Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Percepções geométricas e o caleidoscópio

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história do caleidoscópio;
  • Pesquisar sobre formas geométricas;
  • Construir caleidoscópios em sala de aula;
  • Realizar uma instalação com os caleidoscópios produzidos pelos alunos.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  •  Solicitar aos alunos que descrevam o que estão vendo, no caleidoscópio e nas imagens fixadas na sala;
  • Direcionar as discussões até os alunos perceberem   as  formas geométricas;
  • Pedir aos alunos que, em uma folha de papel sulfite A4, tentem reproduzir, com lápis de cor, algumas das formas percebidas ao olharem o caleidoscópio;
  • Conversar com os alunos sobre as dificuldades e ou facilidades que tiveram  para  reproduzir as imagens percebidas;
  • Expor os resultados na sala de aula e pedir aos alunos que falem sobre a experiência de manipular o caleidoscópio, de registrar uma imagem na memória e a tentativa de reproduzi-la;
  • Solicitar aos alunos que façam uma reflexão sobre estes diferentes materiais e os resultados percebidos e obtidos;
  • Falar para cada aluno trazer, para a próxima aula, três réguas de 30cm de acrílico transparente.

Aula 2 

  • Organizar para esta aula os seguintes materiais:
  1. Papel alumínio e plástico filme transparente;
  2. Recortes de acetato colorido transparente, em formas geométricas de aproximadamente 3 mm cada (retângulos, círculos, triângulos);
  3. Tesoura, cola e fita adesiva transparente;
  4. Cartolinas brancas.

  •  Mostrar para os alunos como se constrói um caleidoscópio;
  • Pedir para os alunos construírem seus caleidoscópios, orientando-os no processo de construção do referido objeto;
  • Segue sugestão para a construção do caleidoscópio:
  1. Unir as três réguas formando um triangulo, prendendo-as  com fita adesiva transparente;
  2. Fechar uma das extremidades com filme transparente e fixá-lo com fita adesiva transparente;
  3. Recortar 5 cm de cartolina e criar,  com ele, um compartimento onde ficarão as pecinhas de acetato colorido. A cartolina deverá acompanhar o formato do objeto, Para tanto, fixe-a com fita adesiva transparente. A cartolina terá aproximadamente 5 cm, dos quais 4 cm  ficarão presos nas réguas e 1 cm será projetado para fora do caleidoscópio. Esta projeção criará um compartimento que permitirá o movimento das pecinhas;
  4. Colocar as pecinhas de acetato colorido no compartimento criado, fechando-o com filme transparente, que, também, deverá ser afixado com fita adesiva transparente;
  5. Recortar  e montar, com a cartolina, uma tampa para a extremidade oposta ao lado que contém as pecinhas de acetato;
  6. Fazer um pequeno furo no meio da tampa, o qual permitirá a visualização no interior do caleidoscópio;
  7. Cobrir as réguas com papel alumínio, passando o papel alumínio somente nas laterais do caleidoscópio;
  8. Cortar  outro pedaço de cartolina para cobrir o objeto. A cartolina deverá acompanhar o formato triangular do objeto. Usar cola para afixar a cartolina sobre o objeto, sendo importante, para tanto, que a cartolina seja cortada com uma sobra de 1 cm;

  • Guardar os caleidoscópios para a próxima aula.

Aula 3   

  • Preparar para esta aula cordões coloridos, cola e tesoura;
  • Entregar para os alunos os caleidoscópios confeccionados na aula anterior;
  • Dizer aos alunos que eles deverão cobrir os caleidoscópios com cordões coloridos e cola, de forma a criar listras coloridas;
  • Deixar secando;
  • Solicitar aos alunos que realizem, para a próxima aula, uma pesquisa e preparem uma apresentação sobre imagens de artistas que trabalham com formas geométricas;
  • Pedir aos alunos que, para a apresentação, destaquem, das imagens, as formas geométricas priorizadas pelos artistas na obra, trazendo recortes destas formas em cartolinas coloridas;
  • Segue sugestão de links:
  •  Mondrian. Disponível em: http://www.nga.gov/kids/zone/diamonds/linkmondrian.htm Acesso em: 11 jul 2010;
  • Kandinski. Disponível em: http://guinhokiss.wordpress.com/2009/10/19/ Acesso em: 11 jul. 2010.    

Aula 4 

  • Organizar a sala de aula para a apresentação, pelos alunos, das pesquisas solicitadas na aula anterior;
  • Avaliar a apresentação dos alunos;
  • Conversar com os alunos sobre as imagens apresentadas na primeira aula, os desenhos realizados após a observação no caleidoscópio, as imagens dos artistas pesquisados e as que foram observadas nos caleidoscópios construídos, discutindo, ainda, se os alunos percebem uma relação entre todas estas atividades;
  • Pedir aos alunos que, de posse dos caleidoscópios produzidos, reproduzam, em recortes de cartolina colorida de aproximadamente 10 cm, algumas formas geométricas percebidas em seus caleidoscópios;
  • Dizer aos alunos que, na próxima aula, eles montarão uma instalação com os caleidoscópios e as formas geométricas recortadas.

 Aula 5 

  • Auxiliar os alunos a montarem a instalação caleidoscópica;
  • Reservar um local na escola onde possam ser expostos os caleidoscópios construídos pelos alunos – sugestão: pendurar os caleidoscópios com fio de nylon no teto deixando-os a uma altura que o expectador  possa manipulá-los;
  • Fazer, com as formas geométricas coloridas, cortinas as quais os visitantes  deverão atravessar para chegar aos caleidoscópios;
  • Pedir para os alunos estarem presentes na exposição, em diferentes horários, para perceberem a reação dos visitantes.   
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o percurso do processo das aulas, tendo como foco a compreensão da história do caleidoscópio, a pesquisa sobre formas geométricas em obras de arte, a construção do caleidoscópio e a idealização e participação na instalação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.