Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre o gênero discursivo – e-mail

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o  e-mail como gênero discursivo que tem como suporte a página da Internet;
  • reconhecer as características e origem do e-mail;   
  • produzir uma  mensagem para ser transmitida por e-mail.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura composicional  do gênero discursivo carta pessoal.
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de tiras veiculadas na internet.

Aula 01 (50 minutos)

E- mail  ou correio eletrônico é  um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. Todos os dias, milhões de mensagens são trocadas entre computadores.  É um sistema mais rápido e prático do que o correio convencional, embora também tenha seus limites.

Atividade

I - Para apresentar o tema da aula – o gênero discursivo e-mail – aos alunos,  o professor deverá reproduzir para eles a cópia das tirinhas apresentadas na sequência e, caso seja possível, poderá projetá-las em PowerPoint.  

Tirinha A

Disponível em:

http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/?m=200911&paged=2 

Tirinha B

Disponível em:

http://sergiodimoraes.blogspot.com/2009/05/vivendo-sem-o-google.html 

Tirinha C

Disponível em:

http://parlatorium.blogspot.com/2007/12/para-descontrair.html

II – Em dupla, os alunos deverão responder às seguintes questões sobre as tirinhas:

  • O professor deverá xerocar as questões para os aliunos ou passá-las no quadro.

1.  Observe a tirinha A – da Mafalda.

a.  Qual é   o  papel da mulher na sociedade moderna que se pode inferir na fala de Suzanita, o primeiro quadrinho?

b. De acordo com a fala de Suzanita, no segundo quadrinho, a geração  atual  é a geração da tecnologia, da eletrônica. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.

c. Compare a expressão fisionômica da Mafalda nos dois últimos quadrinhos.

Por que motivo ela apresenta uma  expressão de desapontamento no último quadrinho? Explique.

2.  Observe a tirinha B - Problogger - o blogueiro profissional.

O Google  é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje  é o site de busca mais usado no mundo.

a.   O que os balõezinhos em branco – no segundo quadrinho – sugerem como resposta à pergunta – “Consegue imaginar o mundo sem o Google?”

b. Como você interpreta a fala do blogueiro no último quadrinho: “Talvez digitando no Google ‘Como seria o mundo sem o Google’ eu encontre algo”.

c. Qual é acrítica que se pode apreender da leitura dessa tira?

3. Observe a tirinha C: Perfume.

a.  Por que a mulher  quer comprar um perfume com cheiro de computador? Explique.

b. Qual é a crítica que se pode apreender da leitura dessa tira?

4.  Em relação à internet – sistema global de  informação – pode se dizer que há pontos positivos  e negativos.

Você acha que o E- mail  - correio eletrônico - pode ser considerado um ponto positivo? Justifique sua resposta.

5.  Como você se comunica com amigos, familiares e pessoas queridas que estão distantes?

6. Quem tem ou já teve o hábito de escrever cartas? Esse tipo de correspondência  é comum nos dias atuais? Por quê?

7. Quem têm hábito de  comunicar com as pessoas  por e-mail?

8. Você sabe como funciona um e-mail? Como esse tipo de correspondência surgiu?

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I - O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para em dupla, pesquisarem  sobre:

(i) a história do e-mail;

(ii) e como criar um e-mail.

II - O alunos farão a pesquisa de acordo com o roteiro apresentado a seguir. (Xerocar para os alunos o roteiro)

1. História do e-mail:

a. Quando e como foi criado o correio postal

b. O que é, como e quando surgiu o correio eletrônico.

c. A importância do correio eletrônico para a rede internacional de computadores.

d. A rede de computadores ARPANET  e a evolução do e-mail.

e. Características e função do e-mail;

g. Tipos de e-mail:  restrito, com privacidade segura, especial e gatuito.

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail 

http://www.compute-rs.com/pt/conselho-993730.htm 

2. Como criar um e-mail:

http://blog.mcsx.net/aprenda-a-fazer-um-email-gratis/ 

http://www.negociosdojapao.com.br/informatica/email%20gratis.htm 

http://www.sucodecevada.com.br/2009/02/15/como-criar-email-do-hotmail-veja-como-criar-email-hotmail-criar-hotmail-como-criar-msn/ 

3. O que é internet

Disponível em:

http://www.aisa.com.br/oquee.html 

Aula 03 ( 50 minutos)

 Atividade

I – O professor deverá reproduzir a cópia do E- mail  abaixo – adaptado  do livro “Mano descobre o @mor” de Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein ( p.12)

DIMENSTEIN, Giberto; PRIETO, Heloisa. Mano descobre o @mor. Ilustrações Maria Eugênia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001. (Série cidadão-aprendiz)

Assunto: Probleminhas

Data: 28 de agosto de 2010  17: 20

De: pedrof@yahoo.com.br

Para: mano@yahoo.com.br

Ei, Mano,

pode me contar de coisa chata também. Amigo é pra essas coisas, certo?

Essa história de seu irmão é esquisita. Como é que ele era príncipe e virou vampiro? Se você quiser, depois apago a mensagem, pra você não ficar achando que alguém mais vai ler sobre essas coisas da sua família. Fale mais.

Só uma coisa. Essa história do seu irmão não te deixa muito nervoso? Por que você não conversa com ele?

Até amanhã.

 Pedro

1. No e-mail em estudo:

a. Qual é o endereço eletrônico (e-mail) do remetente?

b. E do destinatário?

2. Acima dos e-mails do remetente  e do destinatário, há dois itens: assunto e data.

a. A palavra – probleminhas – escrita no campo destinado ao assunto, resume o conteúdo da mensagem enviada? Justifique sua resposta.

b. Depois da data, aparece 17:20. O que isso significa?

3.  No e-mail, além do vocativo e da assinatura do remetente, há o assunto e a despedida. A assinatura é facultativa.

a. No e- mail representado abaixo, houve a omissão do vocativo.

Disponível em:

http://info.abril.com.br/dicas/internet/email/agende-o-envio-de-emails-no-thunderbird-com-a-extensao-sendlater.shtml 

a. No e-mail de Pedro, o assunto começa em “Ei, Mano”. Onde ele termina?

b. Qual é o assunto desse e-mail?

c. Que expressão Pedro usa para a despedida?

4. Quando  o e-mail é dirigido a uma pessoa íntima, às vezes algumas palavras podem ser abreviadas, como vc (você), pq (porque).

Você conhece ou usa outras abreviaturas? Quais?

Aula 04 ( 50 minutos) 

Atividade

Produção de texto

Disponível em:

http://www.blogdosperrusi.com/mande-um-e-mail/ 

I- O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática  e apresentar a eles a seguinte proposta de produção de texto:

a.  Troque endereços de e-mail com um colega. Se você não tiver um, abra uma conta de e-mail gratuita na internet, com a ajuda de seu professor ou de um colega.

Disponível em:

http://www.criaremailgratis.com/como-criar-um-email-gratuito-no-msn-hotmail/ 

b. Suponha que você e seu (sua) amigo(a) foram ao cinema, no dia anterior.  Agora envie a ele/ela um e-mail, comentando o que você achou do filme.

c.  Antes de enviar o seu e-mail pela internet, observe se a mensagem está de acordo com o que você pretende comunicar. O vocativo, uma despedida amigável e a assinatura são opcionais.

d.Verifique se a linguagem está adequada ao interlocutor e ao grau de intimidade entre vocês.

e. Copie  a mensagem de seu e-mail em uma folha separada para ser entregue ao professor para que você possa ser avaliado.  

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema estudado - gênero discursivo e-mail - o  professor poderá solicitar a eles uma que realizem uma pesquisa   sobre algumas regras para uma boa comunicação por e-mail.

Disponível no site:

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html 

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das  tirinhas e de um e-mail fictício e, individualmente, por meio da produção de uma mensagem a ser enviada por e-mail.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Robson Souza Lima, COLEGIO MUNICIPAL ELVIRA DA COSTA PINTO DIAS PIRES , Bahia - disse:
    robson.robsonlima.souzalima1@gmail.com

    08/02/2012

    Três estrelas

    Achei esta aula interessante, pois se encarrega de esclarecer dúvidas muito comuns aos à clientela da referida fase acerca da utilização de ferramentas de comunicação na internet.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.