Solicitar aos alunos que descrevam o que estão vendo, no caleidoscópio e nas imagens fixadas na sala;
Direcionar as discussões até os alunos perceberem as formas geométricas;
Pedir aos alunos que, em uma folha de papel sulfite A4, tentem reproduzir, com lápis de cor, algumas das formas percebidas ao olharem o caleidoscópio;
Conversar com os alunos sobre as dificuldades e ou facilidades que tiveram para reproduzir as imagens percebidas;
Expor os resultados na sala de aula e pedir aos alunos que falem sobre a experiência de manipular o caleidoscópio, de registrar uma imagem na memória e a tentativa de reproduzi-la;
Solicitar aos alunos que façam uma reflexão sobre estes diferentes materiais e os resultados percebidos e obtidos;
Falar para cada aluno trazer, para a próxima aula, três réguas de 30cm de acrílico transparente.
Aula 2
Organizar para esta aula os seguintes materiais:
Papel alumínio e plástico filme transparente;
Recortes de acetato colorido transparente, em formas geométricas de aproximadamente 3 mm cada (retângulos, círculos, triângulos);
Tesoura, cola e fita adesiva transparente;
Cartolinas brancas.
Mostrar para os alunos como se constrói um caleidoscópio;
Pedir para os alunos construírem seus caleidoscópios, orientando-os no processo de construção do referido objeto;
Segue sugestão para a construção do caleidoscópio:
Unir as três réguas formando um triangulo, prendendo-as com fita adesiva transparente;
Fechar uma das extremidades com filme transparente e fixá-lo com fita adesiva transparente;
Recortar 5 cm de cartolina e criar, com ele, um compartimento onde ficarão as pecinhas de acetato colorido. A cartolina deverá acompanhar o formato do objeto, Para tanto, fixe-a com fita adesiva transparente. A cartolina terá aproximadamente 5 cm, dos quais 4 cm ficarão presos nas réguas e 1 cm será projetado para fora do caleidoscópio. Esta projeção criará um compartimento que permitirá o movimento das pecinhas;
Colocar as pecinhas de acetato colorido no compartimento criado, fechando-o com filme transparente, que, também, deverá ser afixado com fita adesiva transparente;
Recortar e montar, com a cartolina, uma tampa para a extremidade oposta ao lado que contém as pecinhas de acetato;
Fazer um pequeno furo no meio da tampa, o qual permitirá a visualização no interior do caleidoscópio;
Cobrir as réguas com papel alumínio, passando o papel alumínio somente nas laterais do caleidoscópio;
Cortar outro pedaço de cartolina para cobrir o objeto. A cartolina deverá acompanhar o formato triangular do objeto. Usar cola para afixar a cartolina sobre o objeto, sendo importante, para tanto, que a cartolina seja cortada com uma sobra de 1 cm;
Guardar os caleidoscópios para a próxima aula.
Aula 3
Preparar para esta aula cordões coloridos, cola e tesoura;
Entregar para os alunos os caleidoscópios confeccionados na aula anterior;
Dizer aos alunos que eles deverão cobrir os caleidoscópios com cordões coloridos e cola, de forma a criar listras coloridas;
Deixar secando;
Solicitar aos alunos que realizem, para a próxima aula, uma pesquisa e preparem uma apresentação sobre imagens de artistas que trabalham com formas geométricas;
Pedir aos alunos que, para a apresentação, destaquem, das imagens, as formas geométricas priorizadas pelos artistas na obra, trazendo recortes destas formas em cartolinas coloridas;
Organizar a sala de aula para a apresentação, pelos alunos, das pesquisas solicitadas na aula anterior;
Avaliar a apresentação dos alunos;
Conversar com os alunos sobre as imagens apresentadas na primeira aula, os desenhos realizados após a observação no caleidoscópio, as imagens dos artistas pesquisados e as que foram observadas nos caleidoscópios construídos, discutindo, ainda, se os alunos percebem uma relação entre todas estas atividades;
Pedir aos alunos que, de posse dos caleidoscópios produzidos, reproduzam, em recortes de cartolina colorida de aproximadamente 10 cm, algumas formas geométricas percebidas em seus caleidoscópios;
Dizer aos alunos que, na próxima aula, eles montarão uma instalação com os caleidoscópios e as formas geométricas recortadas.
Aula 5
Auxiliar os alunos a montarem a instalação caleidoscópica;
Reservar um local na escola onde possam ser expostos os caleidoscópios construídos pelos alunos – sugestão: pendurar os caleidoscópios com fio de nylon no teto deixando-os a uma altura que o expectador possa manipulá-los;
Fazer, com as formas geométricas coloridas, cortinas as quais os visitantes deverão atravessar para chegar aos caleidoscópios;
Pedir para os alunos estarem presentes na exposição, em diferentes horários, para perceberem a reação dos visitantes.
Os alunos serão avaliados durante todo o percurso do processo das aulas, tendo como foco a compreensão da história do caleidoscópio, a pesquisa sobre formas geométricas em obras de arte, a construção do caleidoscópio e a idealização e participação na instalação.
Opinión de quien visitó
Sem estrelas
0 calificaciones
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.