23/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
• Identificar as características do repolho-roxo como indicador ácido-base;
• Determinar experimentalmente as características dos ácidos e bases.
• Propriedades dos ácidos e das bases.
Professor, providencie os seguintes materiais para cada um dos grupos:
• Vinagre incolor;
• Limão;
• Sabão em pó;
• Laranja;
• 4 copinhos transparentes.
E para a preparação do indicador os materiais abaixo:
• Liquidificador;
• Repolho roxo.
Aula 1:
Inicie a aula formando grupos de quatro ou cinco componentes. Em seguida entregue o material para cada um dos grupos. Coloque o liquidificador sobre a mesa e peça para que os alunos observem.
Professor prepare o indicador utilizando o repolho-roxo de acordo com os passos a seguir:
1. Coloque uma folha de repolho e um litro e meio de água no liquidificador.
2. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador.
3. O suco fica mais ou menos dessa cor. Pode coá-lo, se quiser.
Logo após o preparo da solução peça para que os alunos voltem para os seus respectivos lugares (grupos). O professor deverá ir de grupo em grupo enchendo os copos transparentes com um pouco da solução que ele preparou. Em seguida peça para que os alunos coloquem um pouco do limão no primeiro frasco, da laranja no segundo, do vinagre no terceiro e do sabão em pó no quarto. Os alunos deverão anotar as observações.
Experimento adaptado do site (acesso em 13/06/2009): http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=926&sid=3
Peça para que os alunos façam um relatório do que foi feito em sala de aula:
Relatório
1 – Quais foram os materiais utilizados?
2 – Descreva como foi feito o experimento.
3 – Qual o papel do repolho-roxo nesse experimento?
4 – De acordo com o que você observou, o limão tem a mesma característica que a laranja? Justifique a sua resposta.
5 – Quais são os alimentos que possuem as mesmas características?
Aula 2:
Após a conclusão do relatório, recolha-os para futura avaliação. Conduza os alunos para o laboratório de informática.
Mantenha os alunos nos mesmos grupos que participaram da aula experimental. Os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17327
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa
Os alunos deverão ver a simulação e fazer um relatório respondendo as questões a seguir. Para isso eles deverão clicar nas palavras que aparecem em vermelho para obter mais informações:
1 – O que é um indicador ácid o-base? Cite um exemplo.
2 – O que é um ácido? E uma base?
3 – Escreva os resultados do exercício proposto pela simulação.
O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=928&sid=3
Acessado em 13/06/2009
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
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Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa | Animação/simulação |
O professor poderá avaliar os alunos através dos relatórios produzidos no experimento e na simulação.
Cinco estrelas 2 classificações
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19/08/2015
Cinco estrelasAchei o experimento muito interessante, pois é simples e de fácil compreensão dos alunos.
09/11/2010
Cinco estrelasA aula é ótima principalmente para alunos de ensino médio. Uma sugestão seria dentro desta abordar-se a neutralização. Capacitando-os assim para lhe darem com futuros acidentes envolvendo ácidos. Mas a proposta realmente é ótima e didática.