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Produzindo um indicador ácido-base

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar as características do repolho-roxo como indicador ácido-base;
• Determinar experimentalmente as características dos ácidos e bases.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Propriedades dos ácidos e das bases.

Estratégias e recursos da aula

                        

Professor, providencie os seguintes materiais para cada um dos grupos:

• Vinagre incolor;
• Limão;
• Sabão em pó;
• Laranja;
• 4 copinhos transparentes.

E para a preparação do indicador os materiais abaixo:
• Liquidificador;
• Repolho roxo.

Aula 1:

Inicie a aula formando grupos de quatro ou cinco componentes. Em seguida entregue o material para cada um dos grupos. Coloque o liquidificador sobre a mesa e peça para que os alunos observem.
Professor prepare o indicador utilizando o repolho-roxo de acordo com os passos a seguir:

1. Coloque uma folha de repolho e um litro e meio de água no liquidificador.
2. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador.
3. O suco fica mais ou menos dessa cor. Pode coá-lo, se quiser.

Logo após o preparo da solução peça para que os alunos voltem para os seus respectivos lugares (grupos). O professor deverá ir de grupo em grupo enchendo os copos transparentes com um pouco da solução que ele preparou. Em seguida peça para que os alunos coloquem um pouco do limão no primeiro frasco, da laranja no segundo, do vinagre no terceiro e do sabão em pó no quarto. Os alunos deverão anotar as observações.

Experimento adaptado do site (acesso em 13/06/2009): http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=926&sid=3

Peça para que os alunos façam um relatório do que foi feito em sala de aula:

Relatório

1 – Quais foram os materiais utilizados?

2 – Descreva como foi feito o experimento.

3 – Qual o papel do repolho-roxo nesse experimento?

4 – De acordo com o que você observou, o limão tem a mesma característica que a laranja? Justifique a sua resposta.

5 – Quais são os alimentos que possuem as mesmas características?

Aula 2:

Após a conclusão do relatório, recolha-os para futura avaliação. Conduza os alunos para o laboratório de informática.
Mantenha os alunos nos mesmos grupos que participaram da aula experimental. Os alunos deverão abrir a simulação abaixo:

Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17327

Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa

Os alunos deverão ver a simulação e fazer um relatório respondendo as questões a seguir. Para isso eles deverão clicar nas palavras que aparecem em vermelho para obter mais informações:

1 – O que é um indicador ácid o-base? Cite um exemplo.

2 – O que é um ácido? E uma base?

3 – Escreva os resultados do exercício proposto pela simulação.

O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=928&sid=3

Acessado em 13/06/2009

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa Animação/simulação
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através dos relatórios produzidos no experimento e na simulação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • vivian, IFF Farroupilha , Rio Grande do Sul - disse:
    vivian.rtl19@gmail.com

    19/08/2015

    Cinco estrelas

    Achei o experimento muito interessante, pois é simples e de fácil compreensão dos alunos.


  • Aline, IFPB , Paraíba - disse:
    alinearaujo1932@hotmail.com

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    A aula é ótima principalmente para alunos de ensino médio. Uma sugestão seria dentro desta abordar-se a neutralização. Capacitando-os assim para lhe darem com futuros acidentes envolvendo ácidos. Mas a proposta realmente é ótima e didática.


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