de sites para a pesquisa:
Ao pesquisarem, os alunos deverão fazer anotações em seus cadernos. Tais informações servirão de conteúdo para a produção de cartazes.
ATIVIDADE 02
Produção de cartazes
http://raquelzinhassilva.blogspot.com/2008/10/o-saci-perer-o-saci-perer-uma-lenda-do.html Acessado em: 17 de set.2010.
Os alunos deverão, em casa, desenhar ou imprimir figuras relativas ao seu personagem folclórico. Estimule a produção de desenho, no entanto permita que eles retirem as imagens de sites e revistas. Os links supracitados também são úteis para esse fim.
Peça que os alunos tragam, para a sala de aula, os seguintes materiais:
Caso seja possível, consiga com a secretaria escolar mais desse material, caso a quantidade do mesmo seja insuficiente para o trabalho dos alunos.
Os grupos deverão montar os cartazes, inserindo:
Disponilize cerca de 50 minutos para a produção dessa ativididade.
ATIVIDADE 03
Apresentação dos cartazes
http://www.pampasonline.com.br/Terrasdosul/lendas.htm Acessado em: 17 de set.2010.
Cada grupo deverá apresentar seu cartaz em 6 ou 7 minutos. Intercale os grupos que pesquisaram sobre o mesmo personagem.
Após as apresentações, permita que os demais alunos façam perguntas/complementos/questionamentos aos colegas.
Auxilie os alunos a afixarem seus trabalhos na sala de aula ou nos corredores da escola.
ATIVIDADE 04
Produção de uma narrativa
A partir das pesquisas empreendidas, bem como das apresentações de todos os cartazes, os alunos deverão produzir, individualmente uma narrativa ficcional. Os textos deverão:
Dê 3 dias para que os alunos produzam seus textos.
ATIVIDADE 05
Leitura dos textos
Promova uma atividade de leituras das narrativas.
Organize os alunos de modo que todos contribuam para uma boa leitura do colega.
Vídeo sobre a lenda do Saci-Pererê:
http://www.youtube.com/watch?v=VtIFR9snY6g&feature=fvst Acessado em: 17 de set.2010.
Vídeo-áudio da canção "Sereia Iara nas lendas amazônicas", de Eraldo E. da Silva:
http://www.youtube.com/watch?v=5HigsxRF6cg Acessado em: 17 de set.2010.
Vídeo sobre a lenda gaúcha do Negrinho do Pastoreio:
http://www.youtube.com/watch?v=Ydf-QwNXUug Acessado em: 17 de set.2010.
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2011
Quatro estrelasOTIMO
23/02/2011
Cinco estrelasmito bom