Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Física ajudando em grandes resgates de aviões.

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Densidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Desenvolvimento de dois experimentos. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como seguem na Tabela 1 e 2 abaixo) necessários para a realização dos experimentos nestas aulas.

Motivação:

Estando os alunos em sala de aula e organizados em grupos de quatro ou cinco integrantes, sugerimos que o professor inicie a aula questionando os alunos se eles sabem quais evidências, ou fatos, que podem ajudar a encontrar um avião que caiu no mar.

Ajude-os a compreender que existem várias evidências que levam a confirmação de uma queda de avião no mar, como, por exemplo, poltronas, malas etc. que flutuam na água, manchas de óleo ou querosene sobre a água etc.

Entregue o texto abaixo para os grupos e peça para que eles leiam e discutam entre si. Destacamos que o texto sugerido abaixo faz referência à queda do avião Airbus A330, que aconteceu no dia 31 de maio de 2009, informando sobre objetos e marcas de óleos encontrados em alto mar durante as buscas do avião desaparecido. 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u575465.shtml

Observamos que é importante que o professor limite o tempo para a realização da leitura e discussão do artigo, de forma que os alunos não dispersem. Assim, sugerimos dez (10) minutos para a realização da leitura e discussão entre o grupo.

Em seguida, o professor deverá promover uma discussão envolvendo todos os grupos, de forma a esclarecer dúvidas, a socializar informações, impressões que os alunos tiveram ao fazer a leitura etc. Além disso, como nestas aulas será enfocaremos a marca de óleo e querosene sobre a água e no princípio Físico envolvido nisto, é importante que o professor pergunte aos alunos por que alguns líquidos (óleo, querosene, petróleo) formam uma poça sobre a água quando ocorre um vazamento no mar (Fig. 1)

Figura 1 – Mancha de óleo sobre o mar.

Imagem disponível em: http://img.limao.com.br/fotos/3E/F4/29/3EF429CCBFB14E40AFACF217A593A8C3.jpg. Acesso em: 02 jun. 2009

Após discutir sobre o porquê desta mancha sobre o mar, explique aos alunos que poderemos melhor responder esta pergunta e compreendermos este fenômeno no decorrer das aulas.

Atividade 1

Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.

1º.Recurso:

Parafina na água e no álcool

Link do Recurso no site do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17981/parafina_na_agua_e_no_alcool.pdf

Este experimento (Fig. 2) consiste em mostrar que um sólido (parafina) com densidade intermediária entre dois líquidos flutuará no líquido mais denso (água) e ficará submerso no menos denso (álcool).

undefined

Figura 2 – Representação da experiência.

Imagem disponível em: http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/NetMag/Imag_Exp/ag4.jpg. Acesso em 03 jun. 2009

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.

Tabela 1 – Lista de Materiais da 1ª. Experiência

Materiais

Comentários

Dois recipientes transparentes iguais

Dois Copos

Parafina

Uma vela.

Água

Álcool.

Líquido.


Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Coloquem água e álcool em quantidades iguais em recipientes separados.
  • Coloquem um pedaço de parafina em cada recipiente.
  • Observem o que aconteceu (Fig. 2).

Será observado que a parafina flutua na água e fica submersa no álcool. Pergunte aos alunos o que a parafina tem de diferente da água que a faz flutuar sobre esta. Após discutir a questão com os alunos, ajude-os a concluir que a densidade da parafina é maior que a densidade do álcool e menor que a da água.

Atividade 2

Na atividade anterior foi demonstrado que cada líquido tem sua densidade, e que dependendo do material que é colocado dentro destes líquidos, este (material) poderá flutuar ou afundar.

Para complementar a aula e o aprendizado do conceito Físico (Densidade) envolvido, será demonstrado que num mesmo líquido, diferentes materiais também podem flutuar ou afundar.

Neste momento, o professor deverá apresentar o segundo recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.

2º.Recurso:

Sólidos na água

Link do Recurso no site do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17984/solidos_na_agua.pdf

Este experimento (Fig. 3) consiste em mostrar que sólidos de mesmo volume podem ter densidades difer entes, fazendo com que eles tenham comportamentos diferentes quando colocados num mesmo líquido.

undefined

Figura 3 – Representação da experiência.

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 2 abaixo.

Tabela 2 – Lista de Materiais da 2º Experiência.

Materiais

Comentários

Um recipiente transparente.

Um Copo

Um cubo de ferro

Uma porca.

Um cubo de madeira.

Água.


Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Coloquem água no recipiente.
  • Coloquem o cubo de ferro e observem o que aconteceu (Fig. 4).

undefined

Figura 4 – Cubo de ferro no copo com água.

  • Agora coloquem o cubo de madeira e vejam o que aconteceu (Fig. 3).

Será observado que o cubo de madeira flutua e do ferro afunda. Portanto, corpos de materiais diferentes que ocupam o mesmo volume apresentarão densidades diferentes, logo a quantidade de massa do cubo de ferro é maior que a do cubo de madeira.

Neste momento retome a pergunta inicial e a notícia entregue no início da aula. Ajude-os a compreender que o óleo ou petróleo fica sobre a água por causa de a sua densidade ser menor. Até mesmo os objetos como poltronas, barris e outros objetos com densidade menor flutuam, ajudando, assim, nas buscas por aviões que caem em alto mar. Por outro lado a estrutura do avião (que é de ferro) afunda por ser mais denso que a água do mar.

SUGESTÃO

O professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos: “A densidade média da Terra é de aproximadamente 5,5 g/cm3, e o valor da densidade das rochas na superfície terrestre é bem menor (2,76). Sobre a composição da Terra, o que você pode deduzir desta informação?”.

 undefined

Figura 5 – Terra.

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Hhku3exEc0o/SQksP__PpAI/AAAAAAAAAz0/uvRLryES_nw/s320/PlanetaTerra.jpg. Acesso em: 15 jun. 2009

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, o interior da Terra deve ser constituído de materiais muito mais densos para que ela possa ter a densidade média que tem. Embora seja apenas uma informação inicial – ela não permite saber que materiais estão no interior da Terra e como eles se distribuem - é uma indicação importante porque elimina grande quantidade de outras hipóteses que poderiam ser apresentadas sobre a composição do interior da Terra (1).

Referências Bibliográficas

(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 190, 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Parafina na água e no álcool Experimento prático
Sólidos na água Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento dos experimentos, nas discussões e peça para que eles pesquisem a densidade de objetos presente no seu cotidiano. Peça para que eles entreguem essa lista na próxima aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.